Como Lidar com o Remorso
Arrepender-se por fazer é carregar o peso de uma escolha. Arrepender-se por não fazer é carregar o peso de uma vida inteira. No fim, o coração sempre sabe o caminho, basta ter coragem para segui-lo.
Arrependimento
Não se escolhe arrepender-se;
arrependimento é um sentimento.
Manifesta-se na alma,
na inquietação do espírito,
na angústia que sufoca o peito
e esmaga nossos corações.
O arrependimento ecoa no choro,
represado na garganta,
na dor, no desespero pelo perdão,
no desgosto nos olhos de quem nos ama,
no remorso incontrolável
pelo passado que não se desfaz.
Arrependimento não se escolhe;
é algo sentido.
Há pessoas que jamais confessarão seus erros, tão pouco se arrependerão, e é por estas razões que jamais serão perdoadas.
"Arrependei-vos"
O chamado ao arrependimento, para alguns soa como uma sentença condenatória; na verdade, o chamado ao arrependimento é uma prova de amor, pois, só convidamos a se arrepender aqueles que pretendemos perdoar!
Perdão mútuo do fundo do coração precisa vir acompanhada de palavras verdadeiras, baseadas no arrependimento e na compaixão, aguardando a reação da confissão feita de modo sincero e transparente tanto do ofensor quanto do ofendido.
Sem arrependimentos o coração se tranca no fundo de uma caverna, impedindo que a luz exponha as grandezas da vida: sabedoria, humilde, amor, paz e perdão.
O perdão é um desafio santo de um coração transformado por Deus: ele expulsa o assassino que continua matando o próximo pelo ódio, quer por pensamentos, atos ou palavras; mas, pelo arrependimento a alma volta à essência do amor.
Novo amanhecer
O arrependimento não nos permite voltar a um momento desejado para realizar-mos uma mudança almejada, contudo, o ato de arrepender-se nos liberta do loop punitivo da consciência diante daquilo que é absurdo até mesmo para nós. Acredito que essa é a força de um novo amanhecer; o prazer de vivermos um novo dia em nosso mundo interior e, assim, sermos transformados pela renovação da nossa própria consciência. Um novo dia não é garantia de mudança, tampouco o arrependimento, porém ambos são ferramentas para tal, diferentemente do remorso, que nada pode fazer, exceto reviver a dor em um ciclo de culpa.
O termo condicional para o pecador aceitar o arrependimento é hoje, para que depois ele não caia no remorso e amanhã, entre na perdição eterna.
O culto não é para fazer o pecador chorar de remorso; mas sim, pensar no seu estilo de vida pecadora e trazer a sua alma ao arrependimento para ele viver pela fé, em paz alegria e obediência a Deus.
"O perdão que sou levado pelo Espírito Santo a pedir éapenas para confirmar a declaração inicial. Ou seja,
a consequência natural de alguém que já estájustificado é ser convencido do pecado pelo Espíritoe, consequentemente, se arrepender dele." Justificação para Principiantes, pág. 15.
"O perdão que recebemos emiti no céu uma declaração deque somos justificados naquele pecado específico. Essadeclaração emitida naquele momento confirma a declaraçãofeita no início da jornada, quando aceitamos Jesus como
Salvador. Ser justificado significa ser perdoado, e isso requerarrependimento, confissão e pedido de perdão constantes." Justificação para Principiantes, pág. 21.
Alguns chorarão muito diante do seu caixão, mas não será exatamente a dor da perda o que eles sentirão, e sim remorsos. Na verdade, muitos choram bem mais pelos remorsos do que pelos mortos.
Muitas vezes, o sofrimento que enfrentamos é uma oportunidade para nos arrependermos sobre as dores que já causamos a outros.
Quando deixamos o orgulho falar alto demais, não pensamos o que isso pode nos causar quando perdemos alguém que amamos. O orgulho também um caminho para o remorso.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp