Coleção pessoal de jucicastro
A inteligência sem amor, te faz perverso
A justiça sem amor, te faz implacável
A diplomacia sem amor, te faz hipócrita
O êxito sem amor, te faz arrogante
A riqueza sem amor, te faz avaro
A docilidade sem amor te faz servil
A pobreza sem amor, te faz orgulhoso
A beleza sem amor, te faz ridículo
A autoridade sem amor, te faz tirano
O trabalho sem amor, te faz escravo
A simplicidade sem amor, te deprecia
A oração sem amor, te faz introvertido
A lei sem amor, te escraviza
A política sem amor, te deixa egoísta
A fé sem amor te deixa fanático
A cruz sem amor se converte em tortura
A vida sem amor... não tem sentido
A amizade é doce, firme e leal. Ela se fortalece com o tempo e se torna duradoura! Quantas vezes você me ouve, me anima, me faz seguir em frente, participa das minhas alegrias e trata meus assuntos, como se fossem seus? Me dá conselhos que eu respeito, porque sei que são sinceros. Às vezes concordamos, em outras discordamos. Você faz parte do meu mundo! Você é alguém em quem confio e que tem todo o meu afeto e a minha amizade.
Quando dois corações se encontram...
Quando dois corações se encontram pulsam no mesmo ritmo... Quando duas almas se encontram e se reconhecem... O tempo é mera ilusão... E todo o sofrimento é um pequenino espinho no caminho...
A Saudade... A tristeza... A falta que você me faz...
Mas as alegrias simples... Como falar com você, mesmo pela internet ou telefone... Basta Falar, um oi, tudo bem? Transbordam do cálice os pequenos gestos de carinho... Que você tem para comigo movimentando turbilhões de sentimentos elevados... Que sobe as esferas mais elevadas dos céus emocionando ate os anjos do céu.
Porém... Esse momento ou encontro pode durar um segundo, um mês ou mil anos, mas será eterno em meu coração... Você me faz um bem tão intenso, que você nem imagina... Que se multiplicando por milhões, funde ao amor do Pai Celestial, objetivo dos objetivos.
Esse momento ou esse encontro pode se dar por um olhar, por carta, por telefone, pessoalmente, virtualmente e até telepaticamente... Acho (não) tenho certeza que é o que acontece com nos dois (pelo menos comigo), te amo telepaticamente, Te amo virtualmente, Te amo do fundo de minha alma. Sinto sua falta... Você nem faz ideia....
Mas o que importa, são suas ações... Seus pensamentos.... Suas palavras carinhosas... Ficarão eternamente guardadas em minha alma... Como as ondas sonoras do rádio a viajar pelo espaço infinito... Semeando... semeando... Amor... Amor... Paixão... Paixão... Saudades... Saudades... Tristezas... Tristezas... Por estar longe de você...
É uma grande felicidade você ter entrado em minha vida... Não interessa como! Você hoje faz parte da minha vida material e espiritual... Estou feliz da vida por você existir meu amorzinho do fundo do meu coração e da minha alma...
Nestes dias pensei muito em você... Queria você ao meu lado... Seus beijos... Mas nessa vida será impossível... Mas quem sabe na próxima ou quem sabe... Nesta... Não sei... Sei de uma coisa senti muita saudade... Queria falar pelo menos um oi... Já bastava, um simples oi...
Adoro-te. Adoro-te. Eternamente... Não me pergunte por quê! E nem como! Pois não sei! Só sei que te gosto muuuuiiiiitttttooooo.
NADA COMO O TEMPO
Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!
Quero apenas cinco coisas...
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.
Impossível ganhar sem saber perder
Impossível andar sem saber cair
Impossível acertar sem saber errar
Impossível viver sem saber viver
Se aprenderes a perder a cair a errar
ninguém mais o controlará
Porque o máximo que poderá acontecer
a você é cair errar e perder
E isto você já sabe
Bem aventurado aquele que já consegue
receber com a mesma naturalidade
O sucesso nunca é permanente o
fracasso nunca é total
Mas o que vale é a coragem de lutar
OFEREÇO UMA ROSA
A quem me deu perfume,
A quem me deu sentido,
A quem só me fez bem,
Ofereço uma rosa,
Aqueles que sorriram comigo,
Aqueles que comigo partilharam lágrimas
Aqueles que souberam da minha existência
Ofereço uma rosa
Aos nobres do sentir
Aos ricos do viver
Aos imperadores do amor.
