Coleção pessoal de MariaZenith

361 - 380 do total de 390 pensamentos na coleção de MariaZenith

Leve, livre, sem cobranças aquém de nossa capacidade...sem sufocar...apenas doar o melhor de si ao outro...isso é amor, simples e libertador como deveria ser sempre...infelizmente, quanto mais vivo e observo o comportamento humano, tenho a impressão que, por ser tão simples, tão leve...muito do que é relacionado ao amor é mal compreendido, mal praticado e, sobretudo, mal vivido...livre-se dos fardos inúteis...se o amor não servir para levar alegria genuína à vida das pessoas, todo o resto é puro equívoco...

E então... Quando se ouve um médico falar:
- " Sinto muito, mas seus exames acusaram tratar-se de um câncer e precisamos iniciar o tratamento imediatamente", surge um sentimento que mescla impotência e vontade de superação... São duas situações opostas, uma leva a consciência das nossas limitações, a outra, nos acorda para nossa capacidade infinita de convocar forças e direcioná-las para vencer os obstáculos que se apresentam. Ambas são importantes para o equilíbrio e consciência, nos mantendo alerta e esperançosos ao mesmo tempo.
A frase pronunciada pelo médico pode ecoar na mente por um longo tempo, lembrando como somos vulneráveis e como é preciso estar atento aos sinais que nos são oferecidos todos os dias... Oferecidos...? Sim. Se estamos conscientes de nossa "finitude" e da importância da nossa breve passagem por esse mundo, tudo que se desnuda a nossa frente para tornar-nos melhores e mais humanos, é especial, basta termos o olhar desprendido e límpido para pode entender e fazer de nossas experiências uma bela história de vida.

Delicadeza...
é fundamental para suportar as durezas da vida..para não se permitir amargar...para manter o coração em paz...para distribuir amor...para manter a doçura...para fazer a vida valer a pena.

APRENDER, um verbo contínuo!

#atitude...faz uma imensa diferença...

O conhecimento, além de nos livrar da alienação, da exploração de outros, não é passível de roubo...

E... Olhando o Brasil de hoje sente-se necessidade de maior patriotismo, a partir dos governantes e políticos, prosseguindo nos que possuem maiores parcelas de poder e decisão e desembocando no povo e suas comunidades. Não basta ao país desenvolvimento econômico, seria muito pouco. O aumento do bolo nem sempre significa participação dos convivas. A renda per capita pode ser ilusão matemática, por se dividir a totalidade da renda por número de habitantes, sem avaliar sua distribuição. Constata-se, em nosso país, que uns poucos possuem demais, enquanto uma parcela significativa não tem sequer o indispensável para satisfazer as suas necessidades básicas.
Só se constrói um país quando o povo participa da sua história. Não qualquer história de partilha, bem-estar e solidariedade. Um país não se conta apenas pelo censo de habitantes, mas pela comunidade de pessoas, que usufruem dos benefícios sociais, em igualdade de condições. Não bastam os princípios de uma constituição para promover um povo, mas sim o registro de que as leis incidem nas situações existenciais de cada cidadão.
O país não está acabado, precisamos trabalhar na sua contínua construção. Um país só encontra solidez quando assenta seus pilares em valores. O primeiro grande pilar é o estabelecimento da ética na vida dos indivíduos e da nação. Sem ética, não existe política alicerçada na preocupação pela coletividade. Outro pilar é o exercício da cidadania. Um país só será grande se seu povo for respeitado em seus direitos básicos, tornando-o protagonista da história. Mais um pilar é indispensável:realizar acertadas escolhas políticas. Os candidatos devem ser examinados pela lente ética para dar-se conta das propostas que assumem, a fim de não envergonharem depois a nação por suas omissões ou atitudes de corrupção. Deve-se detectar se eles possuem verdadeiro espírito público e apresentam programas bem elaborados e realistas, captando as necessidades da população, sem se atrelarem interesses de grupos ou vantagens pessoais. O voto é a grande arma democrática do povo. Mas um voto ético, livre, democrático e decisório. As eleições são teste de maturidade política do povo. A conscienciosa escolha de candidatos ao poder executivo, legislativo da Nação, dos Estados e dos Municípios pode possibilitar grandes melhorias para a vida do povo. Não se pode desperdiçar hora tão histórica! O momento do voto é hora de grande decisão!

A vida é AGORA!
Viver o momento é a mais sábia forma de não se transformar em mero espectador do tempo.

Educação NÃO se compra.
Gentileza NÃO se compra.
Caráter NÃO se compra.
Ética NÃO se compra.
Carinho e AMOR NÃO se compra.
"Elegância" é na alma, na conduta, e isso, definitivamente, NÃO se compra!
Vamos procurar NOS MELHORAR a cada dia mais...

Seja mais crítico, veja além do que tentam nos convencer ou empurrar "goela abaixo", tente ler nas "entrelinhas"... as coisas não são tão "naturais" como tentam nos provar, questione!

Não existe "fórmula mágica" e nem meio termo...enquanto existirem excessos, ganância e acúmulo de um lado, haverá miséria extrema de outro.

O silêncio e o bom senso, a discrição e o cuidado com nossos comportamentos e palavras sempre serão as melhores opções, nos resguardam sempre...

A vida já bateu um bocado, não me iludo achando que ela não me dará outras lições de superação em forma de "surras" emocionais...mas de cada dor, levo cicatrizes que só o tempo, talvez, poderá amenizar, porém também levo a convicção que dor ou perda alguma me fará perder a esperança, a fé na vida, o sorriso a quem precisar, e, sobretudo, a gratidão.

Educação e respeito não tem nada a ver com classe social, são valores que vem de família.

Não seja gentil apenas por que uma pessoa foi gentil com você, mas sim por que você fez a diferença acontecer. A virtude independente do outro, nasce com a gente...

Se a alma é o que há de mais significativo e grandioso no Ser Humano, muitas vezes as palavras são as pontes que a ligam ao mundo, assim como o olhar também diz tanto sem, as vezes, ser necessária qualquer palavra ou mais sutil murmurio...infelizes são aqueles que não possuem a faculdade de decifrar uma alma, de traduzir um olhar ou absorver uma palavra em seu sentido mais puro e humano, pobres são aqueles que sequer tentam desenvolver a capacidade de ler nas entrelinhas da sensibilidade humana, pequenos são aqueles que preferem calar ou abafar a chama de humanidade que carregam dentro de si, não sabendo que é essa chama que constitui e encerra o seu maior patrimônio enquanto pessoa.

Que a essência do BEM possa falar mais alto dentro de cada um e nos levar a prática da caridade constante em nossas vidas...

A desigualdade social como um abismo que separa os que ostentam e os que nada têm... sintoma de uma sociedade extremamente doente e egocêntrica, com valores distorcidos.
Falência da dignidade humana.
Isso é violência, isso também é vandalismo!

Para quem não sabe... Lázaro é considerado o mártir dos pobres, mendigos e injustiçados socialmente. Leproso, apenas os cães de rua o acompanhavam. Sua história é marcada pela extrema pobreza, servidão e humildade, além de sua imensa FÉ inabalável e sua luta pelos mais necessitados e esquecidos pela sociedade.
... E me proteja de todo o mal...

RESPEITO, GENEROSIDADE E BOM SENSO também!!!
Isso sim torna uma pessoa elegante de fato.