Coleção pessoal de Helder-DUARTE
Aí de mim!
Em nada me devo gloriar. Nem numa não queda. Pois quando dou por mim, já me acho caído. Aí De mim se não fosse Deus! Meu amigo!
Eu Sou
Deus é santo! É o princípio e o fim! O que significa que é Criador; não existe ou foi criado; ele é incriado; nunca algo o criou; nada, nem ninguém lhe deu origem.Ele sim originou toda a criação. Ele é a verdade, não criou nenhuma religião. Todas as religiões foram criadas pelos homens! Todas mesmo. Porém ele deu a verdade aos homens! No princípio era o Verbo ou logos! Não foi religião mas a verdade criadora. Podemos lhe chamar evangelho ou poder de Deus! E muito mais há ainda a dizer! Ele é o "Eu Sou"!
Os Hebreus
Os Hebreus com Moisés e Josué, não foram iguais aos outros povos que existiam em toda a terra. Os Hebreus não foram como os outros povos que conquistaram a terra uns aos outros. Era um povo diferente. Quem lhes deu as terras que adquiriram, foi Deus e não eles o conseguiram pela sua força.
Antes de tudo os povos dos cananeus e outros povos, eram malditos diante de Deus. Assim como Deus mandou um dilúvio sobre as nações antigas. No tempo de Moisés Deus também tinha um plano de destruir estes povos: Amorréus e Jebuseus. Também havia gigantes, que existiram até ao tempo do rei David. Neste caso eram os filhos de Henaque ou Enaquins.
Não eram os Hebreus que os atacavam, mas sim estes povos vinham sobre o povo do Senhor. Ai os Hebreus, numa atitude de defesa, sempre agiam e conquistavam os seus inimigos. Veja-se o caso de Jericó. Quem começou a batalha? Foram os habitantes de Jericó. Depois Deus deu a vitória, com métodos próprios. Até que os muros da cidade caíram. Os Gibeonitas, com medo dos Hebreus, fizeram um acordo com Israel. Fizeram os Hebreus fazer um juramento, que Israel jamais pode anular, sem que assim os podesse destruir.
Foi Deus que deu todas as terras a Israel. Isto ainda em uma promessa feita a Abraão. Através de Israel Deus fez a sua vontade sobre a destruição das ímpias nações de Canaã. Hoje é a mesma coisa em relação a Israel. Deus abençoou este povo, que jamais alguém destruirá.
Eternidade
Oiço falar tantos sábios, sobre tantos temas! Tanta sabedoria! Tanta ciência, tanta teologia! Tanto saber! Mas que valor tem este conhecimento? Acaso leva o homem à eternidade? Era bom que todos os seres humanos buscassem só um saber. Que é o conhecimento de Deus. Pois tal saber leva o homem à vida eterna!
Portugal
No ano 711 entram, pelo estreito de Gibraltar, os Berberes do norte de África, entram na Península Ibérica. Eles vinham comandados por Tarique. Assim os defensores do Islamismo entraram em toda a Espanha, onde o Apóstolo Paulo tinha estado no primeiro século da era cristã. Os reinos dos Visigodos, que existiam, foram abalados, com a entrada deste povo Muçulmano.
Foi neste contexto que se formou Portugal. Pois o Rei de Leão, pediu ajuda à França. Que enviou 2 cavaleiros Franceses à Espanha por volta do fim do século XI. Foram eles os cruzados: Conde D. Raimundo e o Conde D. Henrique. Afonso VI de Leão recompensou, estes dois Templários do seguinte modo: a Henrique de Borgonha deu sua filha, Dona Teresa por mulher e um reino a sul da Galiza, Reino de Portucalen. Ao Conde D. Raimundo, deu em casamento, sua filha Dona Urraca e parte do território da Galiza.
O Conde D. Henrique foi pai do príncipe Afonso Henriques, filho Dona Teresa. Morrendo D. Henrique de Borgonha. Ficou como regente do reino de Portucalen, Dona Teresa. Dona Teresa, sempre fez tudo para tornar o reino de Portucalen fazendo parte do reino de Leão. Já seu filho Afonso Henriques, seguiu a política de seu pai, ( Tornar Portucalen independente de Leão). Assim sendo, com o Apoio da Nobreza de Portucalen, no ano 1128, avança numa batalha contra sua mãe. Depois de ganhar esta batalha ( Batalha de São Mamede), aos poucos, vai tornando Portucalen cada vez mais independente. Assim nasceu Portugal, neste processo de reconquista cristã aos mouros. A reconquista tinha sido iniciada por Plágio, apartir das Astúrias.
