Conhecer Novas Pessoas
As pessoas são cruéis, elas têm medo de tudo que é diferente, porque a gente revela como elas são absurdamente iguais e entediantes, meu corpo marcado pelas sequelas e meu discurso melancólico mostram a quem me observa que a vida é dura, e isso assusta quem prefere ignorar qualquer desconforto.
Ao me ver diferenciado, projetam insegurança, ofendem-me até que eu me cale, e só depois percebem o quanto a uniformidade que tanto prezam aprisiona todos numa ilusão de normalidade.
Algumas pessoas se vão e, quando voltam, não cabem mais; não é rancor, é tempo. Tempo que moldou novos contornos em suas almas, que escavou distâncias silenciosas entre nós, e fez do reencontro um espelho onde já não nos reconhecemos. Porque certas ausências não se medem em dias, mas em metamorfoses.
Aprendi da forma mais dura: deixar o coração de lado e usar o cérebro como escudo. As pessoas são guerras silenciosas, pensam em si antes de estender a mão. Minha compaixão virou alvo, minha fragilidade, exploração. Hoje, sou um general cauteloso, planejando cada passo
em terreno hostil, pois a confiança cega só trouxe dor.
As pessoas se importam com a idade: homens e mulheres. Homens e mulheres envelhecem da mesma maneira. As pessoas deveriam se preocupar com compatibilidade e com conquistas as dois quando o campo da compatibilidade não se adequar aos anseios individuais.
Pesquisem no dicionário as palavras ironia e agressão em vez de confundir as cabeças das pessoas mais simples. Existe um abismo claro que as diferencia. Quem confronta o outro no campo da retórica tem que estar emocionalmente pronto para receber a resposta.
Uma cultura que não educa afetivamente as pessoas e existe gente que não sabe ouvir o outro com tolerância não é cultura de liberdade.
Não faz o menor sentido que povos desapareçam para outros continuarem existindo. As pessoas precisam entrar em acordo pela paz.
A melhor forma de frear a violência doméstica é ensinar as pessoas a dialogarem usando a seguinte fórmula:
1- Um fala e o outro escuta até o final.
2- O primeiro terminou de falar escuta o outro.
3- Não berrar em hipótese alguma. Quando houver grito não conversem.
4- Quando um dos lados ou os dois estiverem exaltados não conversem. Cada um vai para um lado.
5- Quando o assunto for complexo troquem cartas. Não berrem e não se agridam de maneira nenhuma.
6- Aprendam a se divertir com pouco dinheiro e cultivem o romantismo.
A gente percebe que os países morreram dentro das pessoas quando se vê uma platéia aplaudindo a invasão de outro país ou defende uma invasão futura a um país. Gente assim não é gente. Gente assim é nada ou passou
a ser um nada na vida. Simplesmente morreram em vida.
Explodir é sinal de desequilíbrio.
As pessoas precisam aprender a domesticar as próprias explosões e os seus demônios. O mundo está entrando em guerra porque ninguém mais cultiva o autocontrole.
Quem usa da imagem de uma outra pessoas para chamar a atenção de outra se torna prisioneiro mental de um jogo perigoso. Quem namora por namorar ou casa por casar promove a própria prisão na vida.
Não critique frontalmente pessoas que estão a frente de instituições. Critique decisões.
Não afronte as instituições. Critique as decisões.
O país demorou muito para organizar e erguer instituições que são pilares da nossa República.
Se for criticar sempre seja honesto na sua crítica ou busque fazer uma crítica construtiva.
Criticar faz parte do processo democrático. Ofender só ajuda na danificação do pensamento coletivo e a corroer o funcionamento das instituições.
Afrontar instituições e agredir em caráter pessoal as pessoas que estão tocando em frente as instituições só colabora para rachaduras profundas na Nação e pode vir a te causar problemas jurídicos sérios.
Se tua crítica é honesta e construtiva ou é as duas ao mesmo tempo, você pode ficar tranquilo.
E outra coisa, se você estiver nervoso ou cansado não critique, e se você tiver em qualquer ambiente que a discussão está calorosa ou mesmo até sendo provocado se desvie do conflito.
As pessoas reclamam,
a irmã reclama,
Os amigos reclamam,
todo mundo reclama,
E eu que não tenho nada
a ver com a História também,
Devemos ser solidários
para o nosso próprio bem.
Enquanto reclamo fico
contando e recontando tepuis,
e assim tem sido desde
dois mil e dezoito pouco
depois da prisão injusta
que o General preso continua
passando por pelo aumento
de restrições ainda mais
fortes junto com outros
presos de consciência
em Fuerte Tiuna.
