Coleção pessoal de pensador

261 - 280 do total de 50174 pensamentos na coleção de pensador

⁠Desde o início da minha luta contra o câncer, (...) fico buscando o propósito de estar passando por isso tudo. Entendi bem cedo que um dos propósitos era levar informação e, com a minha história, fazer diferença na vida de outras pessoas.

⁠Não é fácil passar pelo que passei e continuar sorrindo, sendo positiva.

⁠A melhor maneira de desenvolver nossa força de vontade para a luta contra os males que nos afligem é perseverar nos bons propósitos, e, mesmo repetindo o erro, recomeçar tantas vezes quantas se façam necessárias.

⁠Mesmo sem esperar pela retribuição, vale a pena amar.

⁠O ser humano sofre porque não se permite o autoamor, e, não se amando, aos demais não ama, o que gera inumeráveis conflitos que o infelicitam.

⁠Se a humanidade não começar a apaziguar a guerra e lutar para reverter a mudança climática, estaremos perdidos. Afinal, isso não será feito pelos governos, a não ser que os jovens ocupem as ruas e os obriguem.

⁠A felicidade não está na riqueza. Ou você alcança a felicidade com pouco ou não a alcança com nada.

⁠Estar vivo é um milagre, é o maior milagre que aconteceu a cada um de nós. Mas você pode viver simplesmente porque nasceu, como um vegetal, ou depois de ter nascido pode dar sentido à vida. Esse é o luxo que a consciência nos oferece e que nos permite criar a civilização: viver tendo uma causa.

⁠O povo decide muito pouco, e reduzir a democracia ao voto a cada quatro ou cinco anos é ridículo; chamar isso de democracia é absolutamente ridículo.

⁠Com frequência, o que chamam de educação nada mais é do que um adestramento para que a gente ocupe determinadas funções.

⁠A democracia significa, e precisa significar, uma distribuição do poder de decisão entre a população. Toda autoridade tem algo de opressora, o desafio é saber se somos capazes de criar uma civilização sem opressão, ou seja, se nós, seres humanos, somos capazes de nos governar sem ofender outras pessoas.

⁠A felicidade não equivale ao prazer, a felicidade equivale ao equilíbrio de sentir que se está cumprindo com alegria e vontade aquilo com que se comprometeu.

⁠Mas no mundo se aprende muito mais com as derrotas do que com os sucessos, desde que as derrotas não o destruam, e isso depende de você.

⁠Talvez você não possa mudar o mundo, mas pode aprender a caminhar dentro do mundo sem se deixar levar pela correnteza.

⁠O amor chega e muda: é vulcânico quando somos jovens, e, na minha idade, o definiria como um doce hábito; como um acostumar-se com coisas cotidianas que parecem não ter importância, mas que, no fim, são as únicas que importam.

⁠Os jovens têm que aprender que precisam se unir àqueles que pensam parecido, e lutar, lutar com grandeza e dar à vida uma razão para vivê-la.

⁠O problema mais grave é que os robôs podem substituir o homem oferecendo vantagem em muitos aspectos, mas os robôs não consomem, e vão trabalhar para o dono dos robôs. E aqueles que não são donos de robôs, vão viver de quê?

⁠Qualquer forma de autoridade, dominação e hierarquia deve ser desafiada a justificar sua existência e, se não for capaz – como costuma acontecer –, deve ser desmantelada.

⁠Adoro os dias banais,
desses que a gente usa roupas normais,
blusa que já foi usada mil vezes,
chinelo havaianas no pé,
cabelos despreparados e, dessa forma,
prontos para a chegada dos acasos.
Gosto da paixão que brota sem calcular,
bem no meio da semana,
sem prever hora e lugar,
e, no fim,
se entrega feito pulmão que busca ar.

⁠Os barulhentos desencontros
vividos formaram ponte
para esse nosso silencioso
e lindo encontro.