Coleção pessoal de marcusronsoni
Sustentabilidade humana não é pauta emocional, é ativo estratégico e condição de continuidade decisória.
A inteligência emocional é, no fundo, inteligência decisória. Acapacidade de responder ao mundo com lucidez, não com instinto.
A nova elite profissional será composta por pessoas que integram o pensamento humano com a execução dos agentes de IA — e não por quem disputa tarefas com eles.
A educação corporativa do futuro não será lembrada por quantos cursos ofereceu, mas por quanto valor estratégico conseguiu gerar.
Não importa quão modernas sejam as ferramentas, quão claras estejam as metas ou quão talentosas sejam as pessoas - se a equipe trabalha com medo de errar, de perguntar, de discordar ou de ser quem é, o potencial coletivo fica comprometido.
Quando chefes rotulam e colaboradores recuam, o potencial se perde; mas quando ambos desafiam suas percepções, o sucesso coletivo floresce.
Ao contrário da lógica binária, onde uma escolha exclui a outra, a liderança transformacional adota um pensamento integrador.
Você realmente quer mudar de patamar profissional? Mais do que vontade, isso exige determinação, autoconfiança e comprometimento com metas ousadas e transformadoras.
Reuniões intencionais para restabelecer a harmonia na convivência não são pausas no trabalho, mas o motor que alinha relações, renova energias e impulsiona resultados coletivos.
Falar demais não preenche vazios; revela fragilidades. Aprender a ouvir é o primeiro passo para fortalecer sua confiança e construir relações autênticas.
Nos estudos que embasaram minha tese de doutorado sobre obsolescência laboral, ficou evidenciado que todas as medidas da Escala de Adaptabilidade de Carreira se relacionaram-se significativa e positivamente com o escore de segurança psicológica, indicando que quanto maior a segurança psicológica percebida, maior a adaptabilidade da carreira referida.
