Coleção pessoal de Irarodrigues

261 - 280 do total de 392 pensamentos na coleção de Irarodrigues

⁠O MUNDO É O MESMO
Quem muda são as pessoas
Alguns se matando
A droga consumindo
E a culpa é do mundo.

Não culpe pelos seus atos
Das injustiças terríveis
Talvez pela sua criação
Viver bem é uma opção.

Curta cada fase da vida
E não se esqueça jamais
Que o importante é a paz.

Se ame muito mais
Lembre-se Deus é essencial
Ter fé é o principal.

Irá Rodrigues


FÊNIX DA POESIA
Dormirei em lençóis de rosas
Só o vento a murmurar
Em campos orvalhados
Ficarei a te esperar.

Se um dia não mais te encontrar
Ressurgirei numa nova vida
Por enquanto em campos de relva
Ficarei adormecida.

Não levarei mágoas nem dores
Nos meus sonhos adormecidos
Serei pássaro flutuando em flores.

Serei a certeza de cada dia
Minh’ alma renascerá
Como a Fênix da Poesia.

Irá Rodrigues-


QUANDO...
...a tristeza ameaça chegar
Imploro ao vento
Que leve para bem longe
Esse triste pensamento.
Os momentos vividos
Traz as cores da tristeza
Parece que varre a alegria
Enchendo de malvadeza.
Momentos trajados de saudade
Um passado que vem lentamente
Pedindo para retornar
Aquele tempo tão contente.
Que nada de ruim acontecia
A vida era cheia de magia
Hoje o peso da amargura
Tristeza que contagia.
Irá Rodrigues


RESPEITO
Não se compra na feira
Não se encomenda no mercado
Nem tão pouco se esquece por ai
Ser gentil é ser educado...
E ai vem aqui e me diz
Que ato você fez hoje?
Disse bom dia agradeceu
Ou simplesmente se esqueceu...
Gentileza é um ensinamento
Que vem dos avós dos pais
Ser educado não custa nada
Tenta entender isso nos satisfaz...
Gentileza gera gentileza
Entrelaça sonhos e atos
Faz renascer a sementinha da esperança
Seja adulto, ou seja, criança...
Agradeça sempre
Ajude para ser ajudado
Vamos semear a gentileza
É tão significativo ser educado...
Irá Rodrigues
Santo Estevão - BA – Brasil

⁠TODO MUNDO TEVE UM
Amigo que sente saudades
Muitos anos sem se ver
Imaginando as brincadeiras
Tive amigos de verdade.
Gostavam de viver sonhando
O que iriam ser quando cresce
Sonho de criança era tão bom
Mas o tempo foi passando.
De noite era hora de brincar
Esquecia até as horas
Inventavam tantas estripulias
Ai se eu pudesse voltar.
Nunca existiam canseiras
Naquela turminha animada
Faziam da vida um castelo
Eram tantas brincadeiras.
Hoje lembro com saudade
Nossa amizade era coisa seria
Todos os dias nos encontrávamos
Amizade assim dura além da eternidade.
Autoria-Irá Rodrigues

⁠ERA NOITE
Hora de olhar a lua
Ficar boba em imaginar
O que existe por lá...
E com esse espetáculo lindo
Ficar sonhando acordada
Assim meio abobalhada...
Como linda és tu ó lua misteriosa
Com intervenção do eclipse
Não perdes a tua beleza
Continua radiosa...
Quanto mistério mora ali
Aonde só os sonhas possam ir
Melhor admirar encantada
Lua bela enamorada...
E deixar o pensamento fluir
Traçar versos se conseguir
É tanta beleza sem explicação
Que embaralha a imaginação...
Ontem você estava iluminada
Com seu manto de prata
Deixando os olhos encantados
E corações apaixonados...
E de repente a invasão
O eclipse foi se formando
O brilho da lua se apagando
Até que houve a fusão...


