Coleção pessoal de 2019paodiario
Compartilhando a dor
Chora com aqueles que choram. - Romanos 12:15
Escritura de hoje : Jó 16: 1-5
Da maneira como os amigos de Jó tentaram consolá-lo, aprendemos um princípio básico sobre como confortar os outros em seu sofrimento: a capacidade de um consolador de ajudar não é tanto seu talento para o uso de palavras, como sua capacidade de ser solidário. Esse é o tipo de entendimento que Jó ansiava quando seus amigos começaram a tentar corrigi-lo.
O Dr. Paul Brand expressou lindamente essa verdade em seu livro Fearfully and Wonderfully Made . Ele escreve: “Quando pergunto aos pacientes e suas famílias: 'Quem o ajudou no seu sofrimento?' Eu ouço uma resposta estranha e imprecisa. A pessoa descrita raramente tem respostas fáceis e uma personalidade efervescente e cativante. É alguém quieto, compreensivo, que ouve mais do que fala, que não julga nem oferece muitos conselhos. "Um senso de paciência." "Alguém lá quando eu precisei dele." Uma mão para segurar. Um entendimento, um abraço perplexo. Um nó na garganta.
Às vezes, ao tentarmos dizer a coisa certa, esquecemos que a linguagem do sentimento fala muito mais alto do que nossas palavras. Há momentos em que a melhor coisa que podemos fazer é "chorar com aqueles que choram" (Romanos 12:15).
Ajudar as pessoas angustiadas começa quando compartilhamos sua dor (2 Coríntios 1: 3-4). —RMD II
Refletir e orar
Senhor, mantenha-me misericordioso e bondoso,
contigo, ó Cristo, primeiro em minha mente;
Ensina-me a sentir a dor de outra pessoa,
e a misericórdia de todas as pessoas. —Brandt
Simpatia são dois corações puxando uma carga. Mart DeHaan
Mudança de Líderes
Leve Josué, filho de Freira, um homem em quem o Espírito é e imponha sua mão sobre ele. - Números 27:18
Escritura de hoje : Números 27: 12-23
Eleição presidencial. Inauguração. Sucessão real. Assassinato. O que esses eventos têm em comum? Todos eles levam a uma transição de liderança. Alguns são métodos mais desejados do que outros, com certeza, mas todos resultam em uma alteração no topo.
Como os Estados Unidos descobriram no final de 2000, a transição nem sempre é tão suave quanto desejado. Porém, após inúmeras recontagens de votos, novas lideranças foram instaladas e a vida continuou.
Por 40 anos, os israelitas haviam olhado para Moisés em busca de orientação. Ele os levou do Egito até a extremidade da Terra Prometida, mas Deus lhe disse que não seria ele quem os levaria a ela (Números 27: 12-14). Mas quem iria? Como a transferência funcionaria? Que tipo de pessoa poderia liderar as massas?
Moisés estava preocupado. Ele orou: “Deixe o Senhor. . . coloque um homem sobre a congregação ”(v.16). Ele não queria que o povo fosse “como ovelhas que não têm pastor” (v.17) e queria que seu sucessor fosse a escolha de Deus.
Deus respondeu a essa oração designando Josué para suceder a Moisés (v.18). Ele sabia exatamente o que as pessoas precisavam, por isso lhes deu Josué sábio, experiente e confiável.
Você está enfrentando uma transição de liderança? Nesse caso, peça orientação a Deus e depois confie nEle para Sua escolha. —JDB
Refletir e orar
A escolha de um líder por Deus é sempre a melhor,
pois Ele sabe exatamente o que as pessoas precisam;
Portanto, quando ocorrer uma transição em breve,
confie em Deus e Ele mostrará quem deve liderar. - Fitzhugh
Procurando por um líder? Olhe para o Senhor. Dave Branon
Ore primeiro!
