Coleção pessoal de ADRIANOGARCA

1 - 20 do total de 759 pensamentos na coleção de ADRIANOGARCA

Mesmo que vivesses 3 mil anos e tantas vezes quanto 10 mil anos, lembra, todavia, que ninguém perde uma vida distinta da vida presente, tampouco vive uma vida diferente desta que presentemente perde. Assim, a vida mais longa e a mais curta se tornam algo idêntico. Com efeito, o presente é igual para todos e, portanto, o que se perde também é igual; e aquilo que se perde, consequentemente, revela-se como sendo de curtíssima duração, como se fosse instantâneo. De fato, não se perde o que passou nem o futuro, pois como tirar de uma pessoa aquilo que ela não possui? Necessitas lembrar, portanto, estas duas coisas: uma é que tudo o que é egresso da eternidade é de espécie idêntica e tem caráter cíclico, não fazendo diferença nem importando, assim, se alguém permanece em contemplação das coisas apenas por um século ou dois ou por um tempo infinito; a outra coisa é que, quando morrem, a perda é igual para pessoas que viveram o máximo de tempo e para aquelas que viveram o mínimo. Com efeito, o presente é tudo de que se pode ser privado: afinal, tudo o que se tem é o presente, e a perda daquilo que não se possui não é possível.

Descemos a um ponto tal que a reafirmação do óbvio é o primeiro dever dos homens inteligentes.

Preparar o futuro significa fundamentar o presente.

Nas horas graves, os olhos ficam cegos; é preciso, então, enxergar com o coração.

Foi o tempo que investiste em tua rosa que fez tua rosa tão importante.

Eu não preciso de ti. Tu não precisas de mim. Mas, se tu me cativares, e se eu te cativar... ambos precisaremos, um do outro.

Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

É o mesmo sol que derrete a cera e seca a argila.

Ser homem é ser responsável. É sentir que colabora na construção do mundo.

O que tem de ser, tem muita força. Ninguém precisa se assustar com a distância, os afastamentos que acontecem. Tudo volta! E voltam mais bonitas, mais maduras, voltam quando tem de voltar, voltam quando é pra ser. Acontece que entre o ainda-não-é-hora e nossa-hora-chegou, muita gente se perde. Não se perca, viu?

A natureza não dá saltos tudo tem um tempo. Entre o semear e o colher existe um espaço de tempo e paciência. Assim também é com a educação. Educar é um processo que exige tempo e paciência.

Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem.

Para onde quer que fores, vai todo, leva junto teu coração.

"Justo e honrado
é o homem
que mede seus direitos
com a mesma régua
de seus deveres."

O valor fundamental da vida depende da percepção e do poder de contemplação ao invés da mera sobrevivência.

Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato.

A filosofia é a que nos distingue dos selvagens e bárbaros; as nações são tanto mais civilizadas e cultas quanto melhor filosofam seus homens.

A Amizade é desnecessária - como a filosofia, como a arte, como o próprio universo (pois Deus não precisava criar). Ela não tem valor de sobrevivência; ela é, antes, uma das coisas que dão valor à sobrevivência.

A filosofia, como a medicina, dispõe de muitas drogas, de pouquíssimos remédios bons e de quase nenhum específico.

O tempo e a paciência são dois eternos beligerantes.