Coleção pessoal de leo_da_silva_alves

101 - 120 do total de 162 pensamentos na coleção de leo_da_silva_alves

Os corruptos no poder, para operarem os seus crimes, derrubam os dois pilares da democracia: manipulam a vontade de pessoas humildes e sequestram as instituições do Estado.

Participar do processo político é enfrentar o poder econômico, o exercício da mentira e a sórdida manipulação da democracia.

Fui candidato à Vice-Presidente da República para falar aos brasileiros que o dever de quem governa é trabalhar para a erradicação da miséria do povo; não é o de agradar banqueiros, garantir a fortuna dos parasitas do poder e fazer a festa dos bajuladores de plantão.

Se os advogados cumprirem o que juraram; se unirem-se em torno de uma causa chamada Brasil, devolverão à história o seu papel.

Atenção com os sapatos. Não é exagero afirmar que a apresentação de um orador pode começar pelos pés.

Deus não é o remédio que apenas se procura na hora da dor. Deus é o oxigênio das plantas, o respirar espontâneo, o pulsar permanente. Há quem viva com saúde sem remédio, mas não conheço quem viva serenamente sem Deus.

Nem as plantas resistem às energias negativas de quem vive com rancor.

Quantas pessoas saíram da sarjeta e mudaram de vida porque encontraram alguém no caminho que lhes deu um abraço, um prato de sopa e lhes chamou de irmão?

Não confunda inteligência com esperteza. O esperto é desprovido de caráter e a sua ferramenta é a manipulação do sentimento alheio.

A solidariedade entre as pessoas, a paz entre os povos e o mundo dos nossos filhos dependem dos valores éticos que semearmos agora.

É preciso cobrar ética nas eleições. Hoje, são concursos de mentira. Ganha quem mente melhor.

A falta de respeito a valores humanos – que é um compromisso ético – é o que deixa idosos, crianças e grávidas sem atendimento em hospitais onde não há lugar nem para filas.

Desmoronamento de casas nas encostas de morros, enxurradas que destroem vidas, ruas alagadas nos grandes centros urbanos e viadutos que desabam têm por causa a omissão de alguns e a ação danosa de outros. Deus só entra no drama para confortar os flagelados.

Os políticos com visão de Estado e os grupos comprometidos com o desenvolvimento, com a ética, com a erradicação da miséria, mundo afora, lutam como nunca e perdem como sempre. Não se sabe o porquê, os povos têm fascínio pela mentira.

Tenha tolerância com os que te traem, porque na verdade estão a trair a própria consciência e um dia o remorso lhes cobrará o preço; sinta pesar dos que te viram as costas, pois, fracassados nas suas ilusões, eles têm medo de enxergar a tua capacidade de triunfar sozinho.

Não podemos fazer previsão nem do passado. A própria história periodicamente passa por revisões.

O juiz que nega a rápida atenção é médico da emergência que se recusa a estancar sangramento. O magistrado que não lê os fundamentos do pedido é como o clínico que não examina o paciente; que prescreve analgésico independentemente dos sintomas; que está mais preocupado em cumprir a cota de atendimentos do que salvar vidas.

O cidadão que bate às portas do Judiciário não o faz por prazer, faz por necessidade. É como o enfermo, que não vai ao hospital por diversão: procura-o na esperança do socorro.

Advogados, a causa da pátria é a maior das nossas causas.

Defender pela voz é dar vida à causa; é lustrar o direito, geralmente escondido na frieza de papéis; é pugnar pela dignidade de alguém, com reflexo na paz do seu lar e no sorriso dos seus filhos. Esse é o combustível da advocacia oral.