Alguém entre vocês está sofrendo? Deixe ele orar. -
Tiago 5:13
Escritura de hoje : Tiago 5: 13-18
Um professor da Bíblia fez à sua classe a seguinte pergunta: “Quando você está com problemas, o que costuma fazer primeiro?” Ele lhes deu três respostas para escolher:
1. Cuide de si mesmo.
2. Ligue para um amigo e fale sobre isso.
3. Peça ajuda a Deus.
Apenas duas pessoas na classe dos 35 indicaram que oraram primeiro. A maioria deles escolheu o número 1. Vários escolheram o número 2. Meu palpite é que essas respostas são típicas.
James escreveu: “Alguém entre vocês está sofrendo? Que ele ore ”(5:13). Com muita freqüência, a oração não é a nossa primeira resposta ao problema. Podemos tentar descobrir uma solução por nós mesmos, usando nossas próprias habilidades ou recursos financeiros. Ou podemos recorrer aos nossos amigos. Quando nada disso ajuda, finalmente começamos a orar.
Não apenas isso, não oramos muito sobre o problema ou paramos para considerar o que a Bíblia tem a dizer sobre nossa resposta ao nosso problema. É incrível, porém, o que pode acontecer quando temos tempo para orar sobre o assunto e ouvir Deus falar através de Sua Palavra. Ele nos dará uma nova maneira de encarar nossa situação e nos ajudará a ser mais semelhantes a Cristo.
Tiago disse: “A oração eficaz e fervorosa de um homem justo vale muito” (5:16). Portanto, sempre ore primeiro! —DCE
Refletir e orar
Pensando bem
Quando você enfrenta um problema, para onde se vira primeiro?
Como a oração o ajudou em tempos difíceis?
Como Deus respondeu suas orações?
A oração deve ser nossa primeira resposta - não nosso último recurso. David C. Egner
Entristecido pela Graça
Desagradou Jonah extremamente, e ele ficou com raiva. -
Jonas 4: 1
Escritura de hoje : Jonas 3: 10-4: 11
Em seu livro The Divine Intruder , James Edwards retrata o profeta Jonas como um homem que se entristeceu pela graça de Deus. Deus tinha dito a Jonas que pregasse arrependimento ao povo de Nínive, mas ele acreditava que a cidade ímpia merecia ser destruída por sua brutalidade e crueldade, não perdoada.
Depois de uma tentativa fútil de fugir de Deus, Jonas finalmente obedeceu e proclamou julgamento em Nínive. Então o impensável aconteceu - o povo se arrependeu.
Muito irritado, Jonas derramou sua frustração ao Senhor: “Fugi anteriormente para Társis; pois sei que és um Deus gracioso e misericordioso, lento para irar-se e abundante em benignidade, que se abstém de fazer mal ”(4: 2).
Como Jonas, podemos sentir que certas pessoas merecem o julgamento de Deus, não Seu perdão. Por causa do que eles fizeram conosco ou com aqueles que amamos, não podemos esperar nada além do pior para eles. James Edwards nos lembra, no entanto, que a história de Jonah finalmente aponta um dedo para nós. Ele pergunta: "Amarraremos Deus por nossos julgamentos ou libertaremos Deus para transformar nossos inimigos - até nós mesmos - pela graça?"
Deus nos chama a alcançar as pessoas em nossas vidas a quem deseja demonstrar Seu amor e misericórdia. —DCM
Refletir e orar
Orar para que Deus salve nossos inimigos
É difícil de fazer
Até reconhecermos que também
merecemos o julgamento de Deus. —Sper
Você pode parar de mostrar misericórdia aos outros quando Deus parar de mostrar misericórdia a você. David C. McCasland
Levantamento Espiritual
Invocarei o Senhor, que é digno de louvor. - 2 Samuel 22: 4
Escritura de hoje : 2 Samuel 22: 1-7
Eu conheci Noel quando ele estava nos estágios iniciais de superação da dependência de drogas. Ele havia confiado em Cristo e estava se tornando um discípulo bem estabelecido. Um dia, ele admitiu: “Quando confiei no Senhor, senti-me impotente e precisava depender dEle para tudo. Mas agora que Ele me fortaleceu, temo não depender tanto dele.
