Como Lidar com o Remorso
O autoperdão se manifesta por três elementos: o processo de arrependimento, arcar com as consequências do erro e a reparação. Somente assim nos libertarmos da culpa e adquirimos a paz de consciência.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
De uns tempos pra cá, venho perdendo meu sono, puxando memórias nos mais profundos e obscuros becos que compõem meus pensamentos, acontece que a minha ida foi o suficiente para me fazer perceber o que eu tinha quando estava com você, ao seu lado. A maneira de como eu fui embora ainda chicoteia o que sobrou do meu consciente, até hoje. Foi quando os seus cabelos claros dançaram ao ritmo dos ventos que eu percebi que você era especial, quando nos perdíamos em conversas que só nós dois conseguíamos entender. E eu não queria ter ido, mesmo tendo eu te expulsado e sendo o causador da nossa tempestade. Eu sinto falta da maneira de como você chamava meu nome, dos apelidos que você colocou em mim, da maneira de como você ficava corado quando eu dizia que te amava, era tudo tão raro, tão único, tão singular. Eu só queria ter percebido isso quando ainda éramos dois. É egoísmo meu querer te dizer que me arrependo, eu sei. Eu só espero que você ache alguém que te ame genuinamente, assim como eu nunca fui capaz de fazer.
Em certas situações, eu me pergunto se as pessoas realmente percebem quando perdem algo? Quando deixam escapar algo valioso por entre seus dedos...
E quando percebem, elas lamentam ao notar que já é tarde demais?
Talvez sim, talvez não (elas podem ser imaturas, desligadas ou avoadas, quem sabe?)
Se elas não lamentam, ou se arrependem, foi porque não significou nada para elas?
Talvez alguma delas realmente não liguem para isso.
Esse é um mundo injusto.
E a justiça do Karma?
"Tudo o que vai, volta" e "Você colhe o que planta?"
Podemos confia nisso?
De fato tudo o que podemos fazer é acreditar.
Nem o Pai do Filho Pródigo correu atrás do próprio filho arrogante!
Certamente, ele logo perdoou o filho, mas...
O abraço, o anel e uma nova chance vieram com a humildade do arrependimento!
Só sei que esta tudo dando errado.
Eu estava andando certo e me perdi.
Não existe atalhos na vida, apenas Linhas retas. Por mais longo q seja o caminho, devemos seguir em frente.
Um arrependimento sincero, gera não somente um pedido de desculpas sincero, como um maior esforço para que mudanças positivas aconteçam. Ferir os sentimentos de alguém não é algo que se deve deixar pra lá, não é algo a se ignorar ou fingir que nada aconteceu.
É preciso reconhecer as falhas e conversar sobre elas. Para que possa haver cura.
Há muitoscorações doentes, porque seus machucados não foram tratados logo no início, é aonde tudo se agrava e ás vezes não tem mais jeito.
O remédio é o arrependimento, o perdão e a mudança de atitude.
Preste atenção na pessoa que está ao seu lado, em todos os seus relacionamentos, com seus familiares, com seu cônjuge, filhos, amigos e etc....
O coração é o que temos de mais precioso é deve ser cuidado e jamais ignorado.
-Ana Chahin
Converse com as pessoas como se fosse perdê-las amanhã
Ninguém, ao menos que diante de um diagnóstico fatal, está preparado para perder quem ama.
SABEMOS QUE O RELÓGIO DA VIDA NÃO PÁRA E QUE UMA HORA SERÁ A NOSSA HORA, CONSEQUENTEMENTE TAMBÉM DE QUEM AMAMOS.
Transferimos a responsabilidade de muitas faltas para a tal “correria do dia a dia”, realmente o tempo voa, chegamos na sexta-feira e exclamamos: — Nossa, sexta de novo! Parece que foi ontem! Contudo, é uma falácia a dita “falta de tempo”, sabemos que, na verdade, este é igual para todos, o que existe são questões de prioridades.
É bem fácil notar que as nossas relações estão cada vez mais carentes de afeto, pois do pouco tempo de que dispomos com os nossos familiares, estamos com os celulares na mão, interagindo com o mundo, à exceção de quem está ao nosso lado.
Muito ouvimos de que a vida é curta, já o escritor Francês Jules Renard acredita que ela não é comprida nem curta e sim, ela tem uma duração própria. Se for parar para pensar, creio que sua reflexão seja a mais adequada, todos nós conhecemos histórias de pessoas que perderam filhos ainda na infância, e já outros que tiveram avós que viveram mais de cem anos.
TODOS TEMOS A CONSCIÊNCIA DE QUE UM DIA SERÁ O DO “ADEUS”, OUVIMOS DESDE PEQUENOS QUE A ÚNICA COISA CERTA NA VIDA, É O FIM DELA.
Mas sinceramente, não nos preparamos para o fim da nossa e, menos ainda, de pessoas queridas.
Se tivermos o cuidado de conversar e dar aquele abraço bem apertado sempre que vemos quem amamos, talvez as lágrimas frente a uma lápide, sejam apenas de saudade, mas nunca de remorso.
O tempo: Revela rugas e verdades, quebra vínculos e fortalece alianças. Traz arrependimento e amadurecimento. Causa dores no corpo mas cura feridas da alma. Nos aproxima do grande dia. Seja de irmos, ou de Ele vir.
Não valorizar alguém é um perigo, você pode perder para sempre aquilo que era importante e essencial porém nunca se deu conta.
Senti o arrependimento no fundo dos teus olhos, a inocência de uma criança assustada, o carinho inesperado e verdadeiro. Te levei aos braços com amor, escutei todas as palavras que agora vinham a tona, tudo parecia se encaixar perfeitamente, mesmo que antes, já sentisse todas essas coisas.
Aceito o teu perdão, me lanço nos teus oceanos, mas se por acaso eu afogue ou me perca no fundo desse mar, saiba que irei me erguer sozinho. As coisas mudam! Agora posso ser peixe.
“Já percebeu como o indivíduo vem perdendo sua identidade?
Um querendo ser igual ao outro ao invés de criar sua personalidade, e outro optando por ser só mais um com medo de arriscar.
Não espere chegar no fim para se arrepender de não ter sido você.”
Todos nós envelheceremos e perderemos vitalidade. Ficaremos limitados e restritos, em maior ou menor grau. Para alguns, esse processo será rápido. Para outros, gradual e lento. Aproveitemos nosso tempo enquanto o vigor se nos faz disponível, para realizarmos o máximo de bem e de construtivo possível, empregando todos os nossos recursos no trabalho de erguer no mundo coisas edificantes. Momento no futuro chegará em que olharemos para trás e sentiremos satisfação pela bom combate ou arrependimento pelo tempo perdido.
O ciclo correto do arrependimento é este: você aceita e entende que errou, pensa o que de melhor deveria ter feito na situação, se arrepende de fato e de verdade, pede perdão, se perdoa e não faz novamente. Isso além de ser um genuíno arrependimento é também um sinal claro de começo de evolução.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp