Coleção pessoal de carlosmachado67

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Se Pedro diz a Paulo que Paulo está cometendo uma burrice, Pedro não está de forma alguma dizendo que Paulo é um burro, mas, pelo contrário, alertando-o de que seu grau de inteligência é incompatível com a atitude que está tomando.

(Defesa de um funcionário do Banco do Brasil que alertou uma gerente de que ela estava cometendo uma burrice e ela o processou, entendo que o funcionário a teria ofendido chamando-a de burra.)

Ser culto não significa ser inteligente. Da mesma forma, o não culto não é necessariamente desprovido de inteligência. Ambos podem ser inteligentes, desde que saibam utilizar o conhecimento que possuem no momento certo e dele tirar proveito.

Conhecimentos são como ferramentas a nosso dispor; saber utilizá-las em momentos certos e delas tirar proveito constitui o que se chama inteligência.

FELIZ DIA DO TELEFONE
(parte da crônica de João Ubaldo Ribeiro, publicada no dia 10.03.13 no Jornal O Estado de S.Paulo)

"Mesmo consciente desses perigos, ouso dizer que a maior parte de vocês não sabia que hoje é o dia do telefone. Eu por acaso sabia e me lembrei assim que vi a data no calendário. E também já sabia de uma porção de coisas adicionais, inúteis mas talvez vistosas. Tudo isso, juro que é verdade, sem recorrer ao Google. Faz mais tempo que eu gostaria de admitir, escrevi um trabalho escolar sobre Alexander Graham Bell, o inventor do telefone, e não me esqueci de fatos importantíssimos. Para começar, Bell não era americano, como geralmente se pensa; era escocês. E, se vocês pasmaram com esta, pasmem com a próxima: nos primeiros telefones, não se falava e escutava ao mesmo tempo, era como nos walkie-talkies dos filmes de guerra americanos e os interlocutores tinham que dizer "câmbio", ao terminarem cada fala.
E, sim, D. Pedro II garantiu o papel do Brasil no sucesso da invenção. Os historiadores americanos lembram como Sua Majestade, durante uma feira internacional em Filadélfia, ficou estupefato com o novo aparelho e exclamou: "Meu Deus, isto fala!". Parece que ele botou mais fé na novidade que os americanos, porque o presidente americano Rutherford B. Hayes declarou mais tarde que se tratava de um aparelho interessante, mas sem nenhuma utilidade. D. Pedro ganhou um e as centrais telefônicas começaram a se instalar no Brasil, notadamente no Rio de Janeiro e, segundo eu li, tinham o hábito de pegar fogo com grande frequência. O coronel Ubaldo, meu avô, como vários de seus contemporâneos, na hora de falar no telefone, botava o paletó e passava a mão na careca, parecendo ajeitar uma cabeleira invisível e, depois que contaram a ele que funcionava com eletricidade, acho que nunca mais tocou em nenhum.

Tudo se banaliza. E a violência também.
Os meios de comunicação - principalmente a TV comercial que depende de audiência -, têm grande participação nessa banalização e no incremento da violência.
A divulgação televisiva de fatos envolvendo violência ao mesmo tempo que informa, ensina a uma grande parte da população novas formas de violência que não imaginavam e passam a praticar.

Corrupção gera corrupção.
De indignada nos primeiros informes sobre corrupção pela TV, grande parte da população se corrompeu ou passou a apoiar os corruptos. A corrupção passou a ser algo banal e aceita por grande parte da população que, a fim de se justificar, diz "se o governo de fulano de tal praticou atos ilícitos por que o governo de bertrano de tal não pode?" Não percebendo essa gente que um ato ilícito praticado por alguém não justifica outro por parte de ninguém. Os partidários do governo corrupto mais recente estão sempre pesquisando no governo do corrupto anterior, se este praticou os mesmos atos ilícitos. E assim a bola de neve vai crescendo em corrupção. E quem está fora quer entrar e praticar os mesmos atos ilícitos praticados por quem está investido de poder e é corrupto.

Tudo se banaliza.
Discute-se por questões religiosas a presença do crucifixo em repartições públicas, sob a alegação de o país ser laico.
Sou contra a exposição do Cristo crucificado, não por tal questão, mas pelo fato de que a exposição ao sofrimento torna as pessoas insensíveis ao sofrimento.
O que vemos no Crucifixo? Um homem crucificado depois de passar por um número exagerado de chibatadas pelos soldados romanos e ainda ter caminhado a muito custo pelas ruas carregando a própria cruz onde viria a ser crucificado. Essa imagem está exposta em muitas repartições públicas, não contando a atenção das pessoas que ali trabalham - algumas por ignorância do que representa, outras porque já se acostumaram com aquela pequena escultura e não lhe dão importância, chegando mesmo a fazer pequenas festinhas debaixo dessa imagem de sofrimento.

Tudo se banaliza.
A nossa exposição habitual ao sofrimento de nosso semelhante, torna-nos insensíveis à sua dor. De início importamos a sua dor, com o passar do tempo, passamos a ver seu sofrimento como algo que não depende de nós e que não podemos resolver.