Eu acreditava que Noel ainda dependia do Senhor, mas precisava tranquilizá-lo de alguma forma. Então eu disse: “Noel, quando alguém começa a levantar pesos, quais pesos devem ser usados primeiro?” Noel respondeu: “Os mais leves”.
Então eu disse: “Embora os pesos sejam difíceis de levantar, eles ficam mais leves quando os músculos aumentam. Então, o que devemos fazer a seguir? ”Com um sorriso conhecedor, Noel respondeu:“ Aumente o peso! ”“ É isso que o Senhor está fazendo com você ”, raciocinei. “As cargas que você carregou pela primeira vez parecem mais leves agora, pois você é espiritualmente mais forte. Mas não fique confiante demais. O Senhor continuará aumentando sua carga para lembrá-lo de sua força limitada. Você nunca superará sua necessidade de depender dEle!
E se você? Você está ficando mais forte como cristão? Você ainda sente sua necessidade de invocar o Senhor e depender de Sua força? (2 Samuel 22: 2-4). —JEY
Refletir e orar
Cada vez que dependemos de Deus
Para atender às nossas necessidades diárias,
nossa força Nele aumentará,
como árvores poderosas a partir de sementes. —Sper
Nós crescemos mais fortes à medida que dependemos da força de Deus. Joanie Yoder
Mantendo Sua Palavra
Quem pode habitar no teu santo monte? . . . quem jura por si próprio e não muda. - Salmo 15: 1,4
Escritura de hoje : Salmos 15: 1-5
Em 1989, a CBS apresentou uma minissérie de televisão chamada Lonesome Dove . É uma história emocionante sobre dois ex-Texas Rangers no Velho Oeste que enfrentam muitos perigos enquanto dirigem um rebanho de gado para o norte, em direção a Montana. Nele, o capitão Woodrow Call concorda com o desejo no leito de morte de seu amigo Gus McCrae de enterrar seu corpo no Texas.
Ao viajar de Montana para o Texas, pergunta-se frequentemente a Call por que ele está assumindo uma empresa tão perigosa. Em uma ocasião, o capitão simplesmente olha para o seu interlocutor e fala: - Dei minha palavra a ele. Há uma longa pausa quando os olhos dos dois homens se encontram. Então o estranho diz: - Vejo que você o fez. O capitão apenas assente e se afasta.
Havia poder naquele momento, pois capturou o personagem de Woodrow Call. Suas crenças, suas palavras e suas ações eram uma. "Eu dei a ele minha palavra", disse tudo.
O salmista descreveu uma pessoa íntegra como alguém que "jura por si próprio" (Salmo 15: 4). Isso significa que mantemos nossa palavra, mesmo que isso nos custe muito. Se concordarmos com uma tarefa, devemos fazê-lo. Se prometemos orar por alguém, devemos fazê-lo. Se prometermos "amar, honrar e estimar até a morte nos separar", devemos cumprir nossa promessa.
Manter a nossa palavra é uma marca da nossa integridade. —DHR
Refletir e orar
Senhor, pelo Teu Espírito concede que possamos
viver com tanta integridade
que, quando simplesmente damos nossa palavra,
ninguém duvida do que foi ouvido. -D. De Haan
Há uma coisa que o cristão dá e ainda deve guardar - Sua palavra. David H. Roper
Cansado de maná?
Não há nada além deste maná diante de nossos olhos. - Números 11: 6
Um jovem casal se mudou para Banff. Este paraíso de férias localizado no coração das Montanhas Rochosas canadenses é cercado por majestosos picos de montanhas. A incrível beleza das encostas muda com as estações do ano: neve cintilante, flores silvestres brilhantes, folhas douradas de outono.
Durante o primeiro ano, mais ou menos, toda vez que o casal saía, paravam para admirar a beleza do cenário montanhoso. Eles tinham certeza de que nunca se cansariam das vistas gloriosas que os cercavam. Mas eles fizeram. Não demorou muito para que toda aquela beleza se tornasse tão familiar que não os excitasse mais.
