Coleção pessoal de demetriosena

61 - 80 do total de 2320 pensamentos na coleção de demetriosena

⁠PARAÍSO

Demétrio Sena - Magé

Elas brincam lá fora como à flor da idade;
são maduras e doces; têm polpa suave;
liberdade sem peso da culpa dos credos;
despojadas, desnudas, são cheias de graça...
E me chamam, provocam, como se há bem pouco
não tivessem brincado em todos os meus becos,
os meus secos, molhados que ainda repousam
dos castigos gostosos das últimas horas...
Têm as curvas bem feitas, que o tempo manteve;
a malícia dos lábios tem certa inocência
que reveste as essências com fogueira branda...
Tão senhoras de si, tão de mim, tão dos ventos,
dos momentos, das horas e das sensações
em meus poros expostos a tanto prazer...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠ALÉM DOS OLHOS

Demétrio Sena - Magé

Era gago na fala e fluente nos olhos;
tinha sempre um discurso de afeto ocular;
escrevia sem pontos, coesão, acentos,
mas errar com pessoas não era o seu texto...
Lia mal; porém lia o caráter de gentes;
sempre foi um leitor impecável da vida;
tinha dentes escuros e o sorriso franco
de pressoa da qual não havia suspeita...
Foi alguém bem além do letreiro da faixa;
era fora da caixa; da bolha; do ringue;
seu swing nos meios foi solto e sem notas...
Teve tanta elegância, saber tão profundo,
que ninguém neste mundo lhe causou inveja;
ele ria, por dentro, de quem ria dele...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠DESRELIGIÃO

Demétrio Sena - Magé

Quem sempre cultivou a espontaneidade... a alegria... a inclusão e o calor humano, sem tentativas de manipular pessoas, não permita que uma eventual conversão religiosa lhe torne alguém distante, soturno, preconceituoso e frio com todos os que não fizeram o mesmo... muito menos com os afetos de longas datas ou de vida inteira. Se a religiosidade vai lhe tornar (ou já tornou) um ser humano pior, prefira continuar sem religião... pelo menos sem essa religião.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

DESPALAVRA

Demétrio Sena - Magé

Nunca vi tanto nunca perder tanto sentido em quem sempre o repete. Chega o tempo em que o nunca de sempre se torna tão repetitivo, que nunca mais queremos ouvi-lo. Hoje vi mais um nunca se abraçar ao sempre, para se tornar nunca mais. Isso não é novidade...sempre vejo um nunca desvanecer no espaço... o velho nunca de nunca, mesmo, e o de pra sempre, sempre se tornam munca mais. Nunca mais acreditarei no pra sempre. Pra sempre saberei que o nunca e o pra sempre sempre podem se tornar nunca mais.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠POEMA DE TRÊS NÓS

Demétrio Sena - Magé

Saberemos viver sem esse nó
e seremos de novo nós à parte;
com que arte seremos indivíduos
desmembrados da nossa simbiose?
Há um mundo com olhos vigilantes
que não podem nos ver; somente olhar,
ou seremos mutantes rumo ao fim
num altar que nos torne mau exemplo...
Precisamos achar os nossos eus
escondidos no vão do nosso nós;
uma voz nos avisa dessa urgência...
Não teremos indulto quando a ira
da pureza raivosa e santarrona
nos puser numa pira incandescente...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠DIGNAMENTE VELHO

Demétrio Sena - Magé

Quando fui criança, todos me chamavam criança... é muito digno ser criança. Na adolescência, me chamavam adolescente. Menino. Quanta dignidade há no adolescente! No ser adolescente! Na juventude, fui chamado novo; moço; jovem. É tão digno ser jovem!

Eu era um homem maduro, na maturidade. Redundante? Como em todo o parágrafo anterior, não. Tem muita gente imatura em qualquer idade. Quanta dignidade no ser maduro! Quanto respeito e quanto auto respeito na idade da loba, o lobo!

O que me pergunto é por que agora, idoso, não gostar de ser chamado idoso... ou velho, como tive a honra de ser criança; novo; maduro. Por acaso não é digno ter alcançado a velhice? Não é digno ter vencido o tempo e chegado até aqui?

