Coleção pessoal de oseias_gulart

141 - 160 do total de 358 pensamentos na coleção de oseias_gulart

⁠⁠O tempo a tudo corrói, no tempo tudo deixa de existir. Não almejamos o tempo de agora, continuamente sentimos falta do ontem e ansiosamente desejamos o amanhã; o momento seguinte, o acontecimento seguinte, mas somente quando estamos com quem amamos, ou fazendo o que amamos é que desejamos parar o tempo, razão pela qual o amor é a única coisa que transcende ao próprio tempo. O Amor para aqueles que o sentem é a dádiva infinita sendo vivenciada na finitude do tempo.

⁠O homem ambicioso busca o poder para controlar, porém o excesso de poder o faz perder o controle. Todos que cruzam este limite tornam-se tiranos.

⁠O ser humano engrandece suas pequenas conquistas ao nível de uma epopeia, mas reduz o grande triunfo alheio a algo pífio.

⁠O tamanho da vaidade não está relacionado com o grau de beleza, mas com o tamanho do ego.

⁠⁠As crianças, os animais e a natureza são as coisas mais puras no mundo, o contato com elas revigoram a alma.

⁠A vida não é um presente, é um empréstimo.

⁠Civilidade é saber discordar sem impor, discutir sem ofender. O indivíduo pouco civilizado se sente ofendido com opiniões divergentes.

⁠⁠Quando se respeita os direitos de um idoso não é por se tratar de alguém fraco ou incapaz, mas para honrar alguém que carrega a bagagem de uma longa vida e merece nossa retribuição.

⁠⁠Se a busca da felicidade se pautar na conquista de coisas para a satisfação própria, certamente que esta busca será uma jornada constante na vida, mas se tornamos a vida de alguém melhor, descobrimos que existe uma maneira de realmente alcança-la.

Todos os problemas e mazelas da humanidade são oriundos da ignorância, combatê-la é diminuir o mal.

⁠⁠Um verdadeiro estado democrático de direito é aquele no qual o povo decide a quantidade de cargos políticos, bem como sobre aqueles que os ocupam, se o povo não elegeu, então não há legitimidade democrática para lá estarem.

⁠Há uma linha tênue entre estar no poder e ser o poder. O perigo consiste em rompê-la.

⁠A cada dia de vida é como um sopro dentro de um balão, até o momento em que o balão estoura e deixa de existir.

⁠⁠O ser humano preconiza em sua alma aquilo que considera essencial na vida, mas é somente o amor que concede um verdadeiro sentido para a existência.

⁠O amor é como uma fogueira num mundo frio e sombrio.

⁠Não devemos evocar a culpa, o dever e o apelo emocional com o intuito de obter algo daqueles que nos amam, pois o que é verdadeiro é feito espontaneamente.

⁠Há dois tipos de realidade; a perceptiva, que é aquilo que é visto e compreendido, e a verdadeira, que está além do que se imagina.

⁠A ciência sempre afirmou que tudo que não pode ser observado e testado é especulação, mas parece que ultimamente a "ciência" abandou o empirismo para se tornar uma religião na qual os "cientistas" são deuses e temos que acreditar cegamente naquilo que afirmam.

Ninguém gosta de sofrer, mas há uma nobreza no sofrimento quando é por amor. Então, mesmo na pior das hipóteses, amar sempre vale a pena.

A superficialidade é extremamente comum. O que torna uma pessoa especial são suas peculiaridades. Quanto mais incomum for o indivíduo, mais profunda será sua personalidade.