Um adulador parece-se com um amigo, como um lobo se parece com um cão. Cuida, pois, em não admitir inadvertidamente, na tua casa, lobos famintos em vez de cães de guarda.

O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos.

Fábula: O Lobo e o Cordeiro

Um cordeiro estava bebendo água num riacho. O terreno era inclinado e por isso havia uma correnteza forte. Quando ele levantou a cabeça, avistou um lobo, também bebendo da água.

- Como é que você tem a coragem de sujar a água que eu bebo - disse o lobo, que estava alguns dias sem comer e procurava algum animal apetitoso para matar a fome.

- Senhor - respondeu o cordeiro - não precisa ficar com raiva porque eu não estou sujando nada. Bebo aqui, uns vinte passos mais abaixo, é impossível acontecer o que o senhor está falando.

- Você agita a água - continuou o lobo ameaçador - e sei que você andou falando mal de mim no ano passado.

- Não pode - respondeu o cordeiro - no ano passado eu ainda não tinha nascido.O lobo pensou um pouco e disse:

- Se não foi você foi seu irmão, o que dá no mesmo.

- Eu não tenho irmão - disse o cordeiro - sou filho único.

- Alguém que você conhece, algum outro cordeiro, um pastor ou um dos cães que cuidam do rebanho, e é preciso que eu me vingue. Então ali, dentro do riacho, no fundo da floresta, o lobo saltou sobre o cordeiro, agarrou-o com os dentes e o levou para comer num lugar mais sossegado.

MORAL: A razão do mais forte é sempre a melhor

28.02.1994 - CRIAÇÃO DA U.R.V. - UNIDADE REAL DE VALOR, PEDRA FUNDAMENTAL DO PLANO REAL.

“Daqui pra frente, trabalhador nenhum terá o salário menor do que o custo de vida”, declarou Fernando Henrique ao dar detalhes sobre o novo plano econômico, informando que não haveria mais perdas salariais a partir de março. “Nós mudamos a regra. Mudamos de uma maneira favorável ao trabalhador. Isso tem que ser entendido. Não adianta vir com uma conversa do passado para prever o futuro. Será diferente”, acrescentou o futuro Presidente da República.

Desde 1986, com a criação do Plano Cruzado, o Brasil sofreu uma série de planos e medidas econômicas que resultaram, ao longo de oito anos, em uma inflação total de 689.363.100%. Ao todo, foram oito programas de estabilização, cinco congelamentos de preços e salários, um confisco de ativos financeiros, 54 alterações no sistema de controle de preços, 16 políticas salariais e quatro moedas (cruzado, cruzado novo, cruzeiro e cruzeiro real), o que resultou em um corte de nove zeros em relação ao cruzeiro que vigorava no início de 1986. Por mais fortes que tivessem sido as medidas, a inflação continuou a se acelerar, havendo a necessidade de mais um plano, o que desta vez mostrou-se eficaz e duradouro. O novo plano econômico teve como consequência a redução brusca da inflação, a ampliação do poder de consumo da população, a modernização do parque industrial brasileiro e o crescimento econômico com geração de empregos, além de ter tornado Fernando Henrique o político mais influente do Brasil, fazendo com que fosse eleito Presidente da República em outubro do mesmo ano.

Não acho que o capitalismo seja justo. O capitalismo é uma fatalidade, não tem saída. Ele produz desigualdade e exploração. ( ) A capacidade criativa do capitalismo é fundamental para a sociedade se desenvolver, para a solução da desigualdade, porque é só a produção da riqueza que resolve isso. A função do estado é impedir que o capitalismo leve a exploração ao nível que ele quer levar.

A natureza é injusta. A justiça é uma invenção humana. Um nasce inteligente e o outro burro. Um nasce atlético, o outro aleijado. Quem quer corrigir essa injustiça somos nós.

Apesar disso, há uma porção de intelectuais brasileiros que defendem Cuba, mas, obviamente, não querem viver lá de jeito nenhum. É difícil para as pessoas reconhecer que estavam erradas, que passaram a vida toda pregando uma coisa que nunca deu certo.

Não dá para defender um regime (*) em que não se possa publicar um livro sem pedir permissão ao governo.

(*) cubano

Não posso admirar um país (*) do qual eu não possa sair na hora que quiser.

(*) Cuba

Não posso defender um regime (*) sob o qual eu não gostaria de viver.


(*) cubano

Triste coisa é não ter amigos, mas mais triste ainda deve ser não ter inimigos, porque quem não tem inimigos é sinal de que não tem talento que lhe faça sombra, nem valor que o faça temido, nem honra para que dele murmurem, nem bens para que sejam cobiçados, nem fatos bons que lhe invejem, nem coisa alguma.

O que é o amor? Mas é muito simples! O amor é tudo o que intensifica, amplia, enriquece nossa vida. Em direção de todos os cumes e de todos os abismos. O amor é tão pouco problemático quanto um veículo. Só há como problemática o condutor, os passageiros e a estrada.