Coleção pessoal de Helder-DUARTE

101 - 120 do total de 780 pensamentos na coleção de Helder-DUARTE

E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

⁠Amemos


Os judeus não aceitam Jesus Cristo como seu salvador, porque infelizmente a visão que têm de Jesus Cristo é uma visão romana. Ou seja para eles o cristianismo tem todo uma base romana. No ano 70 foram os romanos que destruíram o templo em Jerusalém, sendo também os causadores da dispersão judaica, pois que Israel neste contexto acabou como nação, tendo o povo judeu sido espalhado por todos os países naquela altura. Depois gerou-se um antissemitismo contra Israel. O povo de Israel era e foi odiado como sendo um povo maldito. O próprio Jesus Cristo para eles era como que romano. Na idade Média foram odiados pelos líderes católicos romanos , que diziam e afirmavam que tinha sido o povo judeu que matou Jesus Cristo. A igreja católica Romana afirmou mesmo, que os judeus faziam judiarias (maldades) e por isso devia-se odia-los. Também depois com inquisição, obrigavam os judeus a converterem-se ao catolicismo, ou então eram mortos, por este repugnante tribunal. Afinal fizeram com os judeus coisas terríveis, que levou os judeus a repugnar os cristãos. Depois os protestantes, (incluindo o próprio Lutero rejeitava os judeus) alguns protestantes eram antissemitas. Mas a visão clara que devemos de ter com este povo, deve ser uma visão de compaixão por este povo. É isso que a Bíblia nos ensina na carta aos romanos. Paulo diz que devemos ser gratos a este povo, pois que deste povo, para nós veio: A Bíblia, evangelho, salvação e o próprio Salvador Jesus Cristo. Depois Jesus Cristo nos ensina, "que a salvação veio dos judeus". Então sejamos pessoas que amam Israel e façamos tudo o que seja possível para que este povo se volte para Jesus Cristo. Mesmo que eles tenham feito algo de errado, no princípio da igreja. Afinal, não foram os judeus de hoje que fizeram isso. Amemos todos os povos e falemos de Jesus Cristo!

⁠Deus e o Homem

A diferença entre Deus e o homem, é esta. Deus é Santo ( não erra; não faz o mal; não erra nos seus juízos). Já o homem erra sempre (peca sempre); precisa de Deus para ter vida (salvação, vida eterna). Deus é amor, mas é justiça também. Deus é o criador. O homem é criatura, que perdeu a vida, por ter pecado. Deus é maior que a eternidade.

O homem precisa de Deus para ter vida. Pois o homem natural não ama, mas só tem maldade no coração. Bendito seja Deus eternamente, que salvou o homem, com a morte de Jesus Cristo no calvário. Foi a obra que hoje todos os anjos e todo o universo, dão valor. Se o ato de criar foi lindo, o ato de Jesus salvar não foi menor.

Toda a glória ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e ao nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

⁠Falsos Mestres


A epístola de Judas, toca num assunto, os "Falsos Mestres". Estes falsos mestres, existem na igreja e no mundo. Alguns são aqueles que apostataram da fé, dando origem a heresias e falsidades.

Esses negam ao Senhor Jesus Cristo e já não acreditam nele. Alguns não acreditam nele, conforme foi pregado no princípio. Nos nossos dias atrevem-se alguns destes falsos ensinadores, a dizer que Jesus Cristo não vive; Nem vem outra vez; pois já há dois mil anos que ele veio; mas nunca mais voltou; dizem eles que esta doutrina foi inventada e que enfim, não passa de um mito lendário.

Também dizem que Jesus Cristo não ressuscitou "convertem em dissolução, a graça de Deus"! Hoje alguns destes estão em algumas igrejas, sendo mesmo até doutores das escrituras. Não têm amor no coração, para com os bons.

O Senhor salvou um povo do Egito, mas depois destruiu os que não creram nele. Os incrédulos e os Blasfemos foram destruídos. Assim vai Deus fazer também com estes religiosos dos nossos dias.

Assim com os anjos que pecaram (anjos caídos), Deus os encerrou em prisões eternas de escuridão. Assim como Sodoma e Gomorra, sofreram a pena de fogo ❤️‍🔥 eterno. Estes "Falsos Mestres" dizem mal de tudo o que não entendem. E mesmo daquilo que entendem de modo natural, blasfemam e dizem mal.

Alguns digo são "pastores que se apascentam a si mesmo; Não têm fé nenhuma, não acreditam vem Deus; Muitos praticam a Maçonaria. Destes falou Enoque (o sétimo depois de Adão), " eis que vem o Senhor com milhares dos seus santos " , para fazer juízo contra todos os ímpios, que falaram mal dele. Estes são bajuladores, que bajulam as pessoas por interesse.

