Coleção pessoal de leonardomenin
Todo aquele que é prudente e anda nos caminhos da sabedoria divina, terá como galardão a prosperidade, a honra e uma a vida plena e abundante. Pois, com ela está o favor do Senhor e todos que dela se alimentam serão sempre bem-aventurados.
Aquele que encontra a sabedoria que vem do alto, e que está oculta em Deus, encontrará também o Seu favor e será agraciado e próspero em tudo o que fizer.
Quando temos um coração sábio, tratável e humilde, que está sempre disposto a aprender mais com seus próprios princípios, isso nos dará inteligência emocional, espiritual e capacidade intelectual para andarmos por caminhos que jamais conseguiríamos sem essas virtudes.
A sabedoria e a prudência, quando encontradas em uma pessoa quebrantada, humilde e que fundamenta sua vida em seus princípios, farão dela um manancial onde tudo prosperará e assim será bem-sucedida em tudo o que fizer.
Jesus abriu um caminho que nos era impossível trilhar.
Jesus, autor da vida e consumador da nossa fé e salvação, abriu para nós um novo e vivo caminho até Deus Pai. Antes inacessível, agora, pela graça, Ele nos dá livre acesso a uma vida em plena santidade.
Essa santidade nos possibilita uma vida abundante, longe dos caminhos destrutivos do pecado. Ele nos concedeu o direito de nos tornarmos filhos espirituais de Deus por adoção, em comunhão com Ele, por meio da nossa fé.
Quando compreendermos que o amor é o único caminho para alcançarmos a salvação e a redenção em nossas vidas, deixaremos de competir e nos uniremos em perfeita fraternidade que provêm dela, sendo lapidados e transformados uns pelos outros.
Aquele que não ama, não conhece a Deus pois Ele é amor. E o seu amor, quando é manifestado através da sua bondade, misericórdia e graça, tem o poder de transformar tudo que se expõe a ele. Portanto quem somos nós para julgar quem quer que seja, se Ele ama a todos e tudo perdoa.
Quando entendermos que o padrão de amor é a maneira como Cristo nos ama, deixaremos de julgar e criticar os erros das pessoas, sendo mais sensíveis ao sofrimento delas. Quando nos doarmos em amor, seremos transformados juntamente com elas.
Quando deixarmos todo o preconceito e discriminação de lado e estendermos a mão aos menos favorecidos em todos os sentidos, inclusive àqueles que não têm nada a nos oferecer, nos tornaremos um canal de cura e transformação na vida deles.
Quando o amor é espontâneo, sincero e verdadeiro, ele nos cativa e nos conquista. Por isso, toda expressão genuína dele nos leva a viver em novidade de vida a cada momento.
O verdadeiro amor é aquele que olha para as necessidades das pessoas, antes mesmo dos interesses pessoais e do que elas têm a nos oferecer.
Ao impor limites e ponderar cada relação com coerência, criamos harmonia e equilíbrio, estabelecendo uma realidade de respeito que promove relações duradouras."
"Ao cultivarmos uma vida emocional saudável e inteligente, aprendendo a ser menos reativos e impulsivos, onde encontramos a verdadeira paz e equilíbrio interior."
"A maneira como pensamos influencia nossas emoções, e estas, por sua vez, influenciam nossas decisões. Quando não temos domínio próprio sobre nossas emoções, nos tornamos reféns de reações impulsivas que podem nos prejudicar ao longo do tempo."
Quando nos aquietamos interiormente e compreendemos quem Deus é em nós e quem somos Nele, descobrimos que Seu poder se estende além da nossa condição humana, para a realidade espiritual da nossa fé.
"Miserável e infeliz é a pessoa que se limita a viver apenas na realidade natural, transitória e terrena, esquecendo-se de que existe uma realidade sobrenatural, onde o poder de Deus sempre dá novo sentido e significado a todas as coisas."
Quando temos uma fé sobrenatural, ativa e que agrada a Deus, podemos trazer à existência todos os nossos propósitos e desejos, desde que estejam de acordo com a Sua vontade.
"Só seremos transformados por Deus quando assumirmos a responsabilidade pelas nossas escolhas e ações, reconhecendo que muitas vezes somos os autores das nossas próprias adversidades e problemas. Essa transformação também exige que paremos de culpar o mundo exterior e as pessoas ao nosso redor."
"Deus não atende às nossas necessidades simplesmente porque existem. Ele age quando demonstramos fé Nele, uma fé que nasce da compreensão da Sua graça, que recebemos através do Espírito Santo."
"Em uma discussão, a neutralidade pode ser difícil, pois exige que tomemos posição. Contudo, podemos escolher o caminho do bem, filtrando o mal através do amor e da bondade, para que o amor prevaleça."