Ofereço uma simples rosa
Aqueles que simplesmente foram amigos
Que ternamente fizeram do silêncio sair sons,
Que cantaram comigo,
Que me olharam, e, me sentiram
Ofereço a minha rosa,
Àqueles realmente interessantes!
( Autor desconhecido)
Felicidade não tem peso,
nem tem medida,
não pode ser comprada,
não se empresta, não se toma emprestada,
não resiste a cálculos, porque não material,
nos padrões materiais do nosso mundo.
Só pode ser legítima.
Felicidade falsa não é felicidade, é ilusão.
Mas, se eu soubesse fazer contas na medida do bem,
diria que a felicidade pode ter tamanho,
pode ser grande, pequena,
cabendo nas conchas da mão,
ou ser do tamanhão do mundo.
Felicidade é sabedoria, esperança,
vontade de ir, vontade de ficar,
presente, passado, futuro.
Felicidade é confiança:
fé e crença,trabalho e ação.
Não se pode ter pressa de ser feliz,
porque a felicidade vem devagarinho,
como quem não quer nada.
Ser feliz não depende de dinheiro,
não depende de saúde,
nem de poder.
Felicidade não é fruto da ostentação,
nem do luxo.
Felicidade é desprendimento,
não é ambição.
Só é feliz quem sabe suportar, perder,
sofrer e perdoar.
Só é feliz quem sabe, sobretudo, amar!
Amar é parar, refletir e dar atenção.
Amar é admirar as qualidades dele(a).
Amar é quase sempre ceder pela harmonia.
Amar é procurar comungar idéias.
Amar é trocar o grito pela moderação.
Amar é aceitar o mesmo programa de tv.
Amar é pedir desculpas pelos erros.
Amar é se oferecer para esfregar as costas.
Amar é ligar para o trabalho dele(a) e dizer “Eu Te Amo”
Aquilo que existe em mim, e faz parte de mim, pode ser transformado. Aquilo que é do outro, e faz parte do outro, só pode ser transformado pelo outro e será compreendido e aceito por mim, dentro dos meus limites. Posso falar ao outro como me sinto em relação ao que ele faz ou diz. Mas não tenho o poder de controlá-lo. Sou dono das minhas emoções, sensações e sentimentos. Sou dono das minhas atitudes, pensamentos e palavras. Não é coerente dizer que fiz algo com alguém só porque alguém fez outra coisa comigo. Agindo assim sou só "resposta e eco". É mais valioso optar por agir em vez de apenas reagir. É mais sensato perceber que sou senhor das minhas ações. Reconheço que as rédeas do meu destino estão em minhas mãos. E me recuso a segurar as rédeas do destino do outro. Busco o amor em sua mais bela expressão. E por isso abro mão de querer ter o controle sobre a vida do outro. Quero amar com liberdade. Quero amar com plenitude. Quero amar antes de tudo porque é bom amar.
BENDITOS
Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
PRESENTES PRA VOCÊ!
Tanto pensei que logo senti vontade de dar-lhe um presente... não só um, mas vários. Achei porém que tinha que ser algo de que você gostasse muito ou que pudesse usar em todos os lugares. Comprei SOL, CHUVA, VENTO, SORRISO e apenas 50 gramas de LÁGRIMAS. Comprei um pacote de RAZÃO para você misturar com SORRISO. Comprei SINCERIDADE para você usar sempre. Lá na loja havia um vidro enorme de COMPREENSÃO, que não estava tendo muita saída. Comprei também vidros de ROMANTISMO e GENTILEZA. Comprei pequenos pacotes de HUMILDADE juntamente com PAZ e ESPERANÇA para você usar quando achar que tudo está perdido. Comprei ainda outros pacotes contendo AMIZADE e COMPANHEIRISMO. Finalmente comprei um CORAÇÃO para que você possa guardar todos os seus presentes! E mais, com esse coração veio de brinde o AMOR para lhe renovar e trazer PROSPERIDADE, BENÇÃOS e VITÓRIAS. Ah... e não se esqueça de usar aquele pacotinho de SORRISO que lhe mandei... com ele muitas coisas boas vão lhe acontecer. Bjs.
Talvez possamos um dia nos arrepender do que fizemos...
