Coleção pessoal de Bissueque

101 - 120 do total de 117 pensamentos na coleção de Bissueque

⁠DIANTE
Dê - me água de beber senhora, antes procurei a água deste poço, muito corri pelas estradas sem remorso e hoje já nem posso.
Por sermos humanos, somos muito sensíveis. O sultão trouxe nos a este lugar por uma grande causa, ele era um grande viciado, visava o luxo, era muito obcecado pela moda e atualmente é um tesouro perdido sem lar.

Sentado de pé, na cadeira de pedras lendo sem letras e calado falando alguma coisa, sem ninguém que conseguisse descrever a floresta Amazônica e nem a (Grande) Muralha da China porque os vistos eram recusados.

Dar um passo afrente era o maior risco, quando andávamos por aí, corríamos, corríamos sempre os mesmos riscos, vi muitos a pagar contas dos outros enquanto os outros não tiveram nada para dar, deram as suas vidas de graça.

Vi dois grupos de homens, um que abria as janelas arbitrariamente para uma missão e outro abria as janelas sem permissão, entendi que há coisas que vão contra a vida mesmo quando a primeira vista pareça o contrário...

Vi também duas grandes mulheres na prostituição e outras que ganhavam vagas numa instituição também por causa da prostituição, haviam regiões que eram metropolitanas, onde as oportunidades vinham sem facilidades, enquanto na outra margem mostravam tudo, mas nada vimos.

E o povo era cercado de terror e rapto pelos milhões de braços que já mais brilharão de farda e armas, mesmo com a gravata. Não era preciso dormir para acordar e era preciso fechar os olhos para ver, alguns viram Jesus e eu vi Judas.

A alma é o que não deve ter nódoas. O obscuro deve revelar muito muita coisa porque nem todo mundo cresce de um dia após outro e não pode haver regalias quando há quem tenta impedir os direitos legais.

Poema de Rosário Bissueque
Que a poesia continue a ser um meio de libertação

⁠QUIMERA Por mais que as pessoas tenham olhos pra ver, elas nunca viram o ar nem o vento desde a existência das coisa

E eu as vezes tenho aquela vontade de ser uma montanha, para puder estar em um lugar calmo, bem firme e insubstituível sem esperar nada da vida mesmo ouvindo sobre a morte.

Porque se eu fosse como uma montanha não morreria, teria anos de existência e se calhar seria eterno.
Mas pensando bem a vontade de ser uma montanha me desaparece bem mais rápido que a velocidade da luz, só de saber que se eu fosse como uma montanha, não teria nada na vida,
Nenhum privilégio de sorrir e chorar, sonhar e realizar e nem de escrever, talvez terei o único privilégio de estar como ali alegoricamente.

Não teria pernas para andar e nem boca para dizer tudo isso que estou aqui a dizer. Não teria pai, mãe, irmãos e amigos.
É daí que me ponho a pensar escolher ser a sereia na próxima reencarnação, a outra obra linda de Deus que vive como sabe, no seu silêncio a beira-mar.

Porque se eu fosse como a seria poderia respirar em qualquer lugar mesmo nas águas do Índico, o mar seria o meu melhor santuário se todos os dias fosse a mesma coisa.

Imagine estas coisas todas quimera, se os animais falassem com as pessoas, será que poderiam explicar a razão de tudo?

Mas os animais não falam quimera, e se as pessoas morresse e vivessem em outro lugar, isso também seria muito interessante quimera.
Imagine se as pessoas tivessem asas para voar e se no mundo tivessem lacunas, a maioria voava e saia pelo mundo fora. Mas o mundo nem portão de saída tem.

Poema de Rosário Bissueque
QUIMERA
Que a poesia continue a ser um meio de libertação

⁠E se um dia eu tiver que partir, que não seja o coração de ninguém, porquê eu não pertenço, nem mesmo a vida inteira.

⁠Eu nao sei cuidar mesmo da minha própria vida

O meu rosário pode mais do que meus cem sermões.

Eu escrevo para me libertar

⁠Aqui sozinho, sem saber o que fazer, optei por te escrever. Já não consigo concentrar em nada à não ser pensar em você.
Hoje reconheço o erro que cometi ao falar sobre essa admiração que tenho por você, erro por que eu já imaginava que seu distanciamento era inevitável.
Quando não quis revelar que seu admirador secreto era eu, foi porque senti medo, medo de perder sua amizade, seu carinho e sua confiança.
Você me disse que nada iria mudar quando pedi para que isso fosse um segredo, quando pedi para que nunca comentasse com alguém, mas a verdade é que percebi a mudança exatamente no momento que revelei minha identidade, suas palavras se tornaram monótona e isso começou a me deixar triste. Triste por saber que isso poderia ter sido evitado se tivesse controlado minhas emoções.
Depois da última conversa que tivemos veio o vazio, a angústia e decepção comigo mesmo. Dói todas as vezes que olho para essa tela e não vejo pelo menos uma notificação sua, feri o peito.
Fecho os olhos e surge perguntas para as quais não tenho resposta; como ela tá? Tá chateada? Decepcionada? Triste por eu ter confundido as coisas? E assim mais uma vez a tristeza me atinge.
Pego o telefone e penso em mandar mensagem, mas tenho medo de como você vai reagir, e tudo que eu menos quero nessa vida é machucar você, tudo que menos quero é ser odiado por ti.
Então quero aqui mais uma vez te pedir desculpa; desculpa por qualquer coisa que eu tenha dito que não tenha sido do seu agrado.
Fique bem, vou está aqui torcendo para que as coisas volte a ser pelo menos a metade do que já foi antes de você saber toda a verdade.

