Consciência
“A salvação está no estado de uma consciência humilde; mas o soberbo vive com a consciência caindo no inferno."
Para o homem é mais conveniente matar a consciência a obedecê-la, eliminar o que não lhe agrada a dar-lhe a atenção devida.
Ser livre é algo desconcertante. A consciência disso é assustadora. Quem levará a culpa pelos meus erros? Eu não posso incriminar ninguém, se a escolha foi minha...Eu não vejo isso como algo a ser celebrado, como Sartre propõe em seus ensaios, mas uma realidade incômoda e inescapável...
Pobre ser és tu, homem! Tens a consciência dos anjos e vives preso num corpo animal, tua natureza te prende à terra, ainda que tua alma deseje os céus...
Existem coisas que valem muito a pena persistir, mas deve-se ter total consciência do que vale ou não o seu esforço.
"O maior reconhecimento que você pode esperar é da sua própria consciência ,ela sim é incomparavelmente mais justa contigo, já o reconhecimento vindo de outras pessoas, sempre virão com uma interpretação própria de como elas pensam a seu respeito, e de suas atitudes cotidianas "
A confiança é o seu crescimento interior, a sua consciência mais elevada, isso é um privilégio somente para as pessoas que vivem, na verdade, os mentirosos e falsos, desconhecem a autoconfiança.
“Aprender continuamente é um exercício de esvaziamento do ego e expansão da consciência, onde a humildade em reconhecer limitações se alia ao desejo de um saber mais íntegro e desapegado.”
“Quando o homem se torna o próprio perigo e o medo já não mais o habita, a consciência cede lugar ao instinto e a humanidade se dissipa.”
“Hoje não é um dia de celebração, mas de consciência. Percebo o tempo em sua nudez, os ganhos silenciados, as perdas em evidência. Não por revolta, mas por lucidez. Há dias que apenas são. E por serem, nos confrontam.”
“O aprendizado, ainda que árduo, expande nossa consciência e constrói o repertório que nos sustenta diante da complexidade da vida.”
“A virtude está em ser útil sem esperar aplausos. O valor da ação mora na consciência do dever, não no eco da aprovação.”
Pinóquio: O que é uma consciência?
Grilo Falante: A consciência é aquela voz que nos diz o que está certo e errado e que ninguém dá ouvidos.
Será que alguns sentimentos não são plantados na consciência, ao invéz de surgirem expontaneamente? Como seria se os sentimentos não existissem em palavras? Seríamos piores ou melhores? Existe influência em toda parte, quando deparamos com uma situação onde demonstrar (ou não) tal sentimento é a melhor escolha do momento, involuntariamente estamos racionalizando isso. Ao mesmo tempo que isso fortalece o nosso lado racional, degrada o lado emocional. Não é atoa que crianças se dêem tão bem, pois elas usam o lado emocional sem racionalizar, (até porquê, até certa idade são incapazes disso) para se aproximarem. Enquanto adolescentes e adultos, usam o lado racional. Crianças se aproximam apenas através do sentimento, brincando, e de qualquer outra forma, enquanto adultos inicialmente se aproximam pela razão, conversando. A racionalização de sentimentos pode ser bastante útil se usarmos para o bem, ou seja, para os sentimentos bons. Ao mesmo tempo que se usarmos para os sentimentos ruins, pode ser bastante insuportável e inútil.
Jamais permita para si um cônjuge que apenas "confia" em você se tiver consciência total de tudo o que você faz.
O homem luta para saber se sua consciência pesa por causa de uma convenção da sociedade ou por uma convenção universal.
Na luta entre o bem e o mal sempre haverá perdedores. Se sobressai e tem mais consciência da realidade quem se posiciona além.
