Coleção pessoal de MarcioAAC

81 - 100 do total de 509 pensamentos na coleção de MarcioAAC

⁠Não seja ingênuo: os políticos só estão interessados nas próprias políticas.

Os homens trabalham sob engano. O que o homem tem de melhor logo se mistura à terra para se transformar em adubo. Por um destino ilusório, geralmente chamado de necessidade, eles se dedicam, como diz um velho livro, a acumular tesouros que serão roídos pelas traças e pela ferrugem e roubados pelos ladrões. É uma vida de tolo, como vão descobrir quando chegarem ao final dela, ou talvez antes.

Você é capaz de morrer por uma ideia, é visível a olho nu.

Não somos ricos pelo que temos, e sim pelo que não precisamos ter.

⁠O superego surge, como sabemos, a partir da identificação com o pai, considerado como um modelo. Todos os aspectos de tal identificação compõem a natureza da dessexualização ou mesmo da sublimação. Parece então que, quando uma transformação deste tipo acontece, ocorre ao mesmo tempo uma difusão instintual.

O que é um adulto? Uma criança de idade.

⁠“nossa economia enormemente produtiva exige que façamos do consumo o nosso sistema de vida, que transformemos a compra e uso de bens em rituais, que busquemos a nossa satisfação espiritual e do ego no consumo. Nós precisamos que as coisas sejam consumidas, queimadas, desgastadas, substituídas e descartadas em um ritmo cada vez mais intenso”

⁠"Vida sem tempo é tempo sem vida."

⁠O superego, portanto, é uma parte do ego que se tornou inconsciente e que usa as energias deste, a fim de bloquear os impulsos do id de modo tal, que empobreça e limite o ego.

⁠O ego tem a tarefa de fazer com que a influência do mundo exterior contrabalance o id e suas tendências, além de tentar substituir o princípio do prazer, segundo o qual o id opera, pelo de realidade. No ego, a percepção assume um papel que no id pertence ao instinto.

⁠⁠O caos que caracteriza a vida instintiva da maior parte das crianças e adultos, é produto de forças exteriores que perturbam essa harmonia.

Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro.

⁠E ele sabia também o que o velho estava pensando enquanto suas lágrimas corriam, e ele, Rieux, pensava também: que um mundo sem amor é um mundo morto e sempre chega uma hora em que se está cansado das prisões, do próprio trabalho e da devoção ao dever e tudo o que se deseja é um rosto amado, o calor e a maravilha de um coração amoroso.

⁠É no momento da desgraça que a gente se habitua à verdade, quer dizer, ao silêncio.

"A aná⁠lise é a arqueologia que a pessoa faz de si mesmo."

Quando alguém te contar o que de mal outro diz de ti, não te preocupes em refutar o que se diz, mas responde simplesmente: Quem disse isso de mim com certeza ignora os meus outros vícios, porque, de outra maneira, não se contentaria em dizer tais puerilidades.

Não te alongues a contar as tuas façanhas, nem os perigos que terás passado; não podes querer que os outros tenham tanto prazer em escutar-te como tu em contá-los.

Não te digas filósofo nunca, nem fales em máximas na presença de ignorantes, mas age de acordo com essas máximas. Assim, num banquete, não ensines como é preciso comer, mas come de maneira conveniente.

⁠Jesus não veio ao mundo fazer do pobre um rico, Ele veio ao mundo para fazer com que homens mortos vivam.

Deus não se preocupa em encher igrejas vazias, ocupa-se em encher corações vazios.