Os "santos devem ter em atenção, que estes estão nas igrejas hoje. Mas nós não vamos olhar para as suas falsidades. Mas de todo, vamos atentar para o " Poder de Deus" (Evangelho verdadeiro), esperando do céu a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, que já está vindo. Amém.

Não ponham a vossa esperança em algum político! Não há mesmo nenhuma esperança em qualquer um deles. Nem nos de esquerda, nem dos de direita. Ponham a vossa esperança em Deus. Ninguém se iluda com ninguém. Nunca vai haver qualquer paz com os homens.

Não passa tudo de um engano. Nem Comunismo nem Capitalismo é a solução para o mundo. Nem mesmo cristianismo dos homens. Nem Ellen White. Nem papa. Nem homem algum.

Só Jesus Cristo é a solução para o homem, para o mundo. Mas só para os que creiem nele.

Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.
Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso;
Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso,
E vós de Cristo, e Cristo de Deus.

Congregai-vos, sim, congregai-vos, ó nação não desejável;
Antes que o decreto produza o seu efeito, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós o furor da ira do Senhor, antes que venha sobre vós o dia da ira do Senhor.
Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do Senhor.
Porque Gaza será desamparada, e Ascalom assolada; Asdode ao meio-dia será expelida, e Ecrom será desarraigada.
Ai dos habitantes da costa do mar, a nação dos quereteus! A palavra do Senhor será contra vós, ó Canaã, terra dos filisteus; e eu vos destruirei, até que não haja morador.
E a costa do mar será de pastos e cabanas para os pastores, e currais para os rebanhos.
E será a costa para o restante da casa de Judá; ali apascentarão os seus rebanhos; de tarde se deitarão nas casas de Ascalom; porque o Senhor seu Deus os visitará, e os fará tornar do seu cativeiro.
Eu ouvi o escárnio de Moabe, e as injuriosas palavras dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo.
Portanto, tão certo como eu vivo, diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra, campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá.
Isso terão em recompensa da sua soberba, porque escarneceram, e se engrandeceram contra o povo do Senhor dos Exércitos.
O Senhor será terrível para eles, porque emagrecerá todos os deuses da terra; e todos virão adorá-lo, cada um desde o seu lugar, de todas as ilhas dos gentios.

Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.
O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.
Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira.
Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países.
Beberá do ribeiro no caminho, por isso exaltará a cabeça.

E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito.
E não terá respeito ao Deus de seus pais, nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá.
Mas em seu lugar honrará a um deus das forças; e a um deus a quem seus pais não conheceram honrará com ouro, e com prata, e com pedras preciosas, e com coisas agradáveis.
Com o auxílio de um deus estranho agirá contra as poderosas fortalezas; aos que o reconhecerem multiplicará a honra, e os fará reinar sobre muitos, e repartirá a terra por preço.
E, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele, e o rei do norte se levantará contra ele com carros, e com cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nas suas terras e as inundará, e passará.
E entrará na terra gloriosa, e muitos países cairão, mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom.
E estenderá a sua mão contra os países, e a terra do Egito não escapará.
E apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egito; e os líbios e os etíopes o seguirão.
Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.
E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso; mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra.

E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.
Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um deste lado, à beira do rio, e o outro do outro lado, à beira do rio.
E ele disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Quando será o fim destas maravilhas?
E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas.
Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?
E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.
Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.
E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.
Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.

E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.
E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.
E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Se alguém tem ouvidos, ouça.
Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.
E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.
E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.
E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

⁠Vejam só o que foi noticiado. Já se pode ter a carta de condução e o cartão de cidadão no telemóvel. Todo o mundo está vendo isto como sendo bom. Será quem é mesmo bom? Ou depois virá outra realidade? O tempo o dirá!

⁠Bajulação é pecado.Tanto para quem bajula como para o que é bajulado. Os amigos dos amigos gostam de fazer isso. São os amigos por interesse. Há crentes no Facebook que não passam de bajuladores interesseiros. Mas também há os que amam ser bajulados. São todos eles os "meninos bonitos"! Tudo isto é o mesmo que lisonjear.

⁠A verdade de Deus

Não somos contra Deus. Mas sempre a favor do "Todo poderoso"! Mas daí sermos a favor de toda e qualquer religião, não o somos mesmo. Somos a favor da verdade teológica e não embarcamos em qualquer filosofia de vida, ou mesmo religiosa.

