Coleção pessoal de Amanciorego

21 - 40 do total de 415 pensamentos na coleção de Amanciorego

⁠Numa sociedade marcada pela Inteligência Artificial, mais do que em qualquer outra sociedade, o Homem deve praticar a Reflexão e buscar a Sabedoria e praticar a Atenção e buscar a Serenidade!

‎Reflexão, Sabedoria, Atenção e Serenidade são as palavras-chave que me definem nesta sociedade.

⁠Pro-MSA
‎Programa de Melhoria da Serenidade pela Atenção

‎UNIDADES TEMÁTICAS DO Pro-MSA

‎1. AUTOCONHECIMENTO

‎1.1. Diferença entre Autoconhecimento e Autoconsciência. Conceito prático de Pessoa, Mente, Consciência, Corpo, Sujeito Homem e Vida.

‎1.2. Componentes de uma Pessoa: Elementos (Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo), Processos (Circulação sanguínea, Respiração pulmonar, Formação da urina) e Fenômenos (Sensações, Pensamentos, Emoções, Sentimentos e Intuições).

‎1.3. Tipos de Pessoas: Diferença entre Pessoa Simples ou Singular (formada por um Sujeito Homem) e Pessoa Composta ou Coletiva (formada por dois Sujeitos Homens).

‎1.4. Tipos de Sujeitos Homens e Arquétipos Humanos. Descrição do Arquétipo Pessoal.

‎1.5. Faculdades do Sujeito Homem (Movimentar, Sentir, Pensar, Atenção, Perceber, Refletir, Imaginar, Intuir, Criar). O Sujeito Homem como Gestor do Organismo. Projeto Pessoal de Existência.

‎2. MÉTODOS DE MELHORIA DA SERENIDADE PELA ATENÇÃO

‎2.1. Características, factores e consequências do estado de Agitação e de Serenidade.

‎2.2. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método ESP (Escuta do Som dos Pássaros).

‎2.3. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método OFO (Observação dos Fenômenos do Organismo).

‎2.4. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método MIA (Mergulho na Imensidão do Ar).

‎2. 5. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método VOP (Visualização de um Objeto abaixo dos Pés).

‎3. CRIAÇÃO E PRÁTICA DO MÉTODO ADEQUADO

‎3.1. Criação do Método Pessoal Eficaz.

‎3.2. Evolução e Adaptação do Método Pessoal Eficaz.

⁠RELAXAMENTO versus SERENIDADE

‎1. RELAXAMENTO
‎1.1. É específico;
‎1.2. Afeta sobretudo o sistema muscular e nervoso do Corpo do Sujeito;
‎1.3. É através de uma ação própria ou substância química própria;
‎1.4. Tem três momentos principais: Ação ou substância química própria, redução da tensão muscular e nervosa, sensação de alívio pelo Sujeito;
‎1.5. É uma diminuição da tensão músculo-nervosa através de uma certa ação ou substância química que faz o Sujeito sentir um alívio.

‎2. SERENIDADE
‎2.1. É geral;
‎2.2. Afeta o Organismo todo;
‎2.3. É através de esclarecimento sobre si mesmo e de atitudes adequadas;
‎2.4. Tem quatro momentos principais: Esclarecimento sobre si mesmo, atitudes adequadas, harmonia no Organismo, sensação da harmonia pelo Sujeito;
‎2.5. É o estado de harmonia no Organismo Humano resultante de um certo esclarecimento e de certas atitudes que faz o Sujeito estar sereno.

⁠Ahh! Eu já sou Velho, já não tenho energia para essas brincadeiras, tudo o que Eu quero doravante é Sabedoria e Serenidade!

⁠O autêntico Velho é aquele que diariamente busca a Sabedoria e a Serenidade, independentemente da sua idade cronológica e biológica!

⁠A Espiritualidade não é precisamente uma busca!

‎Pode ser o resultado de uma busca!

‎A Espiritualidade é essencialmente a qualidade de ser-estar de um Sujeito Homem, e cada Sujeito Homem tem o direito de manifestar a sua Espiritualidade!

⁠‎O melhor é se fixar na âncora em que te baseias, e não na meta, pois a meta já está lá mas a âncora pode facilmente se perder!

⁠A Mente governa o Corpo se o Sujeito Homem estiver apegado a ela!

‎O Sujeito Homem governa o Corpo se estiver desapegado da sua Mente!

