Coleção pessoal de RicardoMoura

61 - 80 do total de 185 pensamentos na coleção de RicardoMoura

Iniciei como professor de história mostrando o quanto sabia escrever, identificar realidades em mapas, datas, fatos e etc. Percebi em poucos meses o quanto me distanciei da realidade vivida pelos meus alunos. Penso que mais interessante que falar da Revolução Francesa, seria começar a mostrar para os alunos a realidade que eles vivem, se questionando sobre o que é a escola, o que é a politica, para depois tomarem consciência do quanto a Revolução Francesa teve impacto na organização social e politica em que vivemos. Assim, mostraremos o que é a liberdade, igualdade e fraternidade tão disseminada.

Por que estudar? Esse é um dilema proposto desde as sociedades mais remotas. Passamos boa parte de nossas vidas na escola, aprendendo coisas que em muitos casos não iremos usar no nosso cotidiano, muito menos em nosso viver futuro. Contudo, aquilo que levamos para os muros fora da escola nos fazer ser mais humanos. Acredito que a escola tem esse papel de humanizar cada vez mais os cidadãos para tornar uma sociedade melhor de se conviver. A escola deve, portanto, ser esse espaço conscientizador da realidade que vivemos.

Devemos fazer com paixão as coisas que nos são dadas. Mas o que é paixão? Desejo passageiro? Percebo que em muitas aulas ministradas sinto paixão naquilo que faço, contudo esse desejo não é passageiro mas alimentado pela vida.

No curso de Sociologia aprendi que devemos sempre aprender. O processo de aprendizagem é constante.

Dizem que a Escola está fadada ao fracasso. Discordo dessa afirmativa, tendo em vista que a sociedade está em constante transformação, mostrando que a Escola está passando por uma inovação.

Quando nos dedicamos a uma disciplina percebemos que esta, está presente no nosso cotidiano.

O bom de ensinar filosofia é que sempre aprendemos algo novo com a sala de aula.

A metafísica é tão importante como a física, aliás, digo que só entendemos a matemática, física, química e demais disciplinas graças a metafísica que disponibiliza conceitos para isso.

O grande problema de se ensinar metafísica na sala de aula do ensino médio é encontrar uma aproximação com a realidade física do aluno.

No entardecer de nossas vidas seremos julgados pelo amor. A vida é uma sucessão de dias, minutos, horas, segundos dos quais denomino paginas em branco, onde vamos escrevendo nossa história.

No entardecer de nossas vidas seremos julgados pelo amor.

Queria ver como Karl Marx viveria nos tempos atuais. Provavelmente com um celular de ultima geração no bolso em um shopping tomando um milk shake de chocolate.

Viva a vida sendo você mesmo, acreditando em seus sonhos e objetivos. Ora, mas meus sonhos não foram construídos culturalmente?

Todo ser humano é por natureza ser humano, por isso, sentimos amor, raiva , tristeza, alegria. São sentimentos naturais que devem ser expressados, significados e resinificados. O problema é quando o acusam de falta de humildade por você ser sincero, e expressar descontentamento diante de uma dada situação. A estes acusadores é necessário dizer uma coisa: Vocês não são os donos da verdade e nunca serão e suas atitudes mesquinhas, hipócritas é que mostram os verdadeiros sepulcros caiados da sociedade.

Sempre gostei de sociologia. Mas as relações sociais ficam cada vez mais complexas, exigindo novos termos para sua explicação.

A politica é o caminho para entender a sociedade? Penso nessa questão a muito tempo.

Todos somos egoístas.É uma verdade que se torna incontestável, se partirmos do principio que todos temos interesses que nos favorecem, contudo lutar por uma sociedade mais justa, igualitária, e fraterna é um dever de todo cidadão egoísta, que pensa que uma sociedade que lhe favoreça.

A pouca experiência em TEATRO me trouxe a melhor experiência de aprendizado para minha vida.

A história não explica tudo, mas favorece um conhecimento mais profundo sobre determinado tema.

Ensinar Ensino Religioso é uma forma de aprender outras possibilidades de manifestações humanas ao sagrado.