Coleção pessoal de swamipaatrashankara

3961 - 3980 do total de 4133 pensamentos na coleção de swamipaatrashankara

O que tem atrás da porta? Somente abrindo saberá. Portas fechadas e incertezas andam de mãos dadas.

Existe um certo perigo filosófico quando se diz que todos os homens são iguais. As pessoas ficam tentadas a pensar com quantos já saiu para afirmar isso.

Se as coisas vão mal, ou você as criou ou está indo atrás delas. De uma forma ou outra, faça alguma coisa: tua lastimação não ajuda em absolutamente em nada.

Dizem que algumas pessoas, como o vinho, melhoram com o passar do tempo. Duvido. Depende da qualidade das pessoas. Algumas simplesmente azedam e viram vinagre. Se não prestar pra nada, pelo menos servem pra temperar saladas. Sempre alguém serve pra alguma coisa, depende de quem os observa.

Agora virou moda. Discordar é ser hostil? E rapido já dizem que é "ego". Essa desculpa de ego é velha. Basta alguém discordar de alguém que já falam que o ego está presente. Melhor seria pesquisar o que realmente é ego antes de partir para o senso comum.

Concorde com tudo que falam para você e será chamado de cordeiro. Discorde e ganhará um inimigo. Fale o que pensa, de modo manso e tranquilo, e ganhará pessoas que gostarão de você e outras que te odiarão pelo mesmo pensamento. Escreva alguma coisa e muitos te elogiarão enquanto que outros te defenestrarão publicamente. Seja feliz e muitos serão felizes junto com você, enquanto outros terão ódio dessa felicidade...

A lista poderia ser longa, mas fica o recado: se ame muito, tenha felicidade de ter amigos reais e seja compassivo com os inimigos. Estes últimos precisam de ajuda. Pode ser sua ajuda, mas principalmente precisam ajudar a si mesmos. Sempre houve, ainda há e acredito que ainda haverá muito ódio e ressentimento sobre esse pequeno planeta azul. Não faça parte disso. Faça o melhor que puder.

Uma árvore só dará frutos depois de ter uma base, um crescimento, uma floração, uma polinização, para depois estar pronta. Assim é o conhecimento. Muitos colhem-no subindo em escadas, subindo pelo pé da árvore, colhendo com as mãos do coração. A generosidade da árvore está em dar aquilo que tem baseado no esforço da colheita. Ainda assim, derruba alguns frutos ao chão para aqueles que ainda não sabem colher. Para todos, se vão gostar ou não da fruta, isso é com eles. A árvore fez o seu papel. A natureza sempre será mais sábia.

Não falte muito ao trabalho. Não falte com os amigos. Não falte com a sociedade. Não falte com a companheira. Não falte com os filhos. Não falte com... Pois é. Faltando demais, aos poucos as pessoas e sociedade podem perceber que você não faz falta alguma.

Não peça a Deus para guiar seus passos se você não está disposto a mover seus pés.

Ensine alguém. De qualquer forma, ensine. Apenas tenha consciência que alguns ficarão gratos e outros farão de tudo para mostrar que entendem e são melhores que você, em uma competição idiota que só existe na cabeça deles.

Eu sou o que sou, com todo o aprendizado e limitações inerentes. Cada um deveria ser assim, mas estamos falando de seres humanos, que supostamente deveriam ser inteligentes. Com seres humanos as coisas sempre são imprevisíveis. Quem dera fosse o novo, a surpresa. Pena que não é assim. A disputa por território, normal entre os animais, é encenada de forma patética por muitos. Quem quer que seja que nos criou, deve estar achando que fez alguma coisa errada. Se foi uma simples evolução e nada mais, constatamos dia após dia que alguns ainda não passaram por ela.

Faça tudo para ser feliz. O problema que na maioria das vezes o infeliz está perto de nós fazendo de tudo para sermos iguais a ele. Mudo o conceito: faça de tudo para escapar do infeliz e ser feliz ao seu modo.

O veneno das palavras só ataca quem não tem o antídoto para elas.

Não fique falando o tempo bem de si mesmo, se faz alguma obra espiritual. Isso só mostra que ainda não se espiritualizou o suficiente. Suas obras serão reconhecidas pelas suas atitudes e nunca pelo conceito que tem de si mesmo.

Sempre me disseram que entre as duas orelhas tem um cérebro. Escute, mesmo que seja uma grande asneira, mas use o cérebro para peneirar a informação. Acreditar em tudo que falam é não acreditar em você mesmo.

Ditadura é quando eu mando em você. Democracia é quando você acha que pode mandar em alguma coisa, mas não pode. De qualquer forma tudo parece ser ditadura, mesmo que tenha outros nomes. A pior ditadura não é a dos governos, mas aquela que fazemos dia a dia. É só ver como funcionam algumas famílias.

Tome cuidado com o que fala ou faz. Conforme o lugar que tocamos o coração alheio, pode dar a ele um destino que você deseja e não aquilo que o outro gostaria. Brincar dessa forma é uma crueldade.

Se chamamos alguém de medíocre rapidamente a pessoa se sente ofendida. Medíocre é ser mediano, comum, inexpressivo, modesto, pequeno, trivial e... vulgar. Não tem como fugir, todos somos assim em determinados assuntos. Mesmo a maior figura, o maior destaque do mundo tem as suas mediocridades, porquanto ninguém pode ser considerado perfeito. Destarte, não se ofenda, tente sair do mediano para alguma coisa melhor. Mas não seja melhor para os outros, tente ser para si mesmo.

Não me alimento disso, mas me odiar também é forma de mostrar que o fez pensar no que falei. O oposto do amor não é o ódio e sim a indiferença. Pelo menos a indiferença real, não aquela que tenta demonstrar para mim, pois ao fazer isso não estará sendo verdadeiro.