Coleção pessoal de Gracaleal

401 - 420 do total de 1473 pensamentos na coleção de Gracaleal

E as pessoas ficaram em casa.
E leram livros e ouviram música
E descansaram e fizeram exercícios
E fizeram arte e jogaram
E aprenderam novas maneiras de ser
E pararam
E ouviram mais fundo
Alguém meditou
Alguém rezava
Alguém dançava
Alguém conheceu a sua própria sombra
E as pessoas começaram a pensar de forma diferente.
E as pessoas curaram.

E na ausência de gente que vivia
De maneiras ignorantes
Perigosos, perigosos.
Sem sentido e sem coração,
Até a terra começou a curar
E quando o perigo acabou
E as pessoas se encontraram
Eles ficaram tristes pelos mortos.
E fizeram novas escolhas
E sonharam com novas visões
E criaram novas maneiras de viver
E curaram completamente a terra
Assim como eles estavam curados.

Existem diversas maneiras de um político fazer mal ao povo e uma delas é ele dizer que está trabalhando para o seu bem

Sei lá, só acho!

Yuri

Só porque eu estou à toa
Escrevi este singelo versinho
Dedico à uma pessoa
Um perturbado homenzinho

Ele até é gente boa
Apesar de muito implicante
Diante de um vacilo não perdoar
E na zoação é brilhante

Até aqui nada o desqualifica
É bem humorado e bom amigo
Mas não devo omitir uma dica
Nem tudo nele é positivo

Há uma realidade cruel
Ele é um aquariano integral
Não chega à ser cascavel
Mas um chato monumental

Yuri, meu querido amiguinho
A sua sorte é que sou pisciana
Sincero é o meu carinho
Por isso minha paciência não te abandona

Mas preciso fazer-te um elogio
Tu tens um bom coração
Apesar do imenso desafio
De te aturar sem botão de configuração

Finalizo este verso, garoto
Ciente que te encontrei por destino
Mas da sua estrada seja sempre o piloto
Gratidão pelo nosso encontro matutino

Em tempos de isolamento devido ao coronavírus minha declaração pra você, meu eterno grande amor.

Hoje, solitária, posso refletir melhor sobre o bem que você me faz. Sim, já é público o tamanho do meu amor por você, mas longe de ti posso dimensionar o quanto meu corpo sente a sua falta e o tanto de alegria que você me proporciona "antes", quando me preparopara te encontrar, "durante" quando trocamos calor e prazer e "depois", quando satisfeita volto para casa feliz, leve e cheia de energia, o que me leva a compartilhar com o mundo o resultado desta nossa relação intensa e sem o menorpudor quando deixo à mostra as marcas que você deixa no meu corpo.

Sol, vê se não me esquece, e espera por mim.

Vamos refletir sobre a real - as relações estão praticamente limitadas às mensagens no Whatsapp. Membros mais antigos das famílias reclamam que não se reúnem mais. Faz tempo que ninguém têm tempo sequer para sentar à mesa com os seus, no jantar. Muitos idosos não recebem a visita dos seus filhos por semanas, muitos pais separados ficam, tranquilamente, um tempo maior do que o decretado pela justiça para visitarem os seus filhos e agora, que devemos, efetivamente, nos manter afastados percebo um desejo súbito em algumas pessoas de visitarem seus entes queridos. O quê a sensação da perda não provoca, né?! Ou será só um bom motivo para driblar o isolamento obrigatório?
Será que esta pandemia e a necessidade de reclusão irão servir de alerta para mudarmos este quadro permanente de prioridade na convivência virtual?

Sair da condição de macaco para viver como um papagaio, é triste, melhor seria ter continuado primata, porque, pelo menos, éramos livres na floresta. Como papagaios, se não estamos dentro de uma gaiola, estamos acorrentados pelos pés - ou seria pelas mentes?

O ser humano, até então, ainda, notoriamente primitivo no trato dos seus desiguais, está evoluindo bem e já alcançou, inclusive, o patamar de gladiador, no ambiente virtual. Às redes sociais tornaram-se uma espécie de coliseu e o celular é a espada que assassina o adversário do escravo que está na arena protagonizando o espetáculo da vez enquanto satisfaz os seus imperadores na demanda dos seus interesses.
Pão e circo - nada mudou comparado à velha Roma

Resolva-se com o seu espelho, com o seu travesseiro, com a sua conta bancária, com o seu guarda-roupa, com o seu coração, com a sua libido, com a sua consciência, com as suas limitações, com os seus aprisionamentos e com tudo mais que possa ser o vetor da sua insatisfação com você mesmo, bem como com a sua própria vida, e que te leva a se incomodar com quem está bem resolvido consigo próprio e que não tem culpa que só por existir e estar de boa na vida te causa algum incômodo. Ocupe o seu espaço ao invés de ser amargurado porque outro ocupou o dele.

Os omissos, os acomodados e os hipócritas, em geral, levam a vida com mais leveza e são, pela sociedade, recompensados com o bônus da aceitação pacífica deste seu
comportamento. Já os seus opositores, em geral, ficam com o ônus que são as críticas, o olhar atravessado e a solidão social por se exporem pelo bem comum.

