Coleção pessoal de cauim

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A embriaguez excita e traz à luz todos os vícios, tirando aquele senso de pudor que constitui um travão aos instintos ruins.

Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo.

Vive de tal maneira que não faças nada que não possas dizer aos teus inimigos.

Todos os meus bens estão comigo.

Sou muito grande, e muito superior é o destino para o qual nasci, para que eu possa permanecer escravo do meu corpo.

Possuir um bem, sem o partilhar, não tem qualquer atrativo.

O fogo é a prova do ouro; a miséria, a do homem forte.

Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças.

O último esforço da razão é reconhecer que existe uma infinidade de coisas que a ultrapassam.

A natureza tem perfeições que mostram que é a imagem de Deus, e defeitos que mostram que é apenas a imagem.

O homem é feito visivelmente para pensar; é toda a sua dignidade e todo o seu mérito; e todo o seu dever é pensar bem.

Deixemos um rei sozinho, sem nenhuma satisfação dos sentidos, sem nenhuma preocupação do espírito, sem companhia, a pensar apenas em si mesmo; e ver-se-á que um rei sem divertimentos é um homem muito desgraçado.

Uma vez que não podemos ser universais e saber tudo quanto se pode saber acerca de tudo, é preciso saber-se um pouco de tudo, pois é muito melhor saber-se alguma coisa de tudo do que saber-se tudo apenas de uma coisa.

Quando considero a duração mínima da minha vida, absorvida pela eternidade precedente e seguinte, o espaço diminuto que ocupo, e mesmo o que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro e me ignoram, assusto-me e assombro-me de me ver aqui e não lá. Quem me pôs aqui? Por ordem de quem me foram destinados este lugar e este espaço?

O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes.

A grandeza do homem está em ele se reconhecer como miserável. Uma árvore não se dá conta da sua miséria.

Nunca se ama alguém mas somente as qualidades.

A verdadeira moral não se preocupa com a moral: quer isto dizer que a moral do juízo não se importa nada com a moral do espírito - que não tem regras.

A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirana.

Nós somos tão necessariamente loucos que seria estar louco por uma outra espécie de loucura, não estar louco.