Coleção pessoal de marislei

141 - 160 do total de 194 pensamentos na coleção de marislei

Reconhece-se o caráter de um homem quando este adoece.

Diante dos desafios, ainda me lembro de como fazia quando criança e como a natureza ensinou-me importantes lições. Durante as férias de julho, na fazenda de meus pais, a água da cachoeira, rodeada por árvores, era sempre gelada para entrar, mas depois de alguns minutos o corpo acostumava e podia-se nadar o dia todo, sem problemas. Eu não queria perder a diversão com minhas irmãs, mas hesitava muito, avaliava bem, até ter coragem para enfrentar o desafio inicial. Assim eu pulava, de uma vez, na cachoeira. Depois de um ou dois gritos e arrepios, vinha a recompensa. A vida tem sido assim até hoje: desafiadora e divertida.

A Enfermagem é o poder de cuidar.

A enfermagem não fala por si mesma. Somente os enfermeiros podem lhe dar voz, vez e voto.

Enfermeiros existem para que você não passe, sozinho, pela dor.

Nascimento, casamento e morte, são processos sagrados que devem ser acompanhados, compartilhados e valorizados pela família e não convertidos em procedimentos frios, institucionalizados e meramente monetarizados.

Imagine se as pessoas se alimentassem com moderação. Como iriam sobreviver as indústrias de alimentos calóricos, de medicamentos (inibidores de apetite, hipertensão, diabetes, etc), de cirurgias bariátricas, de lipoaspiração, de cintas, etc?

Para nós, Enfermeiros, é essencial saber quem é o enfermo, mais até que a enfermidade que o assola. Por isso questionamos tanto e recomendamos demoradamente.

Estudar, trabalhar e cultivar virtudes: eis os pilares que sustentam a evolução humana.

Há algo que nós, brasileiros, desperdiçamos mais que alimentos e que resulta em um tipo cruel de fome e miséria, o tempo.

Quando o assunto é segurança do paciente, a enfermagem está para a medicina como o Juiz está para o poder legislativo. Antes de administrar o medicamento, precisa analisar, com sabedoria, cada prescrição e verificar se não causará dano ao paciente.

OS DEZ MANDAMENTOS DO ENFERMEIRO

Dra. Marislei Brasileiro

1. AMA TUA PROFISSÃO: Somente pode cuidar, quem ama o que faz.

2. HONRA TEU TÍTULO: Mantenha um padrão de vida condizente com teu título para que, no futuro teus filhos se sintam honrados em seguir a mesma profissão.

3. ESTUDA CONSTANTEMENTE: Exercer a enfermagem requer constante atualização de conhecimentos científicos, técnicos, culturais e éticos.

4. PENSA PROFUNDAMENTE: Teu dever é conhecer com propriedade todos os pacientes que estão aos teus cuidados tanto no aspecto anatômico, quanto fisiológico, patológico, psicológico e espiritual.

5. TRABALHA COM AFINCO: Mantenha uma atitude de equipe em todos os momentos e não confundas questões pessoais com profissionais.

6. LUTA POR TEUS DIREITOS: Teu dever é lutar pela saúde de todos, inclusive dos próprios enfermeiros, portanto, evita trabalhar em locais sem condições de exercer com dignidade a tua profissão.

7. SÊ FIEL: Não abandones teu cliente, nem deixes os familiares angustiados.

8. SÊ CORAJOSO: Deves zelar pela instituição em que trabalhas, porém, se encontrares a saúde das pessoas em conflito com os valores da instituição, luta pelas pessoas.

9. GUARDA: Se em cada paciente que cuidares fores carregando em tua alma as dores e sofrimentos chegará o dia em que a enfermagem será inviável para ti. Esquece, portanto, as vitórias e derrotas e guarda as lições.

10. TEM FÉ – A Enfermagem não é sacerdócio, mas tem fé na liberdade, na disciplina, na verdade e na justiça.

Em um mundo capitalista, enfermeiros, cirurgiões e farmacêuticos podem ser simples fornecedores de serviços e produtos a compradores de saúde, mas nunca serão meros fabricantes ou mecânicos de peças, se assim não quiserem.

Cada um tem seu tempo. Procure andar sempre e evitar parar por muito tempo, para não ter de correr e esbarrar ou atropelar quem caminha. Então, se parou para atender a outras prioridades ou perdeu tempo, não peça a ninguém para parar ou voltar e correr com você. Acelere o passo e o alcance.

Repetir uma enfermagem importada ou do século passado é fácil. Difícil é recriá-la.

A pontualidade é uma virtude e está no mesmo nível do respeito e da honestidade. Embora a primeira não leve às demais, pessoas respeitosas e honestas, geralmente são pontuais.

Quando os brasileiros forem pontuais, o Brasil será considerado um país sério.

Sob a gestão de um forte enfermeiro na direção, um hospital jamais terá casos de infecção.

Amor é resultado de 4 elementos que agem sinergicamente para produzir felicidade: respeito, responsabilidade, carinho e compreensão. Se faltar um desses elementos, deixa de ser amor.

Um dos segredos da convivência no casamento está na expectativa que um tem do outro.