Ah, eu sou a voz da minha
Mãe que pela vida
do velho tupamaro e pelo
Esequibo também reclama,
Não se esqueçam disso,
dele que está passando
por greve de fome há mais
de vinte dias e com a vida
em perigo porque
a Justiça não dá ouvidos
O quê é de política é de política,
E o quê é de direito
de recuperação territorial
É de direito
de recuperação territorial;
Em vez de quedas de braço
inúteis já deveriam ter
feito a reconciliação nacional.
E no Yuruani-tepui
do Esequibo Venezuelano
os meus versos latino-americanos
com intimidade ali transitam
(contando tudo isso e mais um pouco)
e nos outros onze tepuis habitam.
As pessoas precisam se divertir. Política e Religião não podem ser encaradas como opções de diversão mesmo que proporcionem momentos de diversão.
Vivemos esperando que tudo ao nosso redor mude. As pessoas, as circunstâncias, os sentimentos. Na teoria, seguir em frente é tão fácil e maravilhoso. Mas na prática, há um grande problema: a saudade. Quando percebemos que as coisas realmente mudaram, nos tornamos pessoas tristes. Achamos que está tudo bem, até vir aquele sentimento de nostalgia que nos invade em uma tarde de domingo solitária. Lembranças de pessoas que foram e sabemos que nunca mais vão voltar, pessoas que esperamos ter de novo, e assim segue a vida. Desejamos o futuro olhando para o passado.
E assim percebo o quando é difícil viver sem vocês, pessoas que marcaram minha vida. Momentos que não voltam mais e que eu sinto tanta saudade. É, seguir em frente é difícil. É complicado porque temos uma grande carga de sentimentos e lembranças de um passado talvez nem tão distante, que sufoca o presente e que vai permanecer no futuro. Eu sinto tanta falta.
Eu sinto saudade de tantos momentos e pessoas, mas falta mesmo, eu só sinto a sua. É só você que altera minha rotina sem me deixar nervosa, que me sufoca de amor e eu não consigo enjoar jamais. Quero você comigo sempre, em qualquer momento e situação, com a confiança, sintonia e parceria que nós temos, e que tudo de bom que houve entre a gente nesses quatro anos, continue fluindo intensamente. Um dia sem você é até aceitável, mas é uma semana é insuportável. Mas eu sei meu amor, que quando nos vermos novamente, o amor vai se tornar ainda mais intenso e valorizado. E que assim seja sempre, em qualquer despedida e reencontro que eu tenha com você daqui para frente.
Passamos a vida querendo que tudo mude. As pessoas, os lugares, objetivos, decisões, pensamentos, atitudes, conquistas. Mas a vida cobra, e chega o dia que em que VOCÊ realmente muda. Vai demorar, você vai voltar atras muitas vezes, de vez em quando vai parecer que alguma coisa está diferente, mas na verdade está tudo igual. Só que então, finalmente chegou o dia que você acordou para vida e mudou para valer. Daí em diante, nada mais precisa mudar. Tudo flui naturalmente, porque a principal mudança aconteceu: o seu interior. Só assim as coisas mudam de verdade, quando nos entregamos para a vida e decidimos deixar o que é realmente passado, no passado. Não podemos nos tornar eternos adolescentes com esperança no amanhã, porque as coisas tem que ser feitas pra hoje. Somos jovens, mas nosso tempo não é eterno. Deixa para tras o que não importa, tenha foco no futuro, mas não esqueça: tudo começa hoje, é agora.
tentei te achar em outras pessoas, outras bebidas, outros sentimentos, mas quando se trata de amar, eu não consigo sair do lugar. sempre permaneço aqui porque qualquer caminho que eu siga, me leva a você. a vida sempre trás você de volta para mim. eu não consigo te esquecer porque você é o amor da minha vida, eu sei disso, porque desde que nossos destinos se uniram, não houve um dia em que eu fui dormir sem lembrar de você.
Eu andei por todas as ruas em que eu poderia te encontrar, procurei em outras pessoas encontrar alguém parecido com você, fiz muito para você se lembrar de mim todos os dias. Mas hoje eu percebo que não adianta mais, é difícil admitir, mas nossa história teve um fim. Mas sabe o que é, em um mundo com bilhões de pessoas, você foi a que mais me fez feliz. Sua presença era agradável e tudo se tornava mais fácil quando você estava aqui. Sempre lembro de um tempo bom quando penso em você, um passado um pouco mais tranquilo, diferente dos problemas que estou vivendo agora, sem você. Só me resta seguir em frente, partir. Mas quer saber? Apesar de todos os momentos bons que vivi ao seu lado, eu escolhi não ficar, não por você. Pois fiquei aqui por tanto tempo e você já não me notava mais, então porque deixar de viver tudo o que tenho para viver por alguém que não me tem mais em sua vida? Os dias passam e o que sinto por você também vai passar.