Sobretudo, não sou um idoso - ou velho - de alma ou espírito jovem. Tenho a idade cronológica perfeitamente ajustada com com o todo, externa e internamente. Não acredito em idade híbrida. As nominatas não livram o ser humano dos efeitos naturais do tempo.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠SE DEUS EXISTE

Demétrio Sena - Magé

Se Deus existe, Ele não precisa me abençoar com uma coisinha cá, outra lá, nem com uma "coisona" que vá satisfazer à minha vaidade ou amenizar uma dor que sinto. E sinto, porque não tive a benção de não sentir... por que então a do alívio? Dor não dura mesmo para sempre; uma hora passa. Tenho 64 anos de vida e nunca morri, até agora. Quero mesmo a benção de jamais morrer? Um dia morremos, depois

Caso exista, Deus bem que podia dar uma benção, em definitivo (não a de uma migalha hoje, outra depois de amanhã), às mães prestes a perderem seus filhos pra fome, a violência ou a enfermidade. Não o consolo posterior, porque mãe que perde filho não tem consolo; isso não é benção. Ela finge se consolar na fé imposta pelas ameaças religiosas, porque "só Deus sabe o que Deus pode fazer" contra quem não O teme o suficiente para não ter fé Nele.

Dispenso a benção do carro, a mansão, o iphone ou a viagem internacional que o Possível Deus pode me dar. Peço que Ele ponha sua Imensa Mão na consciência e dê à criança abandonada o retorno da mãe, o pai curado do alcoolismo, já que não conseguiu dar a benção de impedir o abandono. Que abençoe as vítimas das guerras com o fim das mesmas, uma vez que não foi Capaz de impedir o início de cada uma delas; todas inspiradas Nele mesmo e seus profetas, lá no terrível Velho Testamento Bíblico.

Pediria pra Deus, que Ele fosse Perfeito em abençoar a todos, linearmente. Paliativos, esmolas, pessoas que auxiliam "como podem", mas não podem proporcionar algo definitivo, não são bençãos. Precisar de benção para sobreviver aos pedaços; comer agora e depois precisar de novo de quem socorra; ser curado "milagrosamente" da doença que não foi impedida por uma "benção preventiva"... nada disso é uma benção.

Mesmo assim, se Deus existe Ele não precisa me dar mais do que tive nos últimos anos... dar mais e mais, para eu mostrar aos "menos abençoados" que estou entre os santos prediletos. Como bem, minha saúde abalada não me abala, vivi mais de seis décadas até agora, realizei sonhos importantes e tudo sem fé, sem religião, sem gritar que "Deus" É Lindo e Forte ou É O Cara. Nunca fui rico nem pude conhecer o Egito, mas não tenho do que me queixar.

Caso Exista, que Deus abençoe os desassistidos; os que não têm grana para comprar a benção da comida; do tratamento médico e da cirurgia; de um teto digno, do agasalho, da justiça social, jurídica, humana... quiçá divina. Não precisa fazer média comigo, com os mais bem sucedidos do que eu, os dizimistas e os abençoados de luxo que repassam migalhas de bênçãos para os desgraçados.

E dê aos piedosos sinceros quase sem recursos, que sofrem junto aos seus socorridos, a benção de finalmente perceberem que ninguém precisa mais de piedade... ninguém mais precisa de uma benção suada, sangrada, espremida, incerta e pontualmente pingada. "Será que ouvi um amém?".
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠PARAÍSO DESFEITO

Demétrio Sena - Magé

Nós trocávamos tanta confiança;
era tanta certeza de que o outro
saberia entender os seus limites
e manter a bonança do que havia...
Nossos olhos mostravam tal pureza;
nossos corpos não tinham medo algum;
era só natureza em sintonia,
sem palavras nem tratos hormonais...
Confiávamos tanto no segredo
e jamais precisamos combinar;
só pairavam no ar magia e sonho...
O que tento repor entre nós dois,
é aquela versão de paraíso
que depois de algum tempo se desfez...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠SER HUMANO

Demétrio Sena - Magé

Quem sempre cultivou espontaneidade, alegria, inclusão e calor humano, jamais permita que uma eventual conversão religiosa lhe torne uma pessoa fechada, soturna, preconceituosa (ou seletiva) e fria. Se a religiosidade vai lhe tornar um ser humano pior, prefira continuar sem religião... pelo menos sem essa religião.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

DE SE SENTIR

⁠Demétrio Sena - Magé

Muita gente (de todos os gêneros, etnias e meios) precisa se sentir menos alvo de "sonhos de consumo"... ou de olhares interessados, tentativas de conquista e de aproximação interesseira. Precisa entender que muita gente é realmente solícita e gentil... muita gente é mesmo ambiental, cultural e humanamente inclusiva e não está nem aí para quem é diva ou divo, porque sua gentileza é linear... sua inclusão é para todas as margens e o miolo delas. Ao invés de "cravar", muita gente precisa observar melhor... com aquela simplicidade de quem se reconhece um ser humano comum... sem aquelas narinas de quem procura, constantemente, saber de onde saiu um flato. Muita gente precisa se sentir menos... bem menos.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

SERTO & CERTO

Demétrio Sena - Magé

Eu vou fazer o conserto
do violino quebrado;
puído; torto; sem cor ...
Depois farei um concerto
com ele bem afinado;
pra conquistar seu amor...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠"A REAL" DO PROFESSOR