Logo depois que os israelitas escaparam do Egito para o deserto, ficaram sem comida. Mas Deus ouviu o clamor deles e os alimentou sobrenaturalmente com um suprimento diário de maná. A princípio, eles devem ter ficado impressionados com a incrível provisão de Deus. Mas depois de um tempo eles se cansaram da mesma comida dia após dia. O familiar havia perdido o apelo.
Você já se sentiu apático com todas as bênçãos que Deus derrama sobre você a cada dia? Não os tome como garantidos. Lembre-se de agradecer a Deus por Sua provisão diária de vida e força, e pelas inúmeras coisas boas que Ele lhe dá todos os dias.
O que uma vez me encheu de admiração
Está frio no meu coração;
Volta, ó Senhor, essa maravilha,
e que ela não se afaste. —Sper
Para multiplicar sua alegria, conte suas bênçãos. David C. Egner
Um futuro incerto
Você não sabe o que vai acontecer amanhã. -
Tiago 4:14
Escritura de hoje : Lucas 12: 13-21
O patriarca Isaque era um homem velho quando disse: "Não sei o dia da minha morte" (Gênesis 27: 2). Isso é verdade para nós, jovens ou velhos. Nunca sabemos quando o fio da vida será quebrado. Este fato foi vividamente ilustrado por algo que aconteceu na França em 1965.
Um advogado, Andre-Franois Raffray, concordou em comprar o apartamento de Jeanne Louise Calment na cidade de Arles. O acordo deles era legal, pelo qual ele, então com 47 anos, concordou em pagar a Mademoiselle Calment, então com 90 anos, US $ 500 por mês pelo direito de se mudar para seu esplêndido apartamento quando ela morresse. Que barganha! Ou assim ele pensou. Ela continuou vivendo por mais 32 anos, enquanto ele viveu por apenas 30. Ele morreu aos 77 anos, depois de pagar US $ 184.000 por um apartamento que nunca ocupou. A viúva e os herdeiros tiveram que continuar pagando à mademoiselle Calment o pagamento mensal acordado até a morte dela - aos 122 anos! Em seu aniversário de 120 anos, ela comentou: "Na vida, às vezes se faz negócios ruins".
Que grande lembrete de que nenhum de nós pode saber quando morrerá. Pode ser que "nesta noite sua alma lhe seja exigida" (Lucas 12:20). Quão importante é, portanto, que você tenha certeza do seu destino eterno! Você pode fazer isso agora mesmo pedindo a Jesus Cristo para ser seu Senhor e Salvador. —VCG
Refletir e orar
Se você conhece Cristo como Salvador, pode encarar o futuro com alegria. Vernon Grounds
Luzes na escuridão
Você brilha como luzes do mundo, mantendo firme a palavra da vida. -
Filipenses 2: 15-16
Escritura de hoje : Filipenses 2: 12-16
Certa vez, li sobre uma mulher que se sentia muito sozinha no local de trabalho porque era a única cristã. Ela costumava ser ridicularizada por sua fé e acusada de ser tacanha. Finalmente, ela ficou tão desanimada que pensou em deixar o emprego. Antes de fazer isso, no entanto, ela conversou com seu pastor. Depois de ouvir suas queixas, a ministra perguntou: “Onde as pessoas costumam colocar luzes?” “Em lugares escuros”, ela respondeu.
Ela rapidamente reconheceu que seu local de trabalho era de fato um "local sombrio" onde "luz" era essencial. Então ela decidiu ficar onde estava e se tornar uma influência mais forte para Cristo. Não demorou muito para que vários de seus colegas de trabalho - 13 deles, de fato - chegassem a conhecer a Cristo como seu Salvador.
Como “luzes do mundo” (Filipenses 2:15), nós que somos crentes em Cristo temos o privilégio de iluminar seus lugares escuros. Apesar de não estarmos de mundo, estamos no mundo. Não devemos nos permitir ser moldados por suas pressões; em vez disso, devemos exercer nossa influência sobre ele.