Apóstolo
Apóstolo, hoje qualquer um é consagrado a Apóstolo. Mas será isto correto? Não! Nem sempre é correto! Para ser consagrado a Apóstolo, tem que ser uma pessoa que tenha na realidade uma incomum experiência com Deus. Isto pode acontecer com efeito. Ou seja algumas consagrações podem estar corretas. Mas não todas! Para que um homem seja apóstolo, ele tem ter tido um encontro real com Deus, ou uma experiência real com Deus. Vejamos o exemplo do Apóstolo Paulo. Ele foi chamado Apóstolo, da parte de Deus e não dos homens. Portanto é assim que tem que ser e não de outro modo!
Jerusalém
No tempo de Abraão, depois da batalha contra os reis que tomaram Sodoma, e levaram consigo Lot. Nesse tempo veio um homem, chamado Melquisedeque, que era Sacerdote do Deus Altíssimo. Ele veio e abençoou Abraão, " Servo do Deus Altíssimo"! Tal era a posição deste homem, que Abraão se humilhou perante ele lhe deu o dízimo do despojo da batalha contra os reis.
Este é uma figura misteriosa, que era rei de Salem. Ele volta a ser nomeado no salmo messiânico 110. E em Hebreus diz que efetivamente ele nem " Não Teve princípio de dias, nem fim de Dias". Ele é um "tipo" de Jesus Cristo. Segundo o salmo 110 e Hebreus. Jesus Cristo é sumo sacerdote, segundo a "Ordem de
Melquisedeque" e não segundo o ordem de "Levi". Ou seja Jesus Cristo é eterno sumo sacerdote, segundo a tribo de Judá. Está vivo eternamente, permanecendo para todo o sempre sumo Sacerdote.
Este Melquisedeque, ainda que se diga muito sobre ele, não se sabe quem era. Era semelhante ao filho de Deus. Aparece no tempo de Abraão, mas não se sabe quem era. Nem se fala da sua origem nem do seu fim. Possivelmente como Enoque, Elias, foi arrebatado ao céu, já que não se fala da sua morte.
Rei de Salém ou Jerusalém, (Que não se sabe porquê, só no tempo de Josué, voltou a ser conquistada, por Josué, quando este conquistou as terras do Norte). Compreende -se assim. Que está cidade, dificilmente se mantinha nas mãos do povo de Deus. Depois no tempo dos juízes, os Hebreus voltaram a conquistar Jerusalém no capítulo 1:8 de juízes. Jerusalém voltou a ser conquistada no reinado de David, 2 Samuel 5:1-10. Jerusalém, foi tomada por Nabucodonosor, no tempo do rei Zedequias. No império persa Zorobabel, Neemias e Esdras, voltaram a edificar os Muros de Jerusalém e o templo. Depois temos a revolta dos Macabeus, império Grego, império romano que destrói o templo no ano 70, Depois também o império Bizantino, Otomano. Jerusalém a cidade de David, pouco ou nenhum tempo se mantém nas mãos dos Hebreus. A não ser depois de 1948 e no tempo do presidente Trump, quando ele diz que Jerusalém é a capital eterna de Israel. Ele transferiu para Jerusalém a embaixada dos Estados Unidos da América. Mas a guerra continua. Quem possuir Jerusalém, possui o mundo. Segundo a profecia esta cidade será conquistada por o seu rei e sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, Jesus Cristo. Diz o profeta Zacarias nos capítulos 12-14. Naquele dia " Estarão os seus pés, no Monte das Oliveiras"! E mais ... " O Senhor será rei de toda a terra"!
Escatologia
Isto de Escatologia tem muito que se diga! E não podemos andar para aí a dizer o que não temos a certeza! Reino dos céus e reino de Deus! Face ao uso das expressões, não podemos concluir que se refira a duas realidades distintas! Não temos base bíblica para fazer isso.
Quanto a milénio, será assim tendo em conta que a igreja é arrebatada, antes ou no meio da grande tribulação. No capítulo 19 de Apocalipse, Jesus Cristo vem com a igreja, para reinar e vencer a besta. Esses crentes foram ressuscitados e arrebatados vivos ao céu. Portanto têm corpos glorificados. Também existem outros crentes salvos e mortos durante a grande tribulação, que ressuscitarão Apocalipse 20:4 e terão conforme os que vieram com Jesus Cristo, corpos glorificados. E todos os que têm corpos glorificados reinarão mil anos com Jesus Cristo, sobre as nações.