‎O Sujeito Homem pode desapegar-se da sua Mente, observando os seus pensamentos ou fixando a sua atenção na extremidade inferior do seu Corpo!

EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE


'Educação e Espiritualidade' é um novo campo de investigação, é um campo de investigação emergente que precisa ser estruturado e estabelecido.

As principais linhas de investigação deste campo são:

1. Impacto da educação escolar no desenvolvimento da espiritualidade dos alunos;

2.Métodos de ensino dos conteúdos das disciplinas do ensino primário e secundário para o desenvolvimento da espiritualidade dos alunos.

Portanto, não se trata de integrar a espiritualidade e ou religiosidade nas escolas, mas, desenvolver a Educação Escolar para servir também como um meio de desenvolvimento da espiritualidade dos alunos nas escolas, pois desenvolver a espiritualidade significa desenvolver a dimensão Afetiva dos alunos, desenvolver nos alunos uma qualidade de ser-estar superior marcada por atitudes de tolerância, cooperação, amor, serenidade, criatividade,

⁠O serviço de um Ser é o seu próprio modo de existência!

A Serenidade é uma necessidade do pico da pirâmide de Maslow!

Pois, os que⁠ têm interesse em melhorar a sua Serenidade são raros!

A SERENIDADE E A SUA RELAÇÃO COM O PENSAR E A ATENÇÃO

A Serenidade é o grau de harmonia existente no interior do Organismo Humano.

A Serenidade é afetada por dois atos principais do Homem, nomeadamente, o ato de Pensar e o ato de Atenção.

Pensar é apegar-se ou colar-se ou amoldar-se ou ligar-se ou unir-se a algum Pensamento tornando-se um com o Pensamento ou sendo governado pelo Pensamento.
Pensamento é uma informação ou um acontecimento que se grava e flui no Cérebro do Corpo.

O Pensar eleva o nível de Ansiedade e baixa o grau de Serenidade no Organismo Humano.
⁠Os altos níveis de Ansiedade, gradualmente, desenvolvem o medo, o pânico, a depressão, a contração dos tecidos do Corpo, a hipertensão arterial, a redução da imunidade até o definhamento e o colapso do Organismo.
O desenvolvimento de altos níveis de Ansiedade e do definhamento do Organismo ocorre gradualmente porque implica a estruturação ou ligação de neurónios no Encéfalo e produção de hormônios de Ansiedade e adaptação das Células do Corpo à influência dos hormônios de Ansiedade, esse processo não é de um dia para outro, leva tempo.

Atenção é fixar a ação de ver e ou de ouvir e ou de sentir e ou de visualizar em algo.
O algo pode ser Som da natureza, processo de respiração pulmonar, extremidade inferior do Corpo.

A Atenção eleva o grau de Serenidade e baixa o nível de Ansiedade.
Os elevados graus de Serenidade, gradualmente, desenvolvem o relaxamento dos tecidos do Corpo, o fluxo normal da energia construtora do Corpo, a autoconfiança, a tolerância, o propósito de vida ou de existência, a criatividade e a vitalidade do Organismo.
O desenvolvimento de elevados graus de Serenidade e da vitalidade do Organismo também ocorre gradualmente porque implica a nova estruturação de neurónios no Encéfalo e produção de hormônios de Serenidade e desadaptação das Células à influência dos hormônios de Ansiedade e adaptação das Células à influência dos hormônios de Serenidade, esse processo também não é de um dia para outro, leva tempo.

O Homem nasce no estado de harmonia e vive em plena Atenção nos seus primeiros períodos de vida, mas, o estado de harmonia vai se perdendo gradualmente pela substituição do hábito da Atenção com o hábito do Pensar à medida que é submetido às pressões sócioeconómicas e culturais da sociedade em que se encontra inserido, o estado de harmonia pode ser recuperado apenas pela prática diária da Atenção, substituindo gradualmente o hábito do Pensar pelo hábito da Atenção.

A prática intensiva da Atenção exige certas precauções, porque a fadiga das Células no Sistema Límbico e o excesso de hormônios de Serenidade produzidos durante a prática intensiva origina tonturas e dores de cabeça que fazem parte do processo normal de formação do novo estado interno do Organismo, assim como uma criança tem dores de cabeça ao sair novos dentes; as tonturas e dores de cabeça resultantes da prática intensiva da Atenção passam alguns minutos depois de beber água suficiente e repousar da Atenção praticando o movimento corporal e a Reflexão académica que pode ser sobre a melhoria da Serenidade pela prática da Atenção.

