Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov

Cerca de 450508 frases e pensamentos: Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov

⁠A água e o azeite podem conviver por anos no mesmo pote. Mas jamais se misturam em sua essência.

⁠Nem sempre você receberá a melhor parte de um todo, mas isso não significa que deixou de receber algo.

Diante do tal riso de deboche, afaste-se. Não existe algo mais ignóbil, ridículo e asqueroso do que esse comportamento. Mostra claramente o nível de putrefação intelectual e com risco de contaminação por tal verme cuja raça intitula como "Homo Sapiens".

Empatia é a suposição do que o outro está setindo, modulado pelas suas próprias experiências.

Manifesto do Insubmisso

​Eu escrevo a história dos ninguéns, dos que sofrem o horror da perversidade do sistema.
Eu pinto a tela social dos mais atormentados pela exclusão de um sistema estúpido que é vendido como progresso, mas que atua como máquina de fazer embutidos.

​Eu sou a pena que sangra nos cadernos rasgados dos que não têm nome nos registros da glória. Eu fotografo com palavras as cicatrizes deixadas pela engrenagem que tritura a dignidade e cospe o resto. Este progresso não é a luz, mas sim a sombra densa onde a esperança é esmagada sob o peso de um capital que se alimenta da miséria e da obediência cega.

​Eles nos querem quietos, padronizados, meros ingredientes no produto final do lucro. Mas eu não me calo. Minhas linhas são o grito sufocado que ecoa dos cortiços, das esquinas frias, dos campos varridos pela ganância. Eu sou o memorialista da resistência silenciosa, e minha arte é o espelho que estilhaça a ilusão: o sistema não falhou; ele está funcionando exatamente como foi projetado. E meu trabalho é garantir que o horror não seja esquecido nem perdoado.

​Sou a vela vermelha dos Exus das encruzilhadas, sou o terreiro inteiro se mudando de lugar.
Sou a tenda resistindo à estupidez da hipocrisia religiosa.

Sou o Cristo do crucifixo morto – porque a vida pulsa onde a opressão o mata.

Sou a rua, a esquina, a Banda de esquerda, o armário vermelho amarelo.

Sou o furacão que arrasta o ego e o joga no paredão do terreiro das entidades mais intensas.

​Eu sou a contradição que liberta. A liturgia profana que desfaz os dogmas e veste o corpo nu da verdade. Não aceito o céu prometido em troca do silêncio na terra.

Sou a Pomba Gira que dança sobre os contratos sociais não cumpridos. Sou o Zé Pilintra que bebe a indiferença e cospe a revolta, dando dignidade aos que o sistema chama de marginais.

​Eu sou o ruído necessário que quebra a missa silenciosa da conformidade. Eu sou o verbo encarnado na pele dos marginalizados, o ponto cantado que ninguém pode abafar.

Minha escrita é a macumba social, feita para desmanchar as armadilhas do "progresso" e invocar a justiça sob a luz da Lua e o cheiro de pólvora da insubmissão.

Pedro Alexandre

Evitar problemas cria um novo problema.

Troque a embalagem pela casca. Menos rótulos para ler, mais natureza para comer.

Senhor, ensina-me a viver este dia com sentido.
Dá-me sabedoria para escolher o que importa
e silêncio interior para escutar Tuas direções.


Concede-me gratidão para perceber as bênçãos que já me cercam,
paciência para atravessar o que não posso mudar
e serenidade para aceitar os processos do tempo.


Sustenta minha fé quando o caminho pesar,
quando o cansaço quiser falar mais alto
e quando a esperança parecer distante.


E guarda o meu coração simples,
disposto a fazer o bem,
a amar sem medidas
e a seguir confiando, mesmo sem ver tudo.


Edna de Andrade

Pouco importa em que Deus um homem crê. É a fé, não o Deus, que faz os milagres.

Se eu te der uma rosa você cuida, ou a deixa morrer?

Apenas as paixões têm o poder de desviar os propósitos, seja pela experiência vivida ou pelo simples desejo.

⁠É muito mais difícil julgar a si mesmo do que a outra pessoa. Se conseguir julgar a si mesmo corretamente, você é um verdadeiro sábio.

Antoine de Saint-Exupéry
O pequeno príncipe (1943).

Vc sabe o que é o abismo?, fundo, escuro, códex, algo tão profundo, e ao mesmo tempo tão escuro, mergulhar na imensidão do acaso, escolher uma rota a seguir, procurar por algo que vc não encontrará, indo, e indo, cada vez mais fundo neste abismo, sonhos são ilusões, desista deles, porque vc não deve seguir um sonho, e sim seguir provando sua vida a consegui-lo, eu aprendi a muito tempo, e abandonei, ideologias, sonhos, esperança, isso por que: Nada Fazia Sentido.

Socialismo e comunismo só deram certo no Inferno, lá todo mundo é igual no sofrimento.

Eu sou um verdadeiro acúmulo
Tem tanto aqui,
Não diria um achado
Eu mesmo me perco e me acho
Já me fiz aos poucos
E me peguei aos prantos
Encantos e encontros,
Me balancei em um tronco e cai.

Acumulei incertezas
Olhos fechados são sinceros
Alma é besteira,
Amor é beira,
Sentir não raso,
Cair faz estragos,
A cada corpo que sente uma alma que foge.

Morei em lugares vazios
Fui expulso de outros
Mas eu passei por lá,
Nunca parei
Mas aqui eu quis ficar,
Hoje eu moro em mim e ouço os vizinhos reclamarem.

⁠A gente é um livro que até o analfabeto lê e faz resenha.

⁠Os pássaros voam com asas.
E os homens viajam com livros.

UMA NEGRA


A negra não precisa
se pintar pra ser bonita.
A sua beleza é natural,
pelo Soberano foi esculpida.
A negra não precisa ser sensual
pra ser notada,
ela já é uma mulher,
uma linda fada.
Um ébano, uma beleza.


Ela veio de Luanda,
És uma negra.
Cabelo rastafari,
Black, Transado,
cortado ou alisado.
Ela usa do jeito que quiser.
Antes de ser cidadã,
ela é mulher.


Falo dela tanto no verbal
quanto na escrita,
pois ela é a minha favorita.

⁠EM VOCÊ


Vejo em teus olhos
O brilho da felicidade.
Sinto no aperto de tua mão
A força da coragem.
E o teu abraço,
A minha caridade.

⁠MINHA ÓTICA


No lixão ainda vejo flor.
Na favela ainda vejo ator.
Na escola pública ainda vejo escritor.
Na roça ainda vejo professor.
Na rua ainda vejo doutor.