Coleção pessoal de annapaulaa

1 - 20 do total de 92 pensamentos na coleção de annapaulaa

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.

Os homens são miseráveis porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance.

O esforço para unir a sabedoria e o poder raramente dá certo e somente por tempo muito curto.

Consolação é o fato de saber que alguém melhor que nós está mais infeliz do que nós.

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute.

Um poder que se serve, em vez de servir, é um poder que não serve.

Não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto minha morte não acontece, para que essa vida não seja banal, superficial, fútil, pequena.

A vida já é curta, que ela não seja também pequena.

Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente o meu tempo de convivência com as pessoas de quem eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão-somente dinheiro?

Seres humanos são como tapetes. Às vezes, precisam ser sacudidos.

Não cabe ao Estado, via escola pública, substituir a responsabilidade que a família tem, a menos que ela esteja em situação de descuido total. Cabe à instituição promover a autonomia, a solidariedade e a formação crítica, mas a responsabilidade principal continua sendo da família e ela não pode se eximir disso.

Numa ditadura, não daria para fazer uma passeata pela democracia. Na democracia, você pode fazer uma passeata pedindo a ditadura.

Nós, brasileiros, temos um vício, que é muito perigoso, de nos contentar muitas vezes com o possível, em vez de procurarmos o melhor.

Cuidado com gente que concorda contigo o tempo todo!

Quem concorda contigo o tempo todo, ou não gosta de você, ou não te respeita, ou está se preparando para te derrubar.

"Quando estiver no fundo do poço, a primeira coisa a fazer para sair dele é parar de cavar".

Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.

Chamo atenção para o verbo 'importar', que significa portar para dentro, trazer para dentro. Quando eu vivo apenas a 'exportação' - quando só coloco para fora e nada recebo para dentro - crio a possibilidade de me desapegar.

Há uma frase de que gosto muito e que, para mim, é a expressão da presença política: “Os ausentes nunca têm razão”. Embora pudessem estar com alguma razão, eles a perdem pelo fato de se ausentarem.