Coleção pessoal de Helder-DUARTE
Por e para
Ninguém é salvo por guardar os 10 Mandamentos. Mas é salvo para guardar os 10 Mandamentos! Que é diferente! (Salvo por Jesus Cristo para guardar a Lei e não salvo por guardar a Lei)!
O Pecado
Uma coisa que eu conclui, pela minha vida e pela palavra do Senhor! É que todo o pecado tem as suas consequências. Se o ser humano não morre, é porque Jesus Cristo morreu em nosso lugar. Ainda assim, mesmo que não morramos, temos a receção das consequências do pecado. Todos os seres humanos são pecadores. Mesmo não morrendo temos as consequências de todo o pecado. Mesmo Deus nos perdoando o pecado, nem sempre perdoa as consequências do pecado.
Veja-se 3 casos na bíblia: David peca com Batseba. Deus lhe disse que não morreria. Mas sabemos o que lhe aconteceu desde a morte da criança até à espada na sua casa ( Morte de Amom, morte de Absalão etc, etc.). Ainda o caso dos censos que Davi resolveu fazer. Sobre isso aconteceu, que veio a peste sobre o povo de Israel. Só cessou, quando David ofereceu sacrifícios ao senhor! Temos ainda a destruição do povo Gibeonita, por Saul. No passado Josué fez juramento que não mataria os Gebeonitas. Mas no seu zelo por Israel, mais tarde Saul, matou os Gibeonitas. Isso teve as suas consequências. David perguntou ao Senhor, o por quê? Então o senhor respondeu que tinha sido, por causa da ação de Saul. Ai foi pedido da parte do povo Gibeonita, que se enforcassem ao Senhor alguns descendentes de Saul. David fez conforme o pedido dos Gibeonitas. Assim Deus se aplacou com as consequências do pecado de Saul.
São Paulo também diz, tudo o que o homem semeia, isso colhe! Quem semeia o bem, colhe o bem, quem semeia o mal, colhe o mal, ainda que na morra, pelo pecado.
As vezes vimos que certos pastores ou obreiros, fazem certo mal. Pois o que fizeram, hão-de receber! Isto é para mim e para outros também. Ouvimos dizer que isto foi no Velho Testamento somente, mas não é assim! Veja-se o caso de Ananias e Safira. Aqui morreram mesmo! Não brinquemos com Deus, como se ele não respondesse à sua maneira. Deus não tolera o pecado, seja no Velho Testamento, seja no Novo Testamento. Poderiamos ainda nomear Sansão, Saul e mesmo Salomão.
A verdade
A verdade é que Jesus Cristo morreu por mim, para me salvar; que ressuscitou para minha justificação! É verdade que eu sou um pecador, mas salvo. Porque eu tinha pecado na minha vida, mas ele com o seu sangue, me lavou o pecado. Sim ele escreveu o meu nome no livro da vida. E agora eu tenho o Espírito Santo no meu ser! E eu sou livre, para viver não mais para o pecado, mas para viver longe do pecado. Também é verdade, que eu não posso pecar, pois não sou servo do pecado, mas servo da obediência para a vida.
Se estou nele, não posso mesmo pecar! Porque em mim há uma natureza, contra o pecado a favor da vida! Mas a verdade também é que tenho um corpo, que ainda não foi glorificado, que aguarda A glorificação, no dia da segunda vinda de Jesus Cristo! Ainda que eu não tenha desejo de pecar, como tenho um corpo ainda corruptível, estou sujeito a pecar, como qualquer ser humano, neste mundo. Mas a verdade é que Jesus Cristo, está à direita de Deus e me liberta ainda de todo e qualquer pecado.
Tudo isto, porque ele é meu advogado e intercede por mim, junto de Deus Pai, como meu amigo e meu redentor.
Porque ele me amou e ama de tal forma, que Deu a sua vida por mim. Ele é antes da criação do mundo. É antes de tudo o que foi criado; Ele é o criador de tudo no universo; de mim e de todo o ser humano. Ele me salvou, porque ele é sem pecado, Deus bendito eternamente. Eis que ele vem de volta. Até à sua segunda vinda, ele pode salvar qualquer ser humano. "Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo"! Seja tanto Judeu ou gentio, pode ser salvo, para glória de Deus. Assim com o único Deus salvador, teremos vida eterna.