Mas o arrependimento é sinal de que não tivemos medo de tentar...
E daí se as coisas não deram certo como deveriam...
E daí se não era bem o que queríamos?
E nossa vida segue... para tentarmos e errarmos muitas vezes...
Isso é viver e aprender.
Há sempre alguém
Há pessoas caladas que precisam de alguém para conversar.
Há pessoas tristes que precisam de alguém que as conforte.
Há pessoas tímidas que precisam de alguém que as ajude a vencer a timidez.
Há pessoas sozinhas que precisam de alguém para brincar.
Há pessoas fortes que precisam de alguém que as faça pensar na melhor maneira de usar sua força.
Há pessoas habilidosas que precisam de alguém para descobrir a melhor maneira de empregarem sua habilidade.
Há pessoas que julgam não saber fazer nada e precisam de alguém que as ajude descobrir o quanto sabem fazer.
Há pessoas apressadas que precisam de alguém para lhes mostrar tudo o que não tem tempo para ver.
Há pessoas impulsivas que precisam de alguém que as ajude a não magoar os outros.
Há pessoas que se sentem por fora e precisam de alguém que lhes mostre o caminho da entrada.
Há pessoas que dizem que não servem para nada e precisam de alguém para descobrir como sempre são importantes.
Todas essas pessoas precisam de alguém.
Talvez de você...
PEDAÇOS
Um pedaço de mim reclama tempo
para viver, outro assume a responsabilidade
e quer apenas trabalhar.
Um pedaço de mim quer viver um grande
amor, e entrega-se sem medidas, o outro tem
medo, já sofreu decepções e por ele,
nunca mais me apaixonaria.
Um pedaço de mim é brincalhão e vive
rindo, outro é triste, tem momentos de puro
isolamento,
Um pedaço de mim quer vencer, é
pura euforia, Outro quer apenas viver, deixar a
vida me levar...
Um pedaço de mim sofre com a dor
dos outros, outro quer que eu cuide apenas das
minhas dores, que não são poucas, já que vivo
em conflito...
Entre o que eu sou e o que eu gostaria
de ser, entre o que tenho e aquilo que gostaria de ter,
e, se um pedaço de mim sente-se satisfeito, o outro grita
por novidades, por consumo, por gente, por beijos
e amores inconstantes.
Nesse turbilhão, acordo todos os dias,
tentando unir esses dois lados que coexistem em
mim, e que por mais diferentes que sejam,
ainda assim, só querem mesmo,
o melhor para mim.
Hoje eu junto o ser e o querer,
o que fui e o que desejo ser, para cumprimentar
a vida, abraçar meus sonhos e pedir passagem
simplesmente para ser feliz.
Vim lhe fazer um convite.
Há um trem partindo agora para um lugar chamado Felicidade.
Já adquiri o bilhete da Alegria, quer um também?
Reservei um assento, bem ao lado da Esperança.
Ele fará, o Caminho da Fé.
E nos levará pelos montes da Confiança, prados das Virtudes, colinas da Pureza da Alma.
Atravessará as pontes e viadutos da Aventura, dos Sonhos do Contentamento.
Esse trem seguirá pela estrada da Dignidade, e nos levará sem sustos pelas veredas da Satisfação e não pegará nenhum atalho para a falsidade ou infelicidade.
O seu trilho estará apoiado sobre as vigas da Honestidade, seu rumo será do Amor, Carinho, Bem querer.
E qualquer pane que ocorra pelo caminho, terá como certo, o destino do prazer de viver.
O CONVITE FOI FEITO AGORA SÓ DEPENDE DE VOCÊ!
Amigo é aquele que não tem rosto,
tem sentimento
Amigo é aquele que não tem raça,
tem coração
Amigo é aquele que não tem preconceito
e, sim, mãos estendidas
Amigo é aquele que não tem hora
pois toda hora é hora
Amigo não tem sorriso
tem expressão
Amigo não tem beleza
tem perfeição
Amigo não é visita,
pois é sempre bem-vindo
Amigo é aquele que não tem palavras,
tem o abraço
Amigo não aponta seus defeitos,
evidencia suas qualidades
Amigo sempre lhe dá seu ombro amigo
mesmo estando precisando de um
POR QUE TE AMO
Te amo a cada letra,
a cada linha, a cada rima,
dos versos que te escrevo...
Te amo a cada som,
a cada espaço, a cada tom...
