Coleção pessoal de VerbosdoVerbo
Quando Lutero e os seus companheiros de Wittenberg iniciaram o movimento da reforma, Calvino tinha 08 anos de idade. Não foi Lutero e os reformadores que aderiram a Calvino, mas Calvino e os calvinistas que aderiram à reforma. O calvinismo é apenas uma ramificação extremada e desajustada da reforma protestante.
Não há mérito em quem recebe (Efésios 2.8), pois todos nós somos mendigos diante de Deus e é justamente por isso que recebemos o favor imerecido. Quem achar que o mérito é de quem recebe, terá que discordar de que "não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor... (Eclesiastes 9.11)", mas que tudo isso é exatamente por graça e justamente pelo mérito da pobreza.
Quando um pai ou uma mãe morrem, os filhos perdem uma parte significativa do passado; quando um filho ou uma filha morrem, os pais perdem uma parte significativa do futuro.
Quem é Deus?
A vida com Deus é um paradoxo onde a síntese acontece na fé e no amor! Deus é um completo e total paradoxo; e se não fosse assim não seria Deus. Pois aquilo que é medível, analisável e explicável não é Deus; Deus é o absurdo.
Então o que é Deus? Primeiro que, nenhum ser humano pode responder essa pergunta, pois Deus está além de tudo aquilo que conhecemos e viermos a conhecer em algum momento da nossa existência. Deus não é domesticável, teologizável ou filosofável. A única coisa que um ser humano caído pode declarar sobre Deus, sobre esse mistério, é que Deus é a fonte do amor e da graça nesse mundo caído, amor manifestado e encarnado em Jesus Cristo.
O endereço de Deus nesse mundo caído é onde o amor se manifesta e se materializa; portanto não é uma doutrina, não é um dogma, não é uma confissão de fé e nem uma experiência religiosa denominacional ou particular.
Só existe uma revelação nesse absurdo que é Deus, o amor encarnado, materializado e expresso em atos de amor (João 13.34-35). O que passar disso é apenas especulações, devaneios de pseudos teólogos e filósofos.
Por isso, nesse mundo caído e perverso, as pessoas que conseguiram entender e praticar o amor creem não crendo; isso por causa dos absurdos e injustiças que continuam a acontecer contra outros humanos. São esses absurdos e injustiças humanas que nos fazem perguntar onde está Deus? A resposta é sempre no amor daqueles que ajudam, abraçam e tornam a vida de algumas pessoas melhores, é ai que Deus se manifesta, é ai que Deus está (Mateus 25-34-45).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Religião é tudo aquilo que priorizamos; por isso não existem ateus de fato, pois no fim todos acabam tendo uma religião.
Quando as escrituras afirmam que algo, um ato ou um sentimento está errado, então isso está errado. Qualquer tentativa teológica ou filosófica de tentar contrariar as escrituras é diabólica.
Os Paradoxos de Deus
O que é um paradoxo? Numa linguagem simples, um paradoxo é "o oposto do que o senso comum entende como verdade".
Quando lemos e estudamos as escrituras vamos nos deparar com alguns paradoxos; e a pergunta é: “Para que servem os paradoxos”?
1) Provocar perplexidade;
2) Ensinar que em algumas situações Deus age e pensa de modo diferente do que agimos e pensamos;
3) Motivar nosso pensamento reflexivo.
Vejamos alguns paradoxos de Deus que tem o objetivo de nós fazerem refletir:
- O chamado não tem idade – Gn 12.4, Ex 7.7;
- Tem situações que o maior serve o menor - Gn 25.23;
- O menor da menor família vira libertador – Jz 6.15;
- Os felizes são os que choram - Mt 5.4;
- Aquele que perde é que ganha - Mt 5.39-42;
- Os últimos serão os primeiros - Mt 20.16;
- O louco que é sábio - 1º Co 1.27;
- O pobre que é rico - 2º Co 8.9;
- O fraco que é forte - 2º Co 12.10.
Em Isaías 55.8-9 Deus diz assim: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
O paradoxo na bíblia tem o objetivo de nos ensinar que Deus pode mudar realidades aparentemente impossíveis que se apresentam em nossa caminhada de fé.
Se não entendermos isso, não vamos compreender alguns princípios e lições do Reino de Deus.
Ótima semana e pense nisso!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A equação de Deus é diferente da nossa:
- Tem situações que o maior serve o menor - Gn 25.23;
- Os felizes são os que choram - Mt 5.4;
- Aquele que perde é que ganha - Mt 5.39-42;
- Os últimos serão os primeiros - Mt 20.16;
- O louco que é sábio - 1º Co 1.27;
- O pobre que é rico - 2º Co 8.9;
- O fraco que é forte - 2º Co 12.10.
- Se você não entender isso, você não vai compreender os princípios do Reino de Deus.
Cristo não apenas tirou os pecados de ALGUNS homens, mas também os TEUS e os de TODO O MUNDO. A oferta foi feita pelos pecados de TODO O MUNDO, embora TODO o MUNDO NÃO CREIA.
A filosofia fornece á teologia seu instrumento racional. A filosofia, por sua vez, presta serviço á teologia assegurando-lhe o conjunto dos instrumentos racionais que lhe são necessários para se constituir ciência. Como nesta função ela permanece, entretanto, sempre subordinada á ciência do revelado, diz-se-que ela age a título de serva da teologia, ancilla theologiae. Henri-Dominique-Gardeil – Iniciação a Filosofia de S. Tomás de Aquino, Pág. 130.
Posso ser enviado para o outro lado do MUNDO, mas também posso ser enviado para o outro lado da RUA. O sentido de MISSÕES não está relacionado à distância que percorro, mas no propósito que carrego.
Hoje a principal necessidade dos grandes centros urbanos não é mais uma exposição bíblica de quem é Jesus, visto a quantidade de igrejas que temos na cidade, mas de uma vida de testemunho e prática de quem é Cristo em nós e de uma demonstração visível do seu poder operando em nós e através de nós.