TERCEIRA IDADE
É a fase da sabedoria
Das experiências
Uma vida que merece
Viver com alegria.
Que importa a idade
Se chegamos até aqui
Isso é um presente
Viver com felicidade.
Então vamos nos animar
E viver a melhor das estações
Das historias lindas
Para poder contar.
Nossa idade é como a flor
Mas, é preciso acreditar
Jamais se lamentar
Desabrocha com amor.
Só não desacreditar
Nem deixar a mente vazia
Somos capazes
Precisamos nos ocupar.
Então vamos viver
Aproveitar a terceira idade
Com fé e tranquilidade.
Irá Rodrigues


UM DIA
Vou escrever a minha história
Desvendar mil segredos
Em versos inacabados
Vivem camuflados.
Nesse dia olharei no espelho
E com certeza direi
Aqui deixo um pouco de mim
E tudo de que sonhei.
Irá Rodrigues

⁠ASSIM ACORDOU O DIA
Foi a maior confusão, o Sol na maior preguiça continuava escondido, o galo nem apareceu para dar bom dia. A Lua bocejando foi se afastando, em fronhas de linho se deitou deixando o dia na escuridão.
As estrelinhas que a tudo observava deitadas em suas caminhas de nuvens flutuantes, nada entendiam; - Alguém sabe ai embaixo o que aconteceu? Perguntou uma das estrelinhas lá bem do alto.
- O relógio do Sol se atrasou a Lua com certeza acelerou os ponteiros do seu tempo e cansada de brilhar foi se recolher. Respondeu a estrela mãe.
A Lua sonolenta respondeu:
- Nada disso linda estrelinha, eu fui me recolher na hora certa, agora cabe ao majestoso Sol clarear o dia e o galo despertar a floresta.
Enquanto isso, na floresta os bichinhos estavam assustados, nem a coruja saiu da sua casa. Flores confabulavam sem entender aquele atraso, estavam com frio e precisavam da luz do Sol para se aquecer.
O beija-flor, sentindo falta de perambular entre flores, resolveu ir falar com a fadinha cor-de-rosa:
- Amiga fadinha todos os bichos querem uma explicação do que está acontecendo. Nem o galo acordou para dar bom dia com seu canto estridente, os passarinhos ainda dormem encolhidos nos galhos.
A fadinha pediu que esperasse e partiu em disparada seguida por milhares de vaga-lumes que deixavam o caminho iluminado.
Pouco tempo depois ela voltava sorrindo:
- Calma meu pequeno beija-flor, corra avise a todos que está sendo resolvido, o relógio do Sol quebrou a corda, o relojoeiro demorou a consertar deixando o Sol impaciente.
- Veja! É o olho do Sol clareando o dia gritou a fadinha e logo o galo das campinas abriu o bico despertando todos que ainda estavam recolhidos em suas tocas, em suas casas, em seus ninhos.
E assim o dia acordou...
Autoria- Irá Rodrigues


PENSA NAQUELE ABRAÇO
Assim bem apertadinho
Que traz conforto pra alma
Apenas um toque e acalma
Quando é dado com carinho...
Pensa naquele abraço
Que afaga os pensamentos
Esquecem-se os sentimentos
Aquele que preenche todo espaço...
Assim é o abraço que queremos receber
Por enquanto só pode ser virtual
Um abraço bem legal
Eu juro que irei devolver.
autoria- Irá Rodrigues


BRISA DA PRIMAVERA
Vem com esse cheirinho agradável
Sacode gotas de orvalho
Balança flores- espalha perfume
Desperta o sabiá no galho.
A brisa passa sorrindo
Assanha as borboletinhas
Varre o chão leva folhas
Desnuda as formiguinhas.
É a brisa da primavera
A natureza enobrece
A rosa feliz agradece.
Cores pra todo lado
O jardim em transformação
Aplaudindo a nova estação.
Autoria- Irá Rodrigues


MANHÃ DE PRIMAVERA
Falar do girassol
Que traz felicidade
Transmite energia
Buscando a luz do Sol.
Sua cor tem vitalidade
É a flor do entusiasmo
Ela representa altives
E muita lealdade.
Sua beleza e exuberância
Encanta a natureza
Com a sua elegância.
Num giro procura o dia
Busca a luz do sol
Essa força que irradia.
Irá Rodrigues-