Paulo
Se o Apóstolo Paulo vivesse nos nossos dias, certamente não cessaria de escrever a Palavra de Deus nas redes sociais!
Jesus Cristo
Os profetas Elias e Eliseu, nos seus ministérios, começaram fazer aquilo que Jesus Cristo continuou e concluiu! Foram profetas que num certo sentido apresentaram o Messias ao mundo. Como João Batista apresentou Jesus Cristo ao mundo; Estes dois começaram essa apresentação de Jesus Cristo!
Jerusalém, Jerusalém, você que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram.
Amo
Eu não sei Hebraico, mas ainda assim, amo Israel, farei tudo o que estiver ao meu alcance, para convencer os Israelenses, de que Jesus Cristo é o Messias verdadeiro.
Israel
Como é que alguém inteligente ao ler a Bíblia, pode estar alguma vez, na história do mundo, contra Israel? Nunca mesmo! Pois Israel é sempre a nação mais importante do mundo! A não ser algum filho do diabo, que se ponha contra Deus. Só essa pessoa mesmo, mais ninguém se porá contra Israel.
Desde o princípio da Bíblia e do Mundo, Deus foi sempre por Israel. Foi Deus que fundou Israel, através das promessas feitas a Abraão ( que ele seria pai de muitas nações, que os seus descendentes herdariam a terra de Canaã). Foi mesmo isto que aconteceu. Desde o momento em que Israel entrou no Egito, Deus sempre foi com este povo; mesmo nos momentos de desobediência a Deus, este povo nunca foi exterminado.
Por este povo Deus abençoou todo o mundo e fez os seus juízos contra as nações ímpias, de acordo a sua vontade. Deus deu a bíblia ao mundo. Nela está o Velho Testamento e o Novo Testamento, cuja mensagem central é o evangelho de Jesus Cristo (Salvador de Israel e de todas as nações. Toda esta mensagem é o evangelho de Jesus Cristo). Por Israel veio o Messias ao mundo. Ele veio não só para salvar o mundo, como também para regenerar todo o universo que foi afectado pela rebelião de Lúcifer.
Tudo isto veio de Israel a toda a existência. Israel faz parte do plano de Deus, para o chamado "Ser"! O Deus eterno vai executar toda a sua vontade até ao fim, por meio de Israel! No tempo e na eternidade, Deus vai sempre usar Israel e a sua Igreja gentílica, por toda a eternidade. A Biblia assim o mostra. Jesus Cristo de eternidade a eternidade é o Senhor. O povo de Israel e igreja é o povo Santo do Senhor!
Doença
O problema do Apóstolo Paulo, era um problema de Saúde! Desde a sua conversão ele ficou com uma marca desse Problema. Era quase que uma cegueira. Podemos confirmar que este era o seu "espinho na carne"! Gálatas 4:12-18! Não era outro problema, como alguns alegam! Mas era falta de vista! Tanto que todas as suas epístolas, eram sempre escritas por outra pessoa! Encontramos aqui uma prova que Deus não cura sempre um Apóstolo ou um crente.
" A minha graça te basta..." Disse Jesus Cristo! Também hoje Deus continua a usar obreiros doentes! Ao contrário do que alguns ensinam. No velho testamento temos o caso de Jacob, que Deus não curou!
Os outros
Porque será que não temos compaixão uns dos outros? Se alguém está necessitado, mas não tem dinheiro! Ou se tem dinheiro e não tem saúde! Geralmente não se tem compaixão dessas pessoas! Falta-nos a paciência para cuidar de alguém com problemas graves de saúde! Umas vezes somos familiares dessa pessoa. Mas se essa pessoa é nova, e está com problemas mentais, então geralmente a abandonamos ou fazemos outra atitude qualquer. Que não corresponde ao amor que devíamos ter por ela.