Se você estiver em uma atmosfera incomumente difícil e ímpia, lembre-se das palavras de Cristo: “Deixe sua luz brilhar diante dos homens” (Mateus 5:16). Lembre-se, são os lugares escuros que precisam da luz. —RWD
Refletir e orar
Se você estivesse no escuro,
certamente receberia a luz;
É por isso que compartilhamos a Palavra de Deus
Com as almas na noite mais escura. —Hess
Para levar outras pessoas para fora das trevas do pecado, deixe-as ver sua luz. Richard DeHaan
A geração sanduíche
Você me protegeu atrás e antes, e colocou sua mão sobre mim. -
Salmos 139: 5
Escritura de hoje : Salmo 139: 1-12
O termo “geração sanduíche” é frequentemente usado para descrever pessoas que estão sendo espremidas entre as demandas de seus filhos e a responsabilidade de ajudar seus pais idosos. Não é um dilema novo, mas complicado pelas famílias que vivem distantes, um número crescente de mulheres trabalhadoras e as pressões enfrentadas pelos pais solteiros.
Nos últimos 8 anos, a mãe de minha esposa precisou de cuidados em período integral e nossa filha caçula cresceu de 7 para 15 anos. Duas passagens da Bíblia nos ajudaram no cenário em constante mudança de pais e cuidadores. O primeiro é 1 Timóteo 5: 4: “Se alguma viúva tem filhos ou netos, aprenda primeiro a mostrar piedade em casa e a retribuir aos pais; pois isso é bom e aceitável diante de Deus. ”Existem muitas maneiras diferentes de fazer isso, mas o mandamento claro é cuidar dos pais necessitados.
A segunda passagem é o Salmo 139: 5-6. As palavras de Davi nos ajudam a ver que, em vez de sermos cercados pelas circunstâncias, estamos cercados pelo cuidado de Deus: “Você me protegeu por trás e antes e colocou sua mão sobre mim. Esse conhecimento é maravilhoso demais para mim. ”
Se você está se sentindo “imprensado” hoje, saiba que o Senhor está mais perto de você do que nas circunstâncias mais prementes. —DCM
Refletir e orar
Ó conhecimento maravilhoso, profundo e alto!
Onde uma criatura pode se esconder?
Dentro dos teus braços circulares eu minto,
cercado por todos os lados. —Watts
A fé coloca Deus entre nós e as circunstâncias. David C. McCasland
"A grande mariquinha!"
Em relação a isso, supliquei três vezes ao Senhor que ele se afastasse de mim. -
2 Coríntios 12: 8
Escritura de hoje : 2 Coríntios 12: 1-10
Uma noite, durante uma tempestade, uma mãe estava colocando seu filho na cama. Ela estava prestes a apagar a luz quando ele perguntou com voz trêmula: "Mamãe, você fica comigo a noite toda?" A mãe deu-lhe um abraço caloroso e tranquilizador e disse ternamente: Eu tenho que dormir no quarto do papai. ”Depois de uma breve pausa, o garoto respondeu:“ A grande mariquinha! ”
Vamos olhar além do humor dessa história por um momento e pensar na reação da criança. Seu apelo medroso era compreensível. No entanto, sua mãe queria que ele aprendesse a confiar nela, mesmo quando ela não estava ao seu lado. Ela o amava, mas ele entendeu errado, pois não podia ver além de seus próprios medos.
É assim que frequentemente respondemos a Deus. Pedimos algo específico, mas Ele parece dizer: “Não, não farei isso.” Em vez de aceitá-lo com fé, interpretamos mal Sua intenção última - que aprenderemos a viver períodos de escuridão, confiando em Sua Palavra. e não algum sinal especial. Como o apóstolo Paulo, devemos entender que estamos seguros na promessa de Sua provisão, sem exigir algo mais (2 Coríntios 12: 9).
À medida que crescemos em nosso relacionamento com Jesus Cristo, aprenderemos que a melhor resposta para algumas de nossas orações é Seu gracioso não. —DJD
Refletir e orar
Quando Deus diz não ao nosso pedido, podemos ter certeza de que é o melhor. Dennis J. DeHaan
Escolta
Tu, Senhor, não abandonaste os que te buscam. - Salmo 9:10
Escritura de hoje : Salmo 9: 1-10
Os guarda-costas geralmente são empregados para proteger pessoas ricas ou proeminentes. Muitos de nós só podemos imaginar como seria andar entre nossos inimigos com alguém ao nosso lado que comanda seu respeito imediato e a quem eles temem.
