Coleção pessoal de demetriosena

2081 - 2100 do total de 2447 pensamentos na coleção de demetriosena

NÃOS OCULTOS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sei do não que se oculta num sim de soslaio,
num balaio de olhares; meneios; trejeitos;
ouço cada palavra do discurso mudo
cujo nada diz tudo e não discuto além...
Quero sempre o querer de quem ouve a proposta,
quem aposta em meus olhos e ganha comigo,
nunca o jogo de falas de quem não declara,
mas me cerca; me apara; me faz retornar...
Não aceito que aceitem por temor velado,
meu projeto, meu sonho, meu dado na mesa;
neste caso prefiro a leitura das costas...
Tenho apego à palavra que soa incisva,
nasce viva; desnuda; legível; direta;
linha reta pros olhos, ouvidos e mente...

PROFESSORINHAS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A dose certa de afeto
na fala mansa e pautada,
extrai o pólen mais doce;
mais delicado e secreto
que a professora conduz...
... ... ...
Que vai na luz de seus olhos
dentro dos olhos em flor...
... ... ...
Achando amor e aconchego,
são feito balas de neve,
açúcar fino e suspiro,
nos doces dons que remetem...
... ... ...
Professoras derretem no céu-da-boca...

PROCESSO EDUCATIVO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Educar não é um ato, como sentenciam educadores modernos. É, na verdade, quase um processo judicial. A depender de como educamos, podemos salvar ou condenar uma vida.

SHOW DA FÉ

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A fé que se tem num "Deus", num santo de argila, numa vaca ou numa casca de coco desperta no ser humano a capacidade fantástica de se recompor; se redimir; alcançar graças e às vezes banir doenças. Deus, o santo, a vaca e a casca não podem nada; o mérito é mesmo da fé ou de quem a possui. No entanto, quem a possui não pode se conscientizar disso, pois a fé não vive sem esses ícones reais ou imaginários; imateriais ou concretos. Quem tem fé, tem que tê-la em alguém ou algo, pois ela só se constrói sobre uma base; uma planta; um fundamento.
Ter fé não combina com racionalidade à toda prova; com profundo aculturamento e vasta filosofia. Quanto maior a ingenuidade ou a escassês de conhecimento filosófico, intelectual; quanto menor a bagagem cultural ou a sapiência, maior é a chance de uma pessoa obter o que chamamos milagre. Se não creio na menagem central da bíblia, creio nas máximas periféricas como as que tratam das bem aventuranças, no que tange os puros e simples de coração. Eles são bem aventurados, porque têm essa fé que os capacita com a força e a coragem que não vejo nos doutos; nos letrados. Muito menos nos estudiosos e proclamadores da fé. Justamente os que se dedicam por vocação e solidariedade ou por interesses escusos; exploração do próximo. Estes podem suscitar ou promover a fé dos outros, mas não a têm... Pelos menos aquela que "remove montanhas", por ser imensa; do tamanho de um grão de mostarda.
Não é na cabeça que a fé habita. Ela mora no coração, e como foi dito, no coração puro. Naquele que sabe crer com todas as forças da sua ingenuidade, até mesmo no desempenho dos falsos "representantes do reino dos céus". Representantes que arrotam como suas, as graças eventualmente alcançadas pelos bem aventurados, por obra e mérito deles próprios... Da sua fé... Não do simples desempenho de quem apenas realiza shows e arrecada cachês da boa, velha e generosa fé pública.
Tenho saudades de ter fé. Daquele tempo em que fui sábio, porque não era sabedor. Hoje lamento, embora veladamente, por não ter tido equilíbrio para não deixar que o saber corroesse a sabedoria. Que a cabeça embotasse o coração. Queria pelo menos poder juntar as extremidades, para não ser escravo da crendice nem do ceticismo. Não ser dominado pela ingenuidade cega dos fiéis a todo o custo nem pela intransigência da erudição que também cega. No fundo, creio que fugi de um fanatismo para cair em outro, por ser incapaz de achar o meio termo.
Acho que preciso de um "Deus", um santo de argila, uma vaca ou uma casca de coco.

JU

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Dorme o sonho de um anjo que acredita
nos poderes de um pai que tudo pode,
vence a cripta, o fogo, as forças cósmicas
ou as tramas ocultas dos mortais...
Põe a vida nos vãos da minha mão;
na leitura suave dos afagos;
no sermão dos meus olhos que traduzem
meu amor infinito; sem medida...
Pousa e dorme, acredita em seu herói
que não teme vilão, monstro noturno,
sara medo e dodói; assusta o susto...
Só eu sei que no fundo ela me salva;
tem a força, o poder, guarda meu mundo
e não deixa minh´alma se perder...

No mercado afetivo das ações humanas, doações não remetem promissórias.

Desde quando nem me lembro,
Rio de Janeiro a dezembro.
Chorar pra quê?

LIVRADOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nas vias do mundo insano,
As grades da ignorância
Nos causam prisão e dor...
Mas planto letras e livros;
Eu torno sonhos possíveis,
Porque sou um livrador...

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Não me faça desistir
por canseira ou indução.
Jogue limpo; diga não.

RIO DE JANEIRO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Bem humorado.
Sou brasileiro.
Podia chorar,
mas Rio
de Janeiro.

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nestes tempos em que se alardeia mais do que nunca o ato de educar, fracassamos exatamente por tentarmos fazer num ato o que exige de nós um processo...Um interminável processo.

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Varrermos diariamente a folhagem que cai das árvores é bem melhor do que sermos grelhados pelo excesso do efeito estufa e respirarmos a poeira intensa da desertificação de nossos quintais pavimentados.

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Perdi a soma de quantas vezes venci a morte por doença, inanição, assassinato, acidente, vício... Depois de tantos anos e muitas voltas por cima da quase morte, sei que será difícil, mas vencerei meu maior desafio: Não morrer de amor por você.

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Morrermos de fato é não termos feito nada que doravante substitua nossa existência física.

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Trabalhar não provê apenas nossa despensa ou realiza os sonhos e caprichos. Trabalho é dignidade; amor próprio; cidadania... Mesmo quem não precisa, precisa trabalhar.

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há sempre uma desculpa indesculpável pré-fabricada na língua de quem devasta. Mas os benefícios de poupar a natureza são sempre muito maiores do que os incômodos relatados por quem corta uma árvore; assoreia um rio; polui o mar; comete caça ou pesca predatória; mata uma coruja que adentrou a casa ou a cobra que simplesmente atravessava uma rua.

Quem não tem vários motivos para admirar o cônjuge, não tem nenhum para amá-lo.

POETICES

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Narcisista e prepotente ou de modéstia doentia. Ridiculamente alegre ou profundamente melancólico. Rabugento como só ele ou delicado à exaustão. Complexo demais ou simplório. Absurdamente grosseiro, mal educado ou enjoativo de tão meloso e gentil. Gelado feito iceberg ou apaixonado em excesso. Extremos... Extremos... Extremos. Por que será que ninguém é poeta sem ser nada disso?

Ao invés de confrades, correligionários, comparsas, colegas ou irmãos na fé, quero amigos... Amigos verdadeiros... Mesmo sendo confrades, correligionários, comparsas, colegas ou irmãos na fé.

Uma seca ideológica é aquela maré de azar da qual podemos dizer: "Hoje a maré não tapa peixe"...