Aqui como diz Zacarias haverá, gentios salvos, judeus salvos, com corpos não glorificados. Estes fazem parte dos salvos, mas não glorificados. No final do milénio, satanás será solto da sua prisão e vai fazer uma revolta, usando estas nações contra Deus, Jesus Cristo. Esta é a batalha de Gog e Magog Apocalipse 20: 7-10. Depois de satanás posto no Lago de fogo, onde está, já a Besta e o falso profeta. Haverá então o juízo final. Depois começa a eternidade. Isto é a minha análise, apenas sem ser dogmático.
Salvação
Como é que as pessoas que foram arrebatadas em Apocalipse, foram salvas? Pela graça ou pelas obras? Claro que foram salvos pela graça, para fazerem boas, pela fé em Jesus Cristo!
Meritos
Como é o homem é salvo? Pela fé ou pelas obras? Pela graça, por meio da fé para fazer boas obras pela fé! Tiago fala nisto, Paulo aos Efésios fala disto! Nunca por obras feitas isoladamente, ou méritos pessoais!
Muita surpresa
Toda a igreja que se orienta por princípios humanos, que não são baseados no evangelho de Jesus Cristo, mas que tem como fundamento, uma base humana, está em vias de não ser igreja de Jesus Cristo. Isto é qualquer que seja a igreja. Desde Católica a protestante. Se não segue o evangelho " Poder de Deus" , mas tem o ”Poder humano "! Está em vias se perder.
Mas algumas das pessoas, que estão nessas igrejas, mas em vez seguirem o " Falso evangelho", em vez disso, olharem para Jesus Cristo. Essas pessoas serão salvas, pelo poder de Deus. Daí se dizer, "Jesus Cristo não vem buscar placa de igreja, mas vem buscar a sua igreja"! Daí, iremos ver muita surpresa no céu!
Ser salvo
Quem vai ser salvo? Primeiramente não é por frequentar esta ou aquela igreja. Mas é salvo por ter nascido de novo! Não por ter muita sabedoria ou conhecimentos teológicos. Mas é salvo se fôr Santo; alguém semelhante a Jesus Cristo, no seu agir, no seu ser. É preciso ser alguém que morreu para o mundo; morreu para o pecado; isto é alguém que sofre por amor de Jesus; por amor ao seu próximo.
Alguém que sofre pela igreja de Deus; pelo povo do Senhor; alguém que visita os doentes; e ainda alguém que se preocupa com os presos. Sobretudo alguém que ama como o Apóstolo Paulo diz no capítulo 13 aos coríntios. Alguém que tem uma vida sofredora; alguém que não se glória em si próprio, naquilo é. Nem naquilo que faz; mas alguém que vive para glória de Deus, de Jesus. Alguém que tem o Espírito Santo! Alguém "que se alegra com os que se alegram, que chora com os que choram"! Esse é salvo!
Quer no milénio, quer na eternidade, sempre Deus reinará apartir de Jerusalém sobre a terra e sobre os novos céus e nova terra!
A vida do salvo, deve ser se necessário, uma vida de morte; uma vida de sofrimento. Jesus morreu por nós. Cada um de nós deve fazer uma pergunta a nós mesmos. A igreja primitiva estava disposta a morrer pelo Senhor! Sim! Os cristãos verdadeiros davam a sua vida, pelo seu Senhor. Até que ponto é que cada um de nós, será capaz de fazer isso?
Seremos nós capazes de morrer em nome de Jesus Cristo? Hoje em dia, não se prega sobre isto! Mas a igreja primitiva, tinha este ensino. É importante estarmos prontos para esses momentos! Afinal ninguém sabe o que vem aí! No mundo a igreja é perseguida, muitos morrem pelo Senhor! É bom começarmos a pensar nisso! Pois não sabemos, o que nos espera?
Deus não cura
Às vezes Deus não cura todos. São Paulo não foi curado! Tudo isso é o evangelho do positivismo!
Pré-Milenismo
Possivelmente a igreja passa pela grande tribulação! Isto é depois de enfrentar o anticristo. Está era a visão da igreja primitiva! Ou seja pré-milenismo.No fim da grande tribulação (Reino do Anticristo), os mortos da igreja e os que estiverem vivos, serão arrebatados. Isto inclui o povo de Israel salvo, que faz parte da igreja, assim como todos Santos mortos desde Adão até aos nossos dias.