Para alguns de nós, nossos pensamentos podem ser semelhantes aos do menor garoto da segunda série. Ele gosta de imaginar que o campeão mundial de boxe dos pesos pesados é seu guarda-costas. Assim como o valentão da escola está prestes a desencadear sua última rodada de empurrão, empurrão e tropeço, sobe o campeão, perguntando: "O que está acontecendo aqui?" Há algo tranquilizador em ter a proteção de alguém que poderia enfrentar o segundo inteiro nota se ele quisesse.
Como cristãos, não precisamos imaginar que estamos sendo protegidos por uma pessoa muito forte que nos defenderá, porque podemos ter certeza absoluta da proteção do Senhor. Davi, rei de Israel, sabia como era ser combatido e odiado por seus inimigos (Salmo 9: 3,13). Mas ele também sabia como era se colocar no cuidado e na proteção de Aquele que era forte o suficiente para enfrentar o mundo inteiro (vv.7-8).
Pai, ajude-nos a ter esse mesmo tipo de confiança. Ajude-nos a ver que nossos inimigos não podem nos tocar desde que você queira que fiquemos seguros. —RMD II
Refletir e orar
Pensando bem
Que inimigos você está enfrentando hoje?
Quando é difícil acreditar que Deus o protegerá?
Lembre-se de um exemplo da proteção do Senhor em sua vida.
Deus é mais forte que o seu inimigo mais forte. Mart DeHaan
O Escultor
Nós somos Sua obra, criada em Cristo Jesus. -
Efésios 2:10
Escritura de hoje : Efésios 2: 1-10
No início do século passado, o escultor Gutzon Borglum (1867-1941) contemplou os penhascos das Colinas Negras de Dakota do Sul. Ele imaginou o que ninguém mais poderia - os rostos esculpidos dos presidentes dos EUA George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt.
Borglum e sua tripulação foram suspensos em cordas 500 pés acima do fundo do vale. Eles usaram de cinzéis à dinamite para criar imagens de 5 andares de altura. Foram necessários 14 anos para concluir o projeto.
A governanta de Borglum ocasionalmente visitava o local. Uma vez, ela perguntou a um trabalhador: "Como o Sr. Borglum sabia que o Sr. Lincoln estava naquela rocha?"
Como de fato? Borglum sabia o que havia no rock, porque viu com o olho do artista o que ele poderia criar a partir da matéria-prima com a qual ele tinha que trabalhar.
E assim é com Deus. Com seu olhar artístico, ele vê o potencial no material humano mais difícil e menos promissor. Com Suas mãos amorosas, Ele começa a fazer de nós um monumento à Sua genialidade e graça. Deus "nos amou, mesmo quando estávamos mortos em ofensas" (Efésios 2: 4-5), e nos fez vivos em Cristo. E Ele pode torná-lo cada vez mais parecido com Cristo - se você se colocar nas mãos dele. —DHR
Refletir e orar
Em nós mesmos, podemos ver um solo endurecido,
espaços vazios que desejam ser preenchidos;
Mas Deus vê nosso coração e, se Lhe permitirmos,
uma imagem de Cristo Ele edificará. - Carbaugh
Nossas arestas devem ser lascadas para trazer à tona a imagem de Cristo. David H. Roper
A crença mais básica
Esta é a vida eterna, para que eles te conheçam, o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo. - João 17: 3
Escritura de hoje : João 17: 1-5
Adolf Hitler estava morto. A Alemanha estava embarcando na tarefa esmagadora de se reconstruir como nação. O teólogo alemão Karl Barth acabara de voltar do exílio na Suíça para a Universidade de Bonn. Com o barulho de guindastes e escavadores ao fundo, Barth começou sua primeira palestra para uma classe de estudantes cansados de guerra. Sua primeira frase foi: "Eu acredito em Deus".
