Coleção pessoal de solangelimaatriz

1 - 20 do total de 26 pensamentos na coleção de solangelimaatriz

A verdadeira compaixão não consiste em sofrer pelo outro. Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir por seu sofrimento, é que somos ineficazes e estamos tão somente reforçando nosso ego.

Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjetividade.

Considerar a nossa maior angústia como um incidente sem importância, não só na vida do universo mas da nossa mesma alma, é o princípio da sabedoria.

Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra.

Então me vens e me chega e me invades e me tomas e me pedes e me perdes e te derramas sobre mim com teus olhos sempre fugitivos e abres a boca para libertar novas histórias e outra vez me completo assim, sem urgências, e me concentro inteiro nas coisas que me contas, e assim calado, e assim submisso, te mastigo dentro de mim enquanto me apunhalas com lenta delicadeza deixando claro em cada promessa que jamais será cumprida, que nada devo esperar além dessa máscara colorida, que me queres assim porque assim que és...

Lá está ela, mais uma vez. Não sei, não vou saber, não dá pra entender como ela não se cansa disso. Sabe que tudo acontece como um jogo, se é de azar ou de sorte, não dá pra prever. Ou melhor, até se pode prever, mas ela dispensa.

Acredito que essa moça, no fundo gosta dessas coisas. De se apaixonar, de se jogar num rio onde ela não sabe se consegue nadar. Ela não desiste e leva bóias. E se ela se afogar, se recupera.

Estranho e que ela já apanhou demais da vida. Essa moça tem relacionamentos estranhos, acho que ela está condicionada a ser uma pessoa substituta. E quem não é?

A gente sempre acha que é especial na vida de alguém, mas o que te garante que você não está somente servindo pra tapar buracos, servindo de curativo pras feridas antigas?

A moça…ela muito amou, ama, amará, e muito se machuca também. Porque amar também é isso, não? Dar o seu melhor pra curar outra pessoa de todos os golpes, até que ela fique bem e te deixe pra trás, fraco e sangrando. Daí você espera por alguém que venha te curar.

Às vezes esse alguém aparece, outras vezes, não. E pra ela? Por quem ela espera?

E assim, aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará.

A moça – que não era Capitu, mas também têm olhos de ressaca – levanta e segue em frente.

Não por ser forte, e sim pelo contrário… Por saber que é fraca o bastante para não conseguir ter ódio no seu coração, na sua alma, na sua essência. E ama, sabendo que vai chorar muitas vezes ainda. Afinal, foi chorando que ela, você e todos os outros, vieram ao mundo.

Singularizar a pluralidade interna gera lucidez insana.

E não é mesmo estranho o ser humano?
Agitam-se dentro de si num visível esforço para preserva-se da intromissão alheia, mas buscam traduções de suas almas na leitura da exposição da alma de seu semelhante.

Quero estar perto de pessoas que sabem colocar palavras maduras nas minhas frases verdes.

Para o corpo água e sabão, para a alma perdão.

Dentro de cada ser humano existem várias pessoas.
Diminuímos nossos dias tentando ser apenas uma.

O homem só poderá ser feliz se puder respeitar e aceitar todos os perfis de sua alma.

O amor é egoísta.
Mesmo quando desejamos o melhor para quem amamos, estamos pensando em nossa qualidade de vida, que passa a depender da satisfação e plena felicidade de quem amamos.

Se o homem pudesse imaginar que um dia alimentará os vermes ou saciará as chamas, aplicaria-se mais a enfeitar sua alma.

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.

O amor é como um punhado de areia na mão.
Com sabedoria, pode-se criar um reinado.
Mas se a mão fecha demais, escorre pelos dedos.
E se aberta demais, voa pelos ares.

O amor não prospera em corações que se amedrontam com as sombras.

Tarde demais o conheci, por fim; cedo demais, sem conhecê-lo, amei-o.

O casamento faz de duas pessoas uma só, difícil é determinar qual será.

O que não dá prazer não dá proveito. Em resumo, senhor, estude apenas o que lhe agradar.

Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.