Demétrio Sena - Magé

Nestes tempos de truculência instituída... da ignorância ovacionada e de famosidades fúteis reconhecidas como célebres, o professor é apenas o tanto faz de uma sociedade modelada e dos poderes públicos patronais que angariam mais votos e mais poderes com isso. Nas escolas privadas, o professor é o coringa de pedagogos e proprietários reféns de mensalidades; escravos dos pais de alunos mimados que, em nome dessas mensalidades, ditam toda a dinâmica da educação.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

PARA SEMPRE DEMOCRACIA

Demétrio Sena - Magé

Nunca mais o temor de pensar em voz alta
sobre a vida; o país; o poder e seus danos;
nunca mais outros anos de chumbo e tortura
nem da falta de sonhos em tempos de assombro...
Por favor; nunca mais nosso olhos sombrios
da certeza dos olhos que anotam quem vive
com os brios abertos aos ventos expostos,
pra punirem vivências além das cartilhas...
Tentativas de golpe nem golpe alcançado,
nunca mais atestado de mau cidadão
pra pessoas pensantes; de vontade própria...
Para sempre vivermos esse nunca mais
e ninguém repetir o fatídico dia;
sem escape; anistia; sem impunidade...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠FORA DO TEU JOGO

Demétrio Sena Magé - Magé

Sempre vou atingir teu julgamento;
te fazer mastigar teus preconceitos;
remeter um momento sobre ti,
pra que meças a tua hipocrisia...
Faço isso em silêncio; no meu canto;
sem ferir teu direito e teu espaço;
sem podar tuas idas, tuas vindas
nem vencer por cansaço as tuas fugas...
Sou "pecado" evitável facilmente;
nunca hei de prensar ou comprimir
tua mente, o teu corpo nem tu'alma...
Mas a minha existência não está
para jogos de purgo e conversão;
desistência de mim ou do que sou...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠MENTIRA

Demétrio Sena - Magé

É verdade; viu?
Hoje o dia da mentira
reabriu abril.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠NOVA HISTÓRIA

Demétrio Sena - Magé

Esgotei os meus versos desse amor,
porque já me cansei de ser sozinho
no querer; no chamar; até na espera
do caminho traçado meio a meio...
Nunca hei de vencer uma razão
que resiste às verdades mais profundas,
tem um não como escudo indestrutível
contra outras razões que se afigurem...
Buscarei os meus versos noutras fontes;
vejo pontes que apontam outros vales;
vale a pena; preciso desse rumo...
Acharei um motivo pra compor
uma história de amor mais divisível
com quem tenha um olhar horizontal....
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠ANJO MALDITO

Demétrio Sena - Magé

Finalmente aprendi que ninguém erra;
talvez quase ninguém; sou exceção;
vejo santos em marcha sobre a terra
(só não sabem tocar meu coração)...

Uma sombra está sobre a procissão
e os santos, armados, são de guerra;
eles querem a minha confissão
do "pecado mortal" que me soterra...

Ninguém erra; no fundo, tanto faz,
quando meu infortúnio empresta paz
aos que já me carimbam de perdido...

Levo bem os meus erros; isso é dor
para quem me observa lá do andor,
como ao anjo maldito e decaído...

... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠REMÁGOA

Demétrio Sena - Magé

Minha mágoa não teve as agressões
que sofri, ao expor essa ferida,
nem buscou nas versões da tua fúria
um achado pra ter por que ferir...
Lamentei entre cantos lacrimosos;
eu confesso, fui amplo em me queixar;
decantei a tristeza sem pudores
e não quis enfaixar a contusão...
Fui apenas poeta, como sou;
porque tudo pra mim desaba em verso;
é do meu universo agir assim...
Quanto a ti, foste apenas mais cruel;
teu pincel de arremate contundente
não poupou a minh'alma da remágoa...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠TRISTEZA DE CORINGA

Demétrio Sena - Magé

Vejo a vida fechar seu cerco em mim;
sinto o tempo cair com lentidão;
há um fim arrastado que me avisa
que só tem solidão, daqui pra frente...
Meu olhar me procura nesse abismo;
este circo vazio me revolve
no mesmismo do velho picadeiro
sem nenhuma utopia pros temores...
Um silêncio gargalha do que sinto,
põe o seu absinto em minha língua
pra fazer amargar até minh'alma...
Nesta minha tristeza de coringa,
já nem faço questão do próprio mundo;
não há fundo no fundo que tateio...
... ... ...

Respeite autorias. É lei

⁠PROCISSÃO

Demétrio Sena - Magé

No processo
que tropeça
na confissão
ao compressor...
Eu confesso
que professo
a procissão
de professor...
... ... ...

Respeite autorias. É lei