Devemos ter alguma regra na nossa fé. A regra são as "escrituras sagradas". Conduzimos a nossa fé pelo: Velho Testamento ou Torah e pelo Novo Testamento ( evangelhos, epístolas e Apocalipse). A nossa fé está fundamentada no "Poder de Deus" e não no " Poder humano". Cremos em Deus triúno ( Pai, Filho, Espírito Santo). Deus está revelado em toda a Escritura Sagrada (Bíblia). A pessoa que nos revela este Deus é a pessoa de Jesus Cristo. Ele é um com o Pai e com o Espírito Santo. Em toda a Bíblia a pessoa principal é Jesus Cristo. Nas duas Alianças, encontramos esta pessoa em destaque.

Jesus Cristo é Deus ou seja Filho de Deus. A grande verdade em toda a Bíblia é que só há Salvação para o homem na pessoa de Jesus Cristo. Só há redenção para o homem em Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para nossa justificação. Assim este é o caminho para a verdadeira libertação do pecado humano. O Senhor veio, é e virá outra vez para reinar eternamente.

Ele é a verdade das verdades. Não há outra verdade como Jesus Cristo que foi gerado (veio ao mundo). Não foi criado, mas é o criador de tudo o que foi criado. Sim ele é a origem de tudo o que foi criado quer no Céu quer na terra. Ele é o criador de todo o domínio e poder. Criador de toda a força do universo. Ele com Deus é o próprio Deus, eterno não finito.

A Bíblia como regra de fé, condena toda a força ou poder humano que não está em Deus. Toda a inverdade dos homens cai diante Deus e diante a "Palavra de Deus". Toda a religião falsa que não tem como fundamento (Deus) ou Jesus Cristo cai perante a realidade divina. A Bíblia condena uma religião judaica falsa, cujo sistema é denunciado pelos profetas. Um sistema religioso falso em todo o Velho Testamento é denunciado como tal. Só Deus é o salvador do homem e não a religião do homem.

No Novo Testamento temos esta denúncia também. Mais uma vez é denunciado o sistema religioso judaico, tanto pelos Apóstolos , como pelo Senhor Jesus Cristo. Mas não só a falsa religião judaica é denunciada, como também toda a religião falsa a nível mundial. Não verdade diz a Bíblia, os "deuses" das nações vão acabar perante a vinda de Jesus Cristo, o Senhor. No dia do Senhor, só Deus será exaltado, naquele dia. Todo e qualquer sistema humano cairá. Só o sistema Divino permanecerá.

Assim sendo toda a área do pensamento humano nos seus valores humanos (políticos, culturais e religiosos), cairá. Só o Senhor é Deus, naquele dia. Todos os paganismos, mesmo todo o cristianismo humano cairão. Haverá então nesse dia uma verdadeira Teocracia eterna. A verdadeira fé, não está fundamentada em líderes religiosos, mas sim em Jesus Cristo. Ele é a "Pedra de Esquina" da igreja (Corpo de Cristo). Só ele vai receber toda adoração com Deus, para todo o sempre.

⁠Quem criou Deus? Ninguém o criou. Deus é antes de tudo. Simplesmente Deus é. Deus não existe. Mas Deus é antes do tempo, antes mesmo que a eternidade.

Nós somos finitos. Deus é sempre. Deus é maior que a eternidade. Deus não pode ser entendido por nós seres humanos. Deus nunca erra. Pois é a verdade.Deus sempre foi, é e será sendo.

⁠Na verdade digo diante do Senhor Deus. Enquanto Deus me der toda a força, não cessarei de anunciar todo o "Recado de Deus".

Digo-o diante das Potestades e diante dos poderes deste mundo.

Dos poderes religiosos, em frente deles, também o digo.

Que assim seja. Amém 🙏 🙌.

⁠Os arrogantes vão ser humilhados diante do "Poder de Deus". Também os imorais, injustos, agnósticos e ateus. E todos os blasfemos de Deus.

Os vaidosos, os políticos incrédulos.

Que antes do juízo de Deus todos se possam arrepender. Caso contrário vão ter a sua condenação.

Há quem diga que a Bíblia é falsa. Argumentam desta e daquela maneira contra a Bíblia. Mas tudo é em vão. Aí deles.

⁠Cada um acredita no que quer. Mas eu acredito no Dilúvio. Deus é verdadeiro. O homem é falso. Dizem "Não pode ter acontecido... Não pode ter sido assim...". Mas os que dizem isso nada sabem. O Dilúvio aconteceu mesmo. Depois tem acontecido outros Juízos de Deus, como "Sodoma e Gomorra" e o juízo sobre as nações, que foram destruídas pelo Povo de Israel.

No futuro vai acontecer outro Juízo de Deus, com a vinda de Jesus Cristo. O mundo acabará em fogo. Amém.

⁠Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,
Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.