Tudo isto na vinda gloriosa de Jesus Cristo no final da grande tribulação. Está é a primeira ressurreição antes do Milénio. Depois da Primeira ressurreição começará o milénio, no qual apartir de Jerusalém terrena, Jesus Cristo reinará, sobre as nações, com o seu povo entretanto arrebatado. Lúcifer será Preso no abismo e assim haverá paz na terra, no mundo humano e no mundo biológico-animal. Isto durante 1000 anos. Depois dos mil anos, satanás será solto, dando- se, a batalha de Gog e Magog. Esta é uma batalha final. Satanás será lançado no lago de fogo, juntamente com a besta e o falso profeta. Depois o trono Branco, depois a eternidade.
Tudo isto é espiritual, mas sem uma certeza absoluta. Pois é algo que me foi dado sem ser absolutamente certo. É escatologia.
A igreja primitiva sempre achou que a igreja, sempre passava pela grande tribulação, quer no tempo de Nero, quer no tempo do anticristo.
Profeta
A igreja pode não ter profeta! Mas desde que tenha Jesus Cristo, não é destruída. Quem dá os ministérios é Jesus Cristo. Ele vale por todos os ministérios! Mesmo sem ter profeta, não é por isso que vai ser destruída!
Israel de Deus
Deus fala ao Mundo no aspeto de salvação. Desde cedo, que Israel saiu do Egito, Deus fala ao mundo. Primeiramente Deus diz a Israel, que este povo só tem vitória, se permanecer em comunhão com Deus. Desde a saída do Egito, que isto aconteceu. Deus é que fez tudo e não Israel.
Israel era alguma nação poderosa, porque tinha o Deus "Todo poderoso". Os Egípcios foram derrotados, o Mar Vermelho se abriu, não por Moisés, mas pela mão do Deus criador. As nações de Canaã tiveram conhecimento disso, temeram o Deus de Israel. Israel teve essa consciência, por isso teve o sentimento que tinha que ser fiel ao seu Deus. Se Israel não fosse fiel não teria vitória.
No fundo foi isso que Deus, sempre mostrou, ao longo da história de Israel. Deus deu uma Lei a Israel, a qual só poderia ser cumprida, pela fé nesse Deus; pela fé no Deus "Nossa justiça"! Deus sempre falou isso a Abraão, Isaac, Jacó, José e Moisés. Moisés disse "Quem sou eu que vá falar a Faraó e tire Israel do Egito"?
O mesmo todos os profetas até João Batista. Todos sempre tiveram consciência, justiça só vinha pela fé. Nunca por atos próprios ou "obras da Lei"! Sempre Deus falou, "Não olheis para vocês, mas para mim"! Vem o Messias "Nossa justiça" disse Jeremias. Era necessário algo verdadeiro, mais do que a Lei, algo maior do que a Torah escrita. Era necessário a Torah viva; o Verbo vivo. O Deus vivo, para entrar no coração do homem. De modo que a palavra fosse escrita, não em "tábuas de pedra”! Mas escrita no próprio coração humano. Só deste modo o homem de Israel e de todo o mundo, era capaz de fazer a vontade de Deus. Mas o povo de Israel tinha que morrer para o "Pecado já feito" . O mundo Inteiro tinha que morrer. E para o mundo, não morrer alguém, tinha que morrer em lugar do homem.
Esse alguém tinha que ser o Messias; tinha que ser o próprio Deus. Esta é a grande verdade. Tinha que ser "o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". E aquele que morreu, mas ressuscitou, aí vem para dar a vitória a Israel e igreja. Nós últimos dias entendereis, Isto tu Israel de Deus! Sim tu! Israel de Deus!
Sábado, Domingo
Mas não é por guardar sábado ou Domingo, que o homem é salvo.
Apenas porque é salvo, guarda o Domingo e todos os dias da semana. Isto é fazendo o bem todos os dias.
Porque guardar o sábado, não é mais do que manter a aliança com Deus ( fazer o bem, ser Senhor do Sábado), como o filho do homem fazia.
Ele é o Senhor do Sábado, do Domingo e de todos os dias! Devemos guardar todos os dias da semana, pela fé em Jesus Cristo!
Paz Eterna
Na bíblia está escrito uma profecia, que havia de vir um tempo, em que Israel teria o seu próprio príncipe . Ou seja o seu próprio governador. Ora isto aconteceu depois de 1948, ano em que as nações reconheceram a nova existência do Estado de Israel. Já tinha deixado de existir como nação no ano 70 dC. Hoje o Estado de Israel é uma realidade e mesmo ainda que tenha guerra, a sua paz será real e por toda a eternidade, como profetizou o seu rei David. God bless Israel for ever! Amém.