É como se nós nunca viessemos a ter, ou estarmos numa situação idêntica. Como se nós nunca viessemos a precisar de algo idêntico. Isto é falta de amor! Sim quando abandonamos os outros, pobres e necessitados, isso é falta de amor. Eu não estou falando da minha situação, mas de outras semelhantes. Da mesma forma quando alguém é condenado em tribunal, seja rico ou pobre! Devíamos agir como se fossemos nós próprios! Mas sempre somos mais um tribunal a condenar!
Devíamos perguntar como é que Jesus faria se estivesse no mundo! Todas estas situações nos devem fazer reflectir e pensar nos outros!
Se És
Se és um homem de Deus, não temas nada! Nem nada de hoje, nem nada do futuro! Simplesmente cumpre tua missão que te foi dada desde o teu nascimento! Avança sem medo de falar a verdade; não de falar uma religião humana! Mas de falar a verdade de Jesus Cristo! Segue a direção de Deus; a direção do Espírito de Deus!
Avança por entre as dificuldades! Sejam elas quaisquer que forem! Tu que achas ainda não cumpriste o teu chamado; se achas que há alguma coisa que tens a fazer, fá-lo! Enquanto é tempo.
Deus é contigo; talvez tu próprio aches que não deves fazer! Mas como "Paulo" disse a "Timóteo"! Cumpre o teu ministério! Já é hora de cumprir esse ministério que Deus te deu. A vinda do Senhor está próxima! Mesmo de verdade! Não temas! Avança em nome de Jesus Cristo! Amém!
Onde Estão
Eu pergunto! A igreja Católica Romana diz que é a igreja verdadeira. Se é a igreja verdadeira, onde estão os Ministérios de Cristo, Os dons Espirituais e o Batismo no Espírito Santo? Onde está a base para haver um "Papa"? Onde estão os crentes e descrentes a serem curados? Onde estão pessoas a serem batizadas no espírito Santo?
E onde estão tantas mais Manifestações espirituais? Logo não é a igreja Verdadeira! Não importa o que cada um diz! Mas o que a bíblia diz!
Tu que estás
Tu que estás sozinho, pensando até em pôr fim a tua vida! Lembra-te, de que não estás sozinho, nesse momento em que estás com os teus pensamentos, com os teus medos, as tuas dúvidas e tudo mais. Lembra-te de que há um que está contigo! Deus está contigo! Eu também estou contigo!
Segredos dos Homens
Antes de Jesus Cristo vir ao mundo! Como eram salvos os gentios, que existiam nas nações? Havia gente salva? Ou não? Pois bem havia gente salva também, mesmo sem terem conhecimento do seu salvador! Como diz em Romanos 2:14-16. Eram salvos pela fé, que naturalmente como pessoas tinham em seu coração, em Deus. A sua consciência acusava- os e defendia-os. Levando-os a fazer a vontade de Deus, por um processo normal. Arrependiam- se, ao olharem para a natureza, eram levados a crer em Deus. Eram salvos por uma graça especial de Deus.
Do mesmo modo, hoje os gentios que nunca ouviram falar de Jesus Cristo, são salvos ou não do mesmo modo, que os gentios antes de Jesus Cristo, eram julgados. Em Romanos 2:7-11, fala-nos desta salvação ou condenação, dada aos judeus e aos gregos, "No dia em que Deus julgar os segredos dos homens, segundo o Evangelho de Jesus Cristo"!
,
Deus Usava Todos
Na igreja primitiva do primeiro século, podemos ver uma realidade. JESUS CRISTO deu ministérios à igreja, desde pastor, Apóstolo etc. Nem todos tinham os ministérios de Jesus Cristo. Mas os dons espirituais como dom de línguas, profecia, Interpretação etc. Eram para todos crentes. Conforme Paulo ensina em primeira aos Coríntios. Todos os crentes poderiam ter pelo menos a manifestação de um ou mais dons espirituais.
Os dons espirituais eram manifestações do Espírito santo. Simultaneamente temos o Batismo no Espírito Santo, que era dado ao crente, depois do crente ser salvo. O sinal do Batismo no Espírito Santo, era o crente falar Línguas estranhas, como aconteceu no dia de Pentecostes.