Portanto,

Melhore a tua Serenidade praticando a Atenção!

⁠ATENÇÃO: PROCESSO COGNITIVO OU PROCESSO AFETIVO?

A Atenção não é um processo Cognitivo.

A Atenção é um processo Afetivo.

Porque a sua prática sistemática potencializa o Sistema Límbico e melhora estados afetivos do Sujeito Homem, tornando-o, por exemplo, mais sereno e mais tolerante.

⁠O Ar atmosférico reduz a Força da Gravidade para os Corpos existentes nele!

⁠Nenhuma Ave pode voar na inexistência do Ar!

⁠AS TRÊS PRINCIPAIS VERTENTES METAFÍSICAS: Fisicalismo, Panpsiquismo e Idealismo

Qual delas faz mais sentido?

1. FISICALISMO:
Um Objeto existe primeiro e é base da formação do seu Sujeito.
Exemplo: Cérebro ou Corpo existe primeiro e é base da formação da sua Alma.

2. PANPSIQUISMO:
Qualquer Objeto contém o seu Sujeito.
Exemplo: Pedra contém Alma.

3. IDEALISMO:
Um Sujeito existe primeiro e é base da formação do seu Objeto.
Exemplo: Alma existe primeiro e é base da formação do seu Cérebro ou Corpo.

QUEM SOU EU? O QUE SOU EU? DE QUE SOU FEITO EU?

1. Quem sou eu?
R/: Eu sou uma Alma Humana ou um Sujeito Homem.

2. O que sou eu?
R/: Eu sou uma Matriz Consciente-Inteligente influenciável gestora do Corpo.

3. De que sou feito eu?
R/: Eu não sei de que sou feito.
Na Dimensão Terrestre de Existência em que estou não é necessário saber de que eu sou feito; mas, é necessário saber exatamente quem sou e o que sou, é necessário ter um esclarecimento exato sobre mim mesmo como uma Alma Humana, a fim de encontrar a forma correta da minha existência nesta Dimensão e, depois da consumação da forma correta de existência nesta Dimensão, progredir para outra Dimensão onde provavelmente uma Alma Humana já Pode saber de que Ela é feita.⁠

A ALMA HUMANA TERRESTRE NÃO TEM O PODER DE SABER DE QUE ELA É FEITA!

Apesar da contemplação profunda a mim mesmo, como uma Alma Humana, confesso que não consigo ver-me nem imaginar-me como algum tipo de Matéria nem Energia nem Força nem Informação!

Por isso, concordo com Siddharta Gautama que enxergou o Vazio, com Jesus Cristo que preferiu dizer simplesmente "Eu Sou", com Kant que percebeu a possibilidade do Sujeito Homem ter um esclarecimento exato sobre si mesmo mas a impossibilidade do Sujeito Homem saber de que ele é feito, e com Sartre que entendeu o Ser como sendo o "Nada"!

Assim, em termos Físicos e de Matéria, a Alma é o Nada e o Espírito também é o Nada, porque não se enquadram em nenhum tipo de Matéria nem Energia nem Força nem Informação conhecido pelo Homem do Planeta Terra!

Mas, em termos de Propriedade, a Alma é uma Matriz Consciente-Inteligente influenciável gestora do Corpo e o Espírito é uma Matriz Consciente-Inteligente ininfluenciável administradora do Corpo.

Desse modo, imagino-me como o Nada, mas, apenas vejo-me como uma Matriz Consciente-Inteligente influenciável gestora do Corpo.

Portanto, o Planeta Terra é uma Dimensão de Existência em que a Alma Humana tem o Poder de esclarecer sobre si mesma e encontrar a forma correta da sua existência nesta Dimensão, mas, o Planeta Terra é uma Dimensão de Existência em que a Alma Humana não tem o Poder de saber de que ela é feita.

Neurónios anestesiados perderam a sua propriedade de possibilitar à Alma sentir a dor!

A luz do Sol como condição externa e as células Cones dos Olhos como condição interna do Organismo Humano constituem condições que possibilitam à Alma Humana perceber as várias Cores através do seu Corpo!

⁠Refletir é confrontar vários Pensamentos para produzir um novo Pensamento!