“Eu creio em Deus.” Essas também são as primeiras palavras do Credo dos Apóstolos e são uma afirmação que é básica à nossa fé cristã. De fato, essa afirmação é o fundamento a partir do qual vemos o tempo e a eternidade.
Essa crença é a única base sólida para reconstruir uma nação ou para construir uma vida. Se ignorarmos a Deus, o melhor dos esforços humanos desmoronará a longo prazo e demonstrará não ter valor eterno.
Entretanto, devemos ter certeza de que o Deus em que acreditamos é o Deus único, verdadeiro e vivo (Hebreus 11: 6). Devemos crer no Deus que se fez conhecido na Bíblia, e através da pessoa e obra de Jesus Cristo. Jesus disse ao Pai celestial: "Esta é a vida eterna, para que eles te conheçam, o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17: 3).
Verdadeiramente, esta é a crença mais básica. É seu? —VCG
Refletir e orar
Cante louvor a Deus que reina acima:
O Deus de toda a criação,
O Deus do poder, o Deus do amor,
O Deus da nossa salvação. - Schutz
O único fundamento sólido para a construção de uma vida é a crença em Deus. Vernon Grounds
O poder da fraqueza
Tudo posso naquele que me fortalece. - Filipenses 4:13
Escritura de hoje : 2 Coríntios 1: 3-11
Recebi uma carta de uma mulher que lia sobre o modo como aprendi a viver uma vida dependente de Deus. Ela foi desafiada ao ler que a força de Cristo se manifestou através da minha fraqueza, principalmente quando comecei um estudo bíblico enquanto me recuperava de uma condição nervosa.
Ela leu sobre minhas mãos trêmulas e como meus vizinhos foram encorajados a admitir suas próprias fraquezas e a depender de Cristo como eles me viram aprendendo a fazer. Ela escreveu: “Eu ri e chorei ao ler sua história. Sinto-me profundamente encorajado por Deus poder me usar, mesmo que eu me sinta fraco. ”
Podemos pensar que atraímos outros a Cristo de maneira mais eficaz por meio de nossas forças do que por nossas fraquezas. Mas o Senhor usou problemas e fraquezas na vida do apóstolo Paulo para ensiná-lo a confiar no poder de Deus (2 Coríntios 1: 9). Ele testemunhou: "Quando estou fraco, então estou forte" (12:10).
Quando os cristãos agem como se mal soubessem o que é fraqueza, as pessoas necessitadas costumam pensar: "Eu nunca poderia ser assim". Mas quando os cristãos admitem que experimentam a força de Cristo em sua fraqueza, proclamam essa esperança: "A força que Cristo me dá Ele pode dar a você! ”De quem você proclamará hoje a força - sua ou de Deus? —JEY
Refletir e orar
Deus usa a fraqueza para revelar
Sua grande suficiência;
Portanto, se Lhe permitirmos trabalhar através de nós,
Seu poder veremos. —Sper
Para experimentar a força de Deus, devemos primeiro admitir nossa fraqueza. Joanie Yoder
Verdadeira Grandeza
Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor. -
Salmo 112: 1
Escritura de hoje : Salmo 112: 1-10
Um artigo da revista Time perguntou por que tantas mulheres na sociedade de hoje optam por não se casar. A autora Melissa Bank explicou a resposta em termos claros. Ela escreveu: “Vamos ser sinceros. Você não quer apenas um homem em sua vida. Você só quer um grande homem em sua vida.
Obviamente, a definição de "ótimo" pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. No entanto, a Bíblia ensina que a verdadeira grandeza é resultado de ser aprovada e abençoada por Deus.
Veja a descrição no Salmo 112 de um homem “abençoado” - aquele que desfruta da aprovação de Deus: teme ao Senhor (v.1), encontra prazer nos mandamentos de Deus (v.1), é justo (v .3), ele é gracioso e compassivo (v.4), ele é generoso (v.5), ele tem uma firme confiança em Deus (v.7), ele é seguro e destemido (vv.7-8). Que lista de características! Essas são as marcas de um homem verdadeiramente grande.
Obviamente, essas qualidades elevadas de caráter não se limitam aos homens. Essa seria uma lista de verificação eficaz para todos nós, à medida que nos esforçamos para viver como Deus nos faria viver.