⁠SAUDADE
Vejo morrer a esperança
De ver tudo de novo
A casa dos meus sonhos
Minha vida de criança.
Saudade das brincadeiras
Das tarde no avarandado
Onde era gostoso sentar
Quantas coisas verdadeiras.
A casa das minhas memórias
Destruíram sem piedade
Nem um tijolo sobrou
Para se contar histórias.
Lembro até das chineladas
Quando eu aprontava
Tenho até saudades
Das mão inchadas.
De tudo restou a saudade
Cada canto ali é uma lembrança
Hoje tudo ficou estranho
Foi destruído por maldade.
Autoria- Irá Rodrigues


DESPEDINDO DE AGOSTO
Mês de muitos mistérios
Alguns dizem ter medo
Eu só tenho que agradecer
Coisas boas para dizer.
Agosto é mês do friozinho
No aconchego do inverno
Onde sementes adormecidas
Esperam para serem colhidas.
É meu mês abençoado
É quando o nosso Deus
Prepara a natureza
Para desabrochar a beleza.
Só quem vive os agostos
É merecedor da primavera
Com arrebentação das cores
Vindo em forma de flores.
Irá Rodrigues
Stº Estevão-BA

MOMENTOS

Vivemos de momentos interrompidos
Desejos sem nenhuma solução
Às vezes cruéis machucam o coração
Alguns se passam despercebidos.

Quantos momentos choramos
Sem motivo e sem razão
Momento de pura desilusão
Em busca do que procuramos...

Talvez algo que um dia se perdeu
Ou que nunca se teve de verdade
Um momento triste ou de felicidade
Rabisco da memoria que se esqueceu.



Autoria- Irá Rodrigues
Santo Estevão-Bahia


UM POUCO DE MIM
A minha poesia é um pouco de mim ou pura imaginação. Às vezes misturo o romantismo com solidão, viajo nos sonhos escrevo como real. Faço uma mistura de fatos com ficção, derramo lágrimas pincelo com gargalhadas.
Sou meio sonhadora daquele tipo pé no chão, formada em geografia dediquei muitos anos da minha vida a minha profissão a qual exerci com carinho. Mas sempre encontrava tempo e inspiração para rabiscar minha poesia, meus contos e neles viajar além da imaginação que só um poeta entende esse devaneio.
Gosto de falar de natureza de simplicidade, às vezes triste outras transbordando de alegria, assim eu vou rabiscando e espalhando por esse mundo e que Deus me conceda o direito de continuar escrevendo para que eu possa mostrar o que sempre salta do fundo do meu coração...

⁠ SILÊNCIO
Só eu e o mar
Quero o silêncio
Rever meus pensamentos
Ouvir a minha alma
Escutar conselhos.
Quero apenas um segundo
Para entender
Essa bagunça do pensamento
A alma inquieta
Às vezes tento entender
Esse mundo desconexo
Onde tudo não tem nexo
Nem tão pouco a explicação...
Autoria Irá Rodrigues


ASSIM FIQUEI SABENDO PARA MEU ANIVERSARIO
Que era uma tarde do mês de agosto
21 era a data marcada
Eu cheguei sem entender nada
Já trazia a pureza no rosto...
Dizem ser uma tarde quente
Daquelas sem explicação
Talvez alguma aflição
Ao ver tão pequenina inocente.
Vim das alturas celestiais
Segunda filha recebida com amor e ternura
Pelos braços dos meus pais.
Esse amor tão pouco durou
Minha mãe foi por Deus convocada
E logo a menina ela deixou...
Ira rodrigues


SONETO DA PAZ
Bendita seja a oração
Palavras que nos traz
Ouvindo com o coração
Trazendo a nossa paz.
Esse nobre sentimento
Embevecido na canção
Eleva a alma e o coração
Ao Senhor pedimos proteção.
Queremos paz e harmonia
Em nosso interior
Com fé em Nosso Senhor.
Esse amor que traz energia
Enviado por Jesus
Nosso guia e nossa luz...
Irá Rodrigues
Santo Estevão-BA


SONETO DE LEMBRANÇAS
Descrevendo o passado
De tudo que foi vivido
Que nada seja esquecido
Tudo será lembrado.
Talvez numa simples poesia
Deixando tudo guardado
Quem sabe se algum dia
Conheçam o meu passado.
Cada canto tinha sabor
Trazia aquele cheiro
Como se fosse flor.
Tudo está tão ausente
Mas nada será esquecido
Fica guardado na mente.
Irá Rodrigues
Santo Estevão-BA