O que eu queria dizer, era que havendo estas três manifestações: ministérios, Dons espirituais e Batismo no Espírito Santo, como é evidente Deus usava todos, mesmo todos no serviço espiritual na igreja. Era comum vermos todo o crente num desempenho espiritual. Não é por acaso que Estevão e Filipe são usados no ministério da palavra. Um crente comum era usado por Deus num ato Espiritual. Não havia privilégio ou classe de pessoas a serem usadas por Deus.
Deus tanto usava, um ministério, como um dom Espiritual ou o simples enchimento no Espírito Santo. Deus usava todos os crentes, ainda que em manifestações distintas. Numa Palavra conclusiva, Deus usava cada um como bem queria usar, desde que fosse salvo. Por isso todos na igreja eram importantes, e ninguém era maior do que ninguém. O mesmo acontece hoje Deus quer usar toda a igreja e não só o pastor, o Doutor ou o evangelista. Na igreja todos têm lugar. Todos os crentes foram chamados para servir; "O crente que não igreja parece ser o menos importante", é tão importante como um que tem o dom de curas, ou a Palavra da ciência. Porque este crente, ainda que de um modo diferente, é usado pelo Senhor.
No fim ainda temos um ministério geral, que é para toda a igreja. O ministério geral de evangelização.
Amar
Um salvo tem que amar! Tem que sentir saudades dos irmãos que conhece; tem que sofrer por seus irmãos! Tem desejo de que esteja tudo bem com seus irmãos. Mesmo às vezes falando um pouco agressivo, não é por falta de amor aos irmãos a quem fala.
Um salvo deseja o bem de todos; isto porque ele vive amando! Mesmo que seja incompreendido, pelos outros, ele ama. E por isso sofre! Se lhe fazem mal, ele não responde com mal. Mas responde com bem! Enfim tem o fruto do Espírito; O Apóstolo Paulo sempre se preocupava com os outros. Queria saber se os outros estavam mal ou bem. Isso por vezes lhe causava sofrimento! Quanto mais sofrermos, mais capazes somos de amar!
Israel
Se há quem pensa que Deus, abandonou Israel, quando formou a igreja gentílica, isso não é verdade. A igreja estava no plano de Deus desde a fundação do mundo. Mas Deus não rejeitou Israel. Pelo contrário dos dois povos, fez um povo, diz na carta aos Efésios. Deus nem abandonou a igreja nem tão pouco a Israel. Deus está trabalhando com a igreja de um modo e com Israel de outro modo. Diz em Romanos que Deus não rejeitou o seu povo. Mesmo sendo só um povo, Deus ainda distingue os dois um do outro. Se Deus tivesse posto de parte Israel, não tinha fundado em 1948 o Estado de Israel, para dar cumprimento às profecias.
Em Zacarias 12-14, é a prova que Deus até e durante a eternidade vai trabalhar com o Estado de Israel e também com a igreja. Israel não salvo, por ter rejeitado o Messias, pagou e vai pagar por isso. Mas na altura em que Israel estiver sendo atacado, por o anticristo e pelas nações de toda a terra! Naquele dia com a igreja, os pés de Jesus Cristo estarão no Monte das Oliveiras, e no vale de Megido. Aí todo o Israel será salvo. Todos os Hebreus chorarão, amargamente ao verem o Senhor Jesus Cristo. Então naquele dia uma nação será salva! E lhe perguntarão "Que feridas são essas nas tuas mãos"? E ele lhes dirá "São as feridas com que fui ferido, na casa dos meus amigos"!
Depois do Armagedon Jesus Cristo reinará 1000 anos em toda a terra. Isto apartir de Jerusalém. Depois destes mil anos, reinará eternamente numa nova terra e num novo Céu. Evidentemente compreende-se, que Israel continua a ter importância, uma vez que são nomeadas, as doze tribos de Israel em Apocalipse 21. Assim como uma referência aos doze Apóstolos de Jesus Cristo. "O cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo"! Reina sobre e com um povo Santo, que finalmente está sem pecado. Reina numa Nova Jerusalém, que desce sobre uma nova Terra, agora sem mar. Finalmente Jesus Cristo reina eternamente em todo o Universo, que foi feito, por ele.