Coleção pessoal de leonardomenin
"Existem três pessoas sábias neste mundo:
A primeira, que fala sobre o conhecimento excelente que vem de Deus.
A segunda, que fala sobre a ciência e o conhecimento natural.
E a terceira, que fala sobre ideias."
"Existem três tipos de pessoas ignorantes neste mundo:
A primeira é aquela que só fala de si mesma.
A segunda é aquela que fala sobre outras pessoas.
E a terceira é aquela que fala apenas de coisas e bens materiais."
"Não existem prisões piores do que as intelectuais, as emocionais e as espirituais, pois elas submetem as pessoas ao jugo da sua opressão, que lhes rouba a paz, a fé e a esperança."
"Se você quer achar um culpado pelo seu destino desgraçado e fracassado, olhe para o seu interior e pondere sobre como você está alimentando a sua alma, sua mente e o seu espírito, pois a forma como você administra a sua vida interior será um reflexo fiel da sua vida exterior."
Jamais julgue uma pessoa pela sua aparência, mas, antes de qualquer crítica, pondere sobre as suas inclinações interiores e o que sai do âmago do seu ser. Pois ninguém pode dar o que não tem, e toda pessoa só poderá manifestar, através de suas attitudes, o reflexo de sua vida interior.
Se a ignorância é a mãe do fracasso, então seu pai é a arrogância. Quando ambos se unem em uma pessoa, temos um completo insensato e idiota.
Todo sucesso começa com a busca incessante por conhecimento e sabedoria. Ao encontrá-los, descobrimos que são eles que alimentam nossa mente, alma e espírito para nos tornarmos excelentes e eficazes em tudo o que fazemos.
"Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem."
Jesus mostrou-nos o caminho para conhecermos o verdadeiro amor: a graça redentora que flui d'Ele e transforma as nossas vidas. Na Sua cruz, Ele nos deixou o maior exemplo do que é ter um amor resiliente e doador de vida. Não podemos mensurar a magnitude desse amor perfeito, eterno e sublime que nos alcança a cada momento, transformando as nossas vidas.
Antes de julgar alguém, faça uma autoanálise. Pergunte-se se você é melhor ou pior. Se for pior, reconheça e reavalie seu julgamento. Se for melhor, use o amor e a compaixão com sabedoria e prudência. Isso o ajudará a conquistar um amigo, não um inimigo.
Quando for culpar algo ou alguém, olhe primeiro para si mesmo, pois você é o único responsável por tudo de bom e de ruim que lhe acontece. Afinal, só você pode abrir sua vida e permitir que o bem e o mal a influenciem.
Ao deixarmos de culpar o que nos cerca e assumirmos para nós a responsabilidade por tudo que ocorre em nossa vida, nos tornaremos indivíduos mais sarados, tanto emocional quanto espiritualmente. Essa condição nos permitirá, então, ajudar a nós mesmos e a todos que estão ao nosso redor.
"Ao compreendermos que nosso destino é moldado pela totalidade de nossas atitudes, pensamentos, sentimentos e palavras ditas diariamente, passaremos a valorizar muito mais tudo que nos influencia e que emitimos. Isso nos levará a ter um zelo e uma responsabilidade profundos por cada parte de nossas vidas."
Quando conhecemos as verdades de Deus, elas passam a transformar o nosso interior, trazendo o renovo espiritual e emocional que tanto precisamos. E quando começamos a andar nos seus caminhos, elas gradativamente nos libertam dos nossos traumas e complexos.
"Senhor, a Tua graça me basta."
Foi quando eu estava perdido que fui achado pela graça de Deus. Quando não havia mais esperança, ela deu um novo sentido e significado à minha vida. Mostrou-me o amor verdadeiro e lançou fora todos os medos. Revelou-me a bondade e o amor inefável de Deus, e fui transformado e restaurado em meu interior pelo poder desse amor.
A religião tenta corromper a comunhão viva e verdadeira com Deus, por meio de sua liturgia e rituais que são desprovidos de vida em si mesmos. A espiritualidade, por outro lado, acende em cada pessoa o desejo ardente e latente de conhecer a Deus em Sua essência e, assim, ser completamente transformado por Ele.
Enquanto o religioso se aproxima de Deus motivado pelo que pode receber — benefícios e soluções para seus problemas —, o espiritual o busca pelo que Ele representa. A partir desse entendimento, o espiritual almeja um contínuo crescimento em graça e sabedoria, visando ter Deus como o fundamento inabalável de sua existência.
A única segurança que temos é o amor de Deus por nós, Sua graça e misericórdia, que se renovam a cada manhã e nos permitem enxergar Sua fidelidade que nos cerca com Sua bondade eterna.
Ame, mas preveja com frequência o ódio e o desprezo.
Seja leal, mas antecipe muitas vezes a infidelidade e a traição.
Busque a paz com todos, mas espere frequentemente a falsidade, a intriga e a discórdia.
Pratique a humildade, mas esteja preparado para o orgulho, a soberba e a arrogância.
Tenha mansidão, mas conte com a agressividade e a violência.
Seja grato, mas muitas vezes receba a desonra e a ingratidão. E não se deixe vencer pelo mal, mas vença-o sempre com o bem.
"É somente ao confrontarmos nosso caos e desgraça interior, e ao contemplarmos o amor e a graça de Deus nos restaurando gradualmente, que compreendemos o valor inestimável dessas ações para nos devolver o sentido e o significado de nossas vidas."
A verdadeira sabedoria não é aquela que nos enche de conhecimento, mas sim a que nos preenche do amor, da graça e da bondade de Deus. Por essa razão, continuamente nos esvaziamos do que somos para recebermos, pela fé, tudo o que Ele é em nós.