Te amo na madrugada,
no sereno, na alvorada...
Te amo ao soprar do vento,
em céu azul ou cinzento...
Te amo no perfume das flores,
no arco-íris em lindas cores...
Te amo nas ondas dos mares,
nas terras férteis, nos lugares...
Te amo no ar que respiro,
nas fontes, nos verdes montes...
Te amo num raio de sol,
na luz da lua, no arrebol...
Te amo nos rios, nas matas,
no barulho das cascatas...
Te amo numa canção,
num bailar, numa oração...
Te amo como a vida,
numa estrada colorida...
Te amo no universo,
no horizonte muito além...
Mas, pensando bem,
por que te amo ?
Não sei !
MAIS UM POUCO
Quando estiveres à beira da explosão na cólera, cala-te mais um pouco e o silêncio nos poupará enormes desgostos.
Quando fores tentado a examinar as consciências alheias, guarda os princípios do respeito e da fraternidade mais um pouco e a benevolência nos livrará de muitas complicações.
Quando o desânimo impuser a paralisação de tuas forças na tarefa a que foste chamado, prossegue agindo no dever que te cabe, exercitando a resistência mais um pouco e a obra realizada ser-nos-á bênção de luz.
Quando a revolta espicaçar-te o coração, usa a humildade e o entendimento mais um pouco e não sofreremos o remorso de haver ferido corações que devemos proteger e considerar.
Quando a lição oferecer dificuldades à tua mente, compelindo-te à desistência do progresso individual, aplica-te ao problema ou ao ensinamento mais um pouco e a solução será clara resposta à nossa expectativa.
Quando a idéia de repouso sugerir o adiamento da obra que te cabe fazer, persiste com a disciplina mais um pouco e o dever bem cumprido ser-nos-á alegria perene.
Quando o trabalho te parecer monótono e inexpressivo, guarda fidelidade aos compromissos assumidos mais um pouco e o estímulo voltará ao nosso campo de ação.
Quando a enfermidade do corpo trouxer pensamentos de inatividade, procurando imobilizar-te os braços e o coração, persevera com Jesus mais um pouco e prossegue auxiliando aos outros, agindo e servindo como puderes, porque o Divino Médico jamais nos recebe as rogativas em vão.
Em qualquer dificuldade ou impedimento, não te esqueças de usar um pouco mais de paciência, amor, renúncia e boa vontade, em favor de teu próprio bem-estar.
O segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte do aprender, imaginar, esperar e fazer mais um pouco.
SENTIMENTOS
Você algum dia já parou para pensar que as pessoas não vivem para sempre?
É... muitas vezes esquecemos disso.
E deixamos de dizer algo, pensando que existirá um depois.
Infelizmente é assim que as coisas acontecem!
Quantas vezes você já deixou de dizer algo para alguém que você gosta muito?
Dizer o quanto você admira, respeita, ama essa pessoa...
Mas por quê?
Por vergonha talvez? Ou será porque muitas vezes, achamos que podemos deixar isso para depois?
Assim os dias, meses, anos vão passando...
A vida vai passando rapidamente
E a pessoa ali do seu lado, e você sem dizer o que sente por ela...
Até que um dia, essa pessoa sai de sua vida...
Então você se lembra que tinha algo a dizer...
Agora que ela não está mais ao seu lado você se lembra,
E pensar que ela estava ali, do nosso lado o tempo todo...
Mas por algum motivo deixamos de dizer o que pensamos e sentimos.
Muitas vezes achamos que sempre teremos a chance de dizer o que sentimos...
Mas as oportunidades passam
Muitas vezes não basta demonstrar, não basta que a pessoa saiba...
Às vezes a pessoa precisa ouvir.
Ter a certeza de que você gosta dela.
Temos que aprender a parar e dizer o que sentimos,
Sem se importar com o que os outros vão pensar.
Pensar sempre, que pode não haver um amanhã.
Que pode ser a última chance que você tem para se abrir com a pessoa
Dizer o que você sente, falar que você realmente gosta da pessoa.
O amanhã, o depois é muito vago, é indefinido.
Viva o dia de hoje, valorize a pessoa hoje...
Talvez ela saia da sua vida amanha, sem que você tenha dito o quanto gosta dela!
Todos podem dizer o que sentem por alguém
Mas poucos têm a coragem de fazê-lo!
