Coleção pessoal de JPRSANTOS

81 - 100 do total de 113 pensamentos na coleção de JPRSANTOS

As pessoas que parecem monstros são apenas seres humanos cuja linguagem e comportamento às vezes nos impedem de perceber a sua natureza humana.

A Comunicação Não Violenta pode ser efetivamente aplicada em todos os níveis de comunicação e em diversas situações: relações íntimas, famílias, escolas, organizações e instituições, terapia e aconselhamento, negociações diplomáticas e comerciais, disputas e conflitos de qualquer natureza.

Para praticar a Comunicação Não Violenta é fundamental que eu seja capaz de desacelerar, de ter tempo para respirar, para passar de uma energia que eu escolhi, a outra que eu acredito de onde nós devíamos vir, e não aquela para a qual eu estava programado. Eu começo o dia com uma lembrança sobre onde eu quero estar.

Para além das ideias de certo e errado, existe um campo. Eu me encontrarei com você lá.

Quero a chuva no rosto como quem vive o calor do derradeiro lugar da vida.

Certo dia, cansei-me.
Cansei-me das máscaras e do fingimento
Cansei-me da incapacidade de alcançar a paz
Cansei-me de quem não cresceu ou amadureceu
Cansei-me da mentira e da falta de empatia
Cansei-me do não Ser e do não Melhor
Ah! Como me cansei do não saber!
Então, parti de mim.
Parti para me reencontrar longe de mim
Parti para saber outros caminhos
Parti para acolher um outro fim
Parti para longe, bem longe do julgar
Parti sem culpa ou vergonha
Parti para regressar ao Hoje
Este hoje que sou
E para onde vou.

2019, José Paulo Santos
*Poeta e Autor de Aldeias em Mim
CNV — Comunicação Não Violenta

Celebra, criança, celebra a vida hoje em ti para que esse hoje seja um amanhã como o teu Hoje!

A criança em mim deseja muito brincar com a criança em ti. Vamos procurar um recreio para elas se encontrarem?

Vamos jantar um livro
Saborear palavras
Degustar melodia
Sílaba a sílaba
Canto e poesia
Erguer a amizade
Em taças de alegria
Em pratos de harmonia
Unir a nossa voz
Não estamos sós
Unir a nossa Alma
Acendemos a chama
É festa é alegria
Esta vela que ilumina
Este fogo que dá vida
Quando um homem
Acredita na força
Da poesia!
— Vamos jantar um livro!

Os elogios convencionais muitas vezes tomam a forma de julgamentos, embora positivos, e às vezes são feitos para manipular o comportamento dos outros. A comunicação não violenta incentiva a expressão de apreciação apenas para celebração.

Nunca questione a beleza do que está a dizer, quando alguém reage com dor, julgamento ou crítica. Significa apenas que esse alguém não te ouviu.

Nós somos responsáveis ​​pelo que ouvimos as outras pessoas falar e pelos nossos atos ou ações.

Nós nunca ficamos com raiva por causa do que os outros dizem ou fazem. É o nosso pensamento que nos deixa com raiva.

À medida que vamos aprendendo a falar do coração, estaremos a mudar os hábitos de uma vida.

Não pense que o que diz é empatia. Assim que pensa que o que diz é empatia, estamos distantes do objetivo. Empatia é quando conectamos a nossa atenção, a nossa consciência, não o que falamos.

Alguém que te escute só para te escutar. Alguém que abra a Alma pura no respeito pela dor, pela simples existência do que és, do que foste, do que serias e do que nunca foste. Alguém tão capaz de ser todo o tempo do mundo por e para ti. Alguém que entenda que a dor, o sofrimento, os erros, as más escolhas, a má sorte, os males de que foste vítima são a essência da tua vida, tal como as alegrias, os sucessos e as vitórias, os sonhos e as suas realizações. Alguém que escute sem te aconselhar, sem te julgar, sem nada esperar. Alguém que seja tão sábia e saiba que a tua vida tem um valor único e absoluto. Alguém que te ame e ame dar a escuta como única e mais valiosa moeda de amor.
Alguém... de amor, só puro amor.

2019, José Paulo Santos
*Poeta e Autor de Aldeias em Mim
CNV — Comunicação Não Violenta

A violência vem da crença de que as outras pessoas causam a nossa dor e, portanto, merecem punição.

Por mais impressionados que possamos estar com os conceitos de comunicação não violenta, é somente através da prática e da aplicação diária que as nossas vidas podem ser transformadas.

A nossa mudança interior inicia quando o nosso vocabulário, as nossas frases bonitas cheias de lugares-comuns acabam. Devemos aprender novas palavras, novas respostas. Precisamos de clarificar cada sentimento e necessidade para que, dentro de nós, estejamos profundamente conscientes da nossa vida interior. O nosso vocabulário define o nosso caráter e personalidade. Palavras exatas e claras para descrever o que somos fazem de nós melhores pessoas diferentes e verdadeiras. Sem fingimentos, sem máscaras, com honestidade e clareza de espírito. Que nada do que pronunciamos se revista de violência subtil. Que a nossa empatia seja real e concreta, através da nossa capacidade de escuta e da nossa presença sincera e humana.
Fala-me das tuas necessidades e sentimentos e dir-te-ei quem és.

2019, José Paulo Santos
*Poeta e Autor de Aldeias em Mim
CNV — Comunicação Não Violenta

Quando rotulamos ou julgamos alguém ou os seus atos, estamos a realizar profecias. Se desejávamos que aquele alguém mudasse os seus atos ou palavras, corremos o risco de perpetuar aqueles mesmos gestos ou atitudes. As pessoas acabam por se tornar aquilo que ajuizamos sobre elas. Um aluno ou uma pessoa rotulada como “mau” revelará e manterá esse mesmo comportamento negativo, aos olhos dos outros.
Somos os profetas do mal, porque acreditamos nele e somos peritos em avaliar, em julgar, em condenar e punir, ao invés de criar melhores relações e de contribuir para a mudança do mundo.

2019, José Paulo Santos
Comunicação Não Violenta