Coleção pessoal de brunocmacedo21

1 - 20 do total de 48 pensamentos na coleção de brunocmacedo21

⁠O poema é um grito no vazio, um grito que ecoa em quem o lê, todo leitor possui um vazio a espera do que poderá ser preenchido com o que ainda não leu.

⁠⁠A literatura não é somente inspiração e expressão, é também um simulacro convencional de signos, com uma consciência linguística.

⁠Podem dizer o que disser de mim, verdades ou mentiras, só não podem dizer que sou fraco, pois eu tenho sido forte diante de quase tudo. Sou eu quem olha para os meus abismos, sem sentir medo.

⁠A literatura é uma centelha de chama pairando sobre à vastidão da nossa ignorância.

⁠A literatura é uma gota d'água no oceano, ainda que seja apenas uma pequena gota, não seria o oceano maior sem ela.

⁠A existência é como se fosse uma atriz em um teatro de quinta categoria, se apresentando para uma plateia pobre de cultura.

⁠Cada pessoa persegue o sonho que julga necessário ser perseguido.

⁠O desejo dos que me atacam é de que eu me torne igual a eles.

⁠Vivemos em alguns momentos tão apagados. Mas em algum lugar, nem que seja por pouco tempo, somos luz para muitas pessoas.

Não prentendo a fama, nem escrevo para ganhar dinheiro. Ultimamente tenho dispensado os rótulos que a vida literária tenta impor, também tenho tido a necessidade de explicar tudo. Eu sou mais leitor que escritor. Quando falam que sou escritor eu me sinto pesado por uma responsabilidade que não quero ter. Quando me chamam de poeta até que ameniza a situação, pois sou isso mesmo, "um poeta sem pretensão, simples, desequilibrado, dono de uma escrita confusa, mas esperançosa". Alguns tem medo de ler-me, não sei por qual motivo, outros envitam que eu assuma o lugar de escritor, mas não posso reivindica-lo, não me sinto no direito. Sou das ondas e das vertentes. Escrevo sem precisar de aprovação, assumo o que escrevo e me exponho ao ridículo, pois como dizia o grande escritor piauiense O. G. Rego de Carvalho "o autor não pode ter piedade de si mesmo, tem que se expor a nu, nem que seja para o ridículo, mas tem que se expor".

Me exponho sem esperanças de fama, de reconhecimentos, se os vinher, recebo, mas não os procuro. Sou um poeta do Piauí, só isso. Isso me basta...

⁠Não é prudente e nem sábio encarar as tempestades como se fossem somente alguns perigos pela frente, mas é sensato vê-la como uma possibilidade de renascimento, e mais profundamente ainda como um momento propício para sepultar o “eu” indesejável e decadente que existe dentro de cada um de nós.

⁠A partir daquele dia eu quis viver, viver como nunca antes havia vivido, viver sem pressa, sem apego as expectativas, viver do que era possível, do que estava ali agora, o impossível passou a ser entendido como uma semente lançada ao universo capaz de germinar ou de morrer sufocada debaixo da terra, viver com a demora ardente de sempre chegar e a ausência perpétua da pressa de partir, como se a vida fosse eterna enquanto durasse, para quem acha que isso é uma embriaguez de ilusões, não é, é apenas uma dissipação da vida utópica que vivia antes, na vã filosofia de acreditar que sempre fosse merecedor e digno de tudo, vivendo sobrecarregado de nulidades e planos incapazes de se materializarem.

⁠A gente não tem que aceitar tudo, por mais que nossos pais ou outras pessoas com mais experiência de vida digam o contrário, nós somos os construtores de nosso próprio caminho, ainda que alguém voluntariamente nos dê uma ajudinha aqui ou ali, mas é nosso, sumariamente nosso o trilhar nas tortuosas e intempestivas estradas que a vida nos reserva.

⁠A vida começa onde termina o medo, o medo é um fantasma que atormenta e existe até depois da infância, ele precisa ser morto novamente, já se sabe que fantasmas estão mortos, mas o medo é um tipo de fantasma que precisa morrer infinitas vezes.

Que a simplicidade nunca nos falte, que o nosso exterior não nos defina, que a nossa posição não nos torne menos humano. A simplicidade mora em qualquer esquina da vida, ela é o que vestimos todos os dias. E aos que não a tem e querem comprar, sinto muito, não existe para ser comprada.⁠

⁠Não tente manter uma amizade com quem você não pode confiar. O mundo mudou, mas a confiança ainda está em voga. Seja amigo de pessoas que quando você olhar nos olhos e observar as atitudes, a confiança e a sinceridade sejam perceptíveis.

⁠A quem possa interessar

Pensaram que sonhar era ingênuo
Hoje sonham de noite e de dia
Ainda que não venha a se realizar
E daí? Sonhar é gratuito.

Disseram que era perda de tempo
Hoje perdem até as pernas cumpridas
Em busca do sonho no horizonte
E daí? Tempo é para ser gasto.

Fizeram um verdadeiro inferno aqui
Zombavam de nós e dos outros
E agora querem o nosso lugar
Mas nós combinamos de não morrer.

⁠A maioria das coisas que nos são ditas, são mentiras. Mas nós acreditamos piamente, pois a mentira nos conforta e a verdade nos confronta.

⁠clarividente

um clarão conciso
diz claramente
quem tu és

tão evidente
imoral
indecente

e a cruz a velejar
tua culpa
nua e crua

o medo assola
tudo é nada
quando tu se pronuncia.

⁠A minha vida toda foi sempre cheia de pesadelos, a minha única alternativa foi ser forte. As minhas origens, meu sangue, minha família, meu passado e meu presente é tudo resistência. Resistir é o meu grito de guerra.