Todo ser humano deveria "obrigar-se" a fazer uso, ininterruptamente, como medida de autoproteção, da sua cota de independência intelectual, ofertada à cada indivíduo ao nascer (por isso somos "individuos"), para refletir sobre as condições e interesses que formataram a nossa sociedade dado os resultados, notórios, nos nossos tempo atuais considerando, fundamentalmente, a ausência de informação que predominou durante milhares de séculos e que obrigou a humanidade, durante toda a historia, a crer e a acatar, apenas, o que era imposto como verdade pelos poderosos aliada às seguintes, entre outras, velhas máximas populares: "quem conta um conto aumenta um ponto - cada um têm o seu tempo para compreender as coisas - somos uma espécie, essencialmente, movida pela emoção - o que os olhos não vêem o coração não sente - a interpretação pode ser subjetiva - somos todos iguais - ninguém é igual a ninguém - manda quem pode, obedece quem têm juízo - cão que ladra não morde - mais fácil do que roubar pirulito da mão de criança - em terra de cego, quem têm olho é rei - faz o quê eu mando, mas não faça o que eu faço".

No fundo, somos e continuamos sendo o produto de uma montagem social cênica, uma farsa administrada por líderes, em todos os tempos, de diversos segmentos, em especial do político, econômico e religioso, que nos primórdios da civilização perceberam o quanto a raça era passível do uso de cabresto, e para nos livrarmos deste cabresto precisamos defender e proteger a nossa massa encefálica, sob qualquer condição, do vírus da alienação, do marketing daninho, da militância em favor de ideias separatistas e da terceirização do pensamento, porém, para tal, é preciso muita disposição para exercita-la com independência e à margem da influência da conveniência dos nossos interesses pessoais e dos nossos, exclusivamente, afins.

O puritanismo era, essencialmente, um comportamento grupal e, eventualmente, pessoal, mas está caminhando para se tornar uma tendência social

Assim como o coronavirus, a ignorância e o radicalismo que giram em torno dele é democrático
Cuidado com o vírus da bestialização que infecta através do cabresto intelectual que têm como objetivo terceirizar a nossa massa encefálica. O risco é real tanto quanto o oportunismo político e econômico

Quando na estrada da vida optamos por trilhar, preferencialmente, pelos atalhos é sinal que a nossa tendência à aquisição de aprendizados, de um modo geral, é retardatária

A natureza não é obrigada a se adaptar às irracionalidades do ser humano, pois ela não é racional, é, apenas, natural. E mesmo que fosse tenho as minhas dúvidas que ela, ignorando a sua finalidade, se empenharia a fim de se prestar, por exemplo, a pactuar com a violência, com a falta de educação, com o descaso, com a insensibilidade, com o egoísmo, com o egocentrismo, com a mentira, com o oportunismo, com a manipulação maldosa dos interesses individuais e com tantas outras peculiaridades decepcionantes da essência humana que a racionalidade da espécie não é suficiente para deter

Observe -se. Se a sua presença no mundo é ilustrada por críticas constantes, ofensas consecutivas, narcisismo doentio e valores separatistas você pode estar sendo uma falsa contribuição para qualificar as condições de uma boa convivência social e não percebeu. Talvez você esteja, neste tempo moderno, reproduzindo, com o seu comportamento, a velha postura dos antigos ranzinzas autoritários e vaidosos dos séculos passados. Talvez você esteja sendo a representação do velho que de novo só tem a tecnologia para se respaldar e se vender como um alguém mais evoluído. A briga é uma opção primitiva de ocupação de espaço, a liberdade para argumentar que é o tom das lutas dos novos tempos. Se todos nos propusermos à nos modernizarmos intelectualmente seremos a geração pioneira no verdadeiro passo na busca pela, ainda nos tempos de hoje utópica, paz mundial

Use fantasia o ano inteiro. Viva a vida na intensidade da alegria proposta pelo carnaval, mas tenha em mente que a realidade é uma quarta-feira de cinzas depois do meio dia. E ai de você que não tire nota dez no quesito ir à luta. Você é o destaque do carro alegórico que te transporta diariamente pelas avenidas e trilhos e que te faz sambar para pagar as suas contas. Ah, e se você quiser evoluir vai ter que rodar a baiana de vez em quando, porque a comissão de frente deste país trabalha para que você atravesse o samba de um enredo que é sempre o mesmo - harmonia com a corrupção e descaso com a população.
Abram alas para a realidade passar

Caiu? Levanta, porra! O chão foi feito para os pés caminharem e não para as bundas se acomodarem

A saudade é um bem estar na alma que faz com que o futuro se conecte com o lado bom do passado onde pessoas, situações, lugares e emoções acolheram o nosso coração nos proporcionando uma passagem prazerosa, bem como experiências que agregaram positivamente ao nosso existir.
Priorizar, unicamente, com um olhar negativo, as lembranças que também receberam investidas da decepção, dentro de um universo de bons momentos, é atribuição da amargura e da frieza da alma. A boa saudade promove leveza interior e faz da recordação um bem com potencial para reverter um mal momento em aprendizado ao deciframos a razão pela qual ele precisou ter sido parte do contexto de uma história

Câmeras humanas, em todos os momentos da civilização, sempre foram muito eficientes no monitoramento da vida alheia

O tempo do universo é infinito, porém o da terra é limitado. O tempo individual não deve ser perdido porque ele é apenas um sopro. Mexa-se, tome atitudes antes que você não tenha tempo para estar no amanhã, e jamais esqueça que todos somos convocados para servir à imensidão suprema. O agora é sempre o Tempo certo para avançarmos mais um passo