Coleção pessoal de WesleySillva
O acidente precisa ser descrito de forma detalhada, considerando os relatos e evidências de forma a facilitar a identificação dos fatores patogênicos que levaram ao evento.
O acidente é algo previsível, e os sinais de degradação e falhas no gerenciamento de riscos são facilmente detectáveis. Esses sinais se acumulam com o passar do tempo e a questão principal, é por que desperdiçamos as oportunidades de evitá-los.
O segredo para tomar decisões mais assertivas é se perguntar se essa decisão está sendo tomada com base em pericia, paciência e prudência.
Não há forma melhor para se buscar a solução de um problema ou esclarecer uma situação do que a expor para outra pessoa. Isso lhe fará ordenar os fatos de maneira lógica e a responder perguntas que te levará a novas perspectivas.
Nunca tenha medo de fazer perguntas, pois não são as respostas que movem a humanidade, mas sim o constante e simples ato de questionar.
Algumas vezes na vida não decidir ou demorar para tomar uma decisão poderá custar mais que tomar a decisão errada.
Em um processo de investigação de acidentes é um erro formular teorias e conclusões antes de se conhecer os fatos. Corremos o risco de distorcer os fatos ao ponto de se adaptarem às teorias e conclusões preestabelecidas. O que precisamos é criar teorias que levam a identificação das causas através da análise dos fatos.
Na vida pessoal ou profissional, o que realizamos precisa ter um objetivo. Se estamos fazendo algo sem saber o objetivo, então estamos perdendo tempo e oportunidades.
O tempo não é um recurso que pode ser gerenciado, controlado ou alterado, pois ele sempre irá seguir o seu fluxo natural. O que precisamos é aprender a gerenciar nossas vidas de forma a fazer melhor uso do tempo.
Em um processo de gestão, o feijão com arroz bem feito, sempre entregará um resultado melhor que um prato sofisticado, mal preparado.
Lembre-se, o básico bem feito é o primeiro passo para bons resultados.
Quando somente um erro humano é capaz de gerar um acidente de trabalho, derrubando todo o seu Gerenciamento de Riscos, então sua estrutura de gestão é falha e se assemelha a um castelo de cartas.
O que torna um indivíduo realmente grande não é a sua capacidade de realizar grandes feitos, mas a sua consciência do quão pequeno é diante da existência de tudo a sua volta.
Um incidente ou quase acidente do trabalho é simplesmente um acidente que não deu certo. O dano somente não ocorreu por uma questão de tempo e uma posição no espaço.
Em uma investigação de acidentes é fundamental separar fatos de interpretação. Confundir estes dois fatores representa um sério obstáculo na busca de uma causa raiz.
Um Gerenciamento de Riscos de Ocupacionais que não está preparado para o erro humano, tende ao fracasso. Uma vez que os processos são operados por pessoas e pessoas comentem erros.
Até mesmo aquele que encontra-se extraviado, estará seguindo algum caminho. A única forma de saber se está percorrendo o caminho certo, é descobrindo onde se deseja chegar.
O primeiro passo para você atingir o seu verdadeiro potencial é conhecer a si mesmo e aprender a reconhecer os seus sabotadores emocionais.
Em um mundo repleto de mudanças, precisamos ter uma mentalidade de crescimento, não há mais espaço para uma mentalidade fixa.
Não importa quem você seja ou cargo que você ocupa, o tempo entregue a você é exatamente o mesmo daquele disponível para qualquer outra pessoa. Aprenda a usar o seu tempo com o que realmente importa.