⁠Sapo de brejo não coaxa em lagoa meu bem.

⁠se todas as maçãs são podres, talvez a árvore que seja o problema...

⁠Amar alguém é bom,
mas ser amado por quem
gente ama
na mesma medida.
É simplesmente divino.

⁠Que a poesia continue a ser um meio de libertação

Nunca quis ser uma referência sem preferência ⁠

"Nem todo mundo cresce de um dia após outro"⁠

⁠Fui vítima de ataques cardíacos pelo meu peito quando ouvi-te dizendo adeus, quando a noite caiu, ajoelhei e pedi a tua volta a Deus. Só queria não acreditar em nenhum destes ateus, tu voltaste quando foi feita a justiça como no tempo de Deus.

Não olhes para mim e nem para ti, olhe o futuro que espero por nós, quando olho para os teus olhos, vejo o teu vestido de noiva e a minha gravata, vejo o nosso filho alegre sorrindo para nós na varanda, ouvindo o seu profundo respiro na calada da noite enluarada.

Nunca quis ser uma referência, sem preferência, afinal todo mundo precisa do amor, não é? E neste mar sem rosas, entraria numa onda que me levaria até bem perto de ti, por longe que fosse, aí mesmo eu estaria também.

E como quem de verdade ama trocaria a minha vida por ti, para definitivamente ser a razão da sua existência, por que existem existências que são pilares de outras existências, por isso que eu também não existir sem ti, admito não viveria sem ti.

Quanto mais tento esquecer - te, mais lembro - me de ti, na cama ou de madrugada quando lias poemas e jornais, os nossos ideais são iguais, os nossos corações bem pertinentes. Na melhor das hipóteses, pode ser um bom sinal que Deus nos quer ver juntos.

Eu não sei se sou certo para mim, só sei que sou certo, certo para ti e a relação que mantém é a prova disso. Para sempre deixarei tudo a parte, amar-te-ei até a morte, amar-te-ei mulher.

Poema de Rosário Bissueque
AMAR-TE-EI MULHER
Que a poesia continue a ser um meio de libertação

⁠Estou nesta noite de joelhos diante de ti senhor, para confessar o quanto nós pecamos em cada minuto neste mar que já nem tem rosas.

Preciso aprender a contar a nossa história, porquê já não é para viver, é para contar ainda que não tenham as velas nem as rosas, apenas em volta da fogueira.

E há uma vida única que eu preciso aprender a viver e aprender a perder. Eu não sei qual é a raiz desta vida que só pelo sopro do vento, o vento arranca.

A noite! não está para dormir, no ocidente os homens andam castrados, a esperança some, a prosperidade some, muito mais a idade e quando tudo some, é igual a zero. É mais fácil ver o que não conquistamos do que aquilo que já conquistamos.

Que nos dê a vida senhor ao nível que precisamos, e que nos conceda o seu amor, a sua proteção segundo a sua vontade. Soubemos que não estamos num rebanho sem pastor, é o mais que me alegra.

Se o amor continuar a sarar? E...se houver a sabedoria de como dominar o ego, será que havemos de ver a beleza da lua? Sera que havemos de perceber o sentido da vida?

Soubemos nós, que nós somos prisioneiros que nunca sairíamos desta prisão e nem o pouco poderíamos merecer e aqui na terra, ainda estamos em guerra e vimos sempre os filhos dos homens abandonando as suas terras para ir morrer noutras terras.

Afronte é guerra e nós seguimos invicto, na frente com a mente de crente até lá onde o sol se põe, onde o vento era só pra..

Poema de: Rosário Felizardo Bissueque
SUPLICAS DE MINHA CAVERNA
Que a poesia continue a ser um meio de libertação

E há uma vida única que eu preciso aprender a viver e aprender a perder, eu não sei qual é a raiz desta vida, que só pelo sopro do vento, o vento arranca.⁠

⁠O VELHO MENDIGO Mendiguei á vida inteira, sou velho que sou, eu nunca tive alguém que me amou verdadeiramente nessa vida, nunca tive e nem filhos tenho se não as barbas brancas.

Eu não sei cuidar mesmo da minha própria vida e se um dia eu tiver que partir que não seja o coração de ninguém porque eu não pertenço nem mesmo á vida inteira. Vivi, amei, vi um pouco de tudo e as vidas ceifadas em segundos é oque mais vi, só nunca vi o bem mas houve um dia em que eu julguei ter visto tudo.

As minhas barbas são grandes, brancas, sujas e fortes, tornaram-se assim naturalmente e eu gosto, eu gosto porque é o que pelo menos não faltou em mim.

Os meus olhos são cansados, como se eu quisesse dormir. As minhas unhas são fortes e são mais velhas que os meus desejos. Não falo do amor, porque não tenho além do meu próprio e a única coisa que me acompanhou em toda minha vida e sempre esteve comigo, foi a minha sombra.

Consideraram me luz só no primeiro dia em eu nasci, e hoje aos olhos de outrém sou um sismo. Coitado de mim que nunca fui revelado sobre o meu futuro com os olhos abertos que nunca viram o bem nem a perfeição.

Esverdeados montes do oriente, melhores refúgios para qualquer sobrevivente, onde clamam as vozes dos que rogam sem esperança, hoje campos da batalha, abençoados sãos vocês que nunca envelhecem, têm vida eterna e nunca morrem. EU NÃO SEI MUDAR DE POSTURA.

Poema de Rosário Bissueque
O VELHO MENDIGO
Que a poesia continue a ser um meio de libertação