Coleção pessoal de protestapoeta

21 - 40 do total de 458 pensamentos na coleção de protestapoeta

"A aventura humana de pensar, refletir, perscrutar, descobrir, imaginar, criar... Simplesmente não encontrei uma palavra para expressar a caminhada e as ações desta espécie...

“A dança é uma expressão múltipla, multifacetada, sua força motriz inspiradora é a musica. Bem, pelo menos era, agora tem outra força, o dinheiro, força forte que atua e até desespera!”

“A ficção pode ser uma voz! Por isso, muitas vezes ela foi calada em parte, ou, em sua totalidade.”

“A Filosofia não pode ser um beco sem saída! Não pode chegar num fim, principalmente num fim moribundo chamada desilusão... Não! É dinâmica! Autocrítica... Espontânea! A Filosofia não é uma eterna e inconclusiva questão...”

“A História não é reta! Mas, também não se repete! É única! E o passado, imutável! O que muda é a interpretação, as linhas de estudo, as abordagens... Quando nascemos, nascemos e pronto, qualquer tentativa de negar o nascimento, por exemplo, não passa de inverdade!”

“A monarquia foi uma invenção maravilhosa: antes de nascer, o monarca já tem poder. E, com esse poder, que é dito dado por Deus ou deuses, ele governa até morrer! Logo após, um de seus filhos ou filhas vem a lhe suceder! Que esperteza real, quantas manipulações mentais, geniais!”

“A vida na Terra ocorre, ou é possível, em função de um tão impensável, inumerável sistema de sistemas, complexo de complexos... Que o fato de estar aqui, e, ser como somos, é incognoscível em grande parte! Deslumbrante mente, maravilhoso e incognoscível!”

“A vida é um fato! Seu início foi uma cadeia de acontecimentos ou um ato?”

“As dúvidas, perguntas, questionamentos, problemas, nos movem, mas, as verdades absolutas podem nos parar! E nos param, ou, também nos fazem agir, como cegos mentais!”

“Cada ser humano tem vários radares, seus sentidos, sem os quais não se desenvolve nem apreende e processa informações, não constrói conhecimento da realidade e de si mesmo, interagindo com o ambiente e com os outros. Contudo, essa condição tende a lhe fazer pensar ou acreditar que é o centro de tudo ou do próprio universo.”

“Criticar é preciso! Ta, mas por que é preciso?”

“Em milênios de estudos, teorias, erros, proposições, aperfeiçoamentos, análises... Chegamos ao século XXI com uma pergunta, um questionamento: haverá uma teoria que explique a realidade em essência, completamente, perfeitamente e unificadamente?”.

“Gostaria de perguntar para um físico: é possível congelar a luz? E as trevas (ausência de luz)? O que é o espaço? É concebível, um não espaço? E, um não tempo?”

“Meditando (refletindo) para criar uma frase curta e que tenha um significado: relevante e profundo, fundamental... Eis que pensei: MEU FILHO!”
“Meditando (refletindo) para criar uma frase curta e que tenha um significado: relevante e profundo, fundamental... Eis que pensei: MEU FILHO!”
"MEU FILHO!"
"MEU FILHO..."

“Minha terra, se chama Terra! Meu povo, é um: a grande tribo humana! Multicolorida, complexa, diversa, contraditória... Que corre pela História... Atirando-se, e sempre presa à rede do tempo!”

“Não acredito no acreditar! Acreditar por acreditar? Deve-se provar, o que pregar!”

“O espaço é um mistério! Não o espaço entre dois pontos ou o interior de uma forma geométrica ou objeto. O espaço, o todo, que não podemos conceber inexistência ou ausência do mesmo. Sim, parece existir por si mesmo... Mas, não se pode aceitar tamanha propriedade! Ou se pode?”

“O excesso de jactância pode nos fazer pensar errado ou não ver algo que deveria ser visto, assim como, uma grande tristeza e a quase sempre inútil, melancolia da existência.”

“O Onisciente não fica admirado, não sente ira, não se surpreende, não realiza para depois ‘ver‘ se ficou bom ou muito bom. Definitivamente: não sonda! O Onisciente tudo sabe, simplesmente e complexamente! Ou, haveria algo que, o que tudo sabe não sabe?”

Para onde caminha a humanidade? Para a extinção ou a evolução! Pronto e ponto... Ou: reticências?