Pela capacitação do Espírito Santo, que todos vivamos de uma maneira que nos marque como grande aos olhos de Deus. Quando o fizermos, outros perceberão, e então podemos refletir qualquer elogio a ele. —JDB
Refletir e orar
A verdadeira grandeza não vem pela aclamação do homem,
nem é alcançada pela riqueza ou fama;
O temor do Senhor é onde começa,
quando obedecemos a Deus e damos a Ele nossos corações. - Fitzhugh
A piedade é a verdadeira grandeza. Dave Branon
Legado do Amor
Que o Senhor os faça crescer e abundar em amor um pelo outro. -
1 Tessalonicenses 3:12
Escritura de hoje : 1 Tessalonicenses 2: 17-20; 3: 11-13
Por que uma garota de 10 anos amarra um bilhete em um balão cheio de hélio e o envia para o céu? Segundo o colunista Bob Greene, uma garota de Illinois chamada Sarah enviou uma carta ao avô, que havia morrido antes que ela pudesse fazer uma última visita a ele. O envelope estava endereçado ao “vovô Bernie, no céu”. Representava a expressão de amor de uma menininha e sua esperança de que, de alguma forma, o vovô o lesse.
Dois meses se passaram e, em seguida, chegou uma carta endereçada a Sarah. Começou: “Sua carta ao vovô Bernie aparentemente chegou ao seu destino e foi lida por ele. Eu entendo que eles não podem manter as coisas materiais lá em cima, então isso voltou à Terra. Eles apenas mantêm pensamentos, memórias, amor e coisas assim. ”
Se somos movidos pelo amor dessa garota por seu avô, e aqueles que amamos que ainda vivem? A morte e a eternidade têm uma maneira de colocar as coisas em perspectiva. Paulo, em sua primeira carta aos tessalonicenses, escreveu como alguém que conhecia o valor duradouro dos relacionamentos. Ele expressou seu profundo amor e os incentivou a aumentar o amor um pelo outro (3:12).
Pai, ajude-nos a ver que as pessoas, sua fé e seu amor são o que contam na vida. Ajude-nos a mostrar nosso amor, antes que tudo o que nos resta sejam desejos desejosos. —RMD II
Refletir e orar
Senhor, ensina-nos a lição de amar,
o amor que pedes hoje;
Então ajude-nos a amar um ao outro -
Por isso, oramos sinceramente. - Anon.
O amor aumenta à medida que o damos. Mart DeHaan
O bem e o mal da riqueza
Não me dê pobreza nem riqueza. . . ; para que eu não fique cheio e te negue. . . . Ou para que eu não seja pobre e roube. - Provérbios 30: 8-9
Escritura de hoje : 1 Crônicas 29: 1-12
Outro dia, recebi uma carta dizendo que ainda estou na disputa para ganhar o sorteio do Reader's Digest . Imagino que todos os milhões de pessoas que receberam este aviso gostariam de ser o vencedor. Mas ganhar todo esse dinheiro pode não ser bom para alguns de nós. A riqueza repentina pode nos prejudicar espiritualmente.
Agur, o escritor de Provérbios 30, não pediu a Deus riqueza. Ele temia que, se fosse rico, se sentisse auto-suficiente e tentasse viver sem Deus (vv.8-9).
No entanto, algumas pessoas muito piedosas na Bíblia eram ricas. Muitos israelitas tinham grande riqueza e, por isso, foram capazes de prover generosamente a construção do templo. Isso levou Davi a declarar: "Tanto a riqueza quanto a honra vêm de você" (1 Crônicas 29:12).
Podemos ser gratos pelo que alguns cristãos ricos fazem com seu dinheiro. Conheço uma família que doa centenas de milhares de dólares a causas cristãs anualmente. Quão boas são suas riquezas!
O fato é que, no entanto, nem todos podemos confiar em grande riqueza. Portanto, não coloque seu coração nisso. Em vez disso, agradeça a Deus pelo que você tem e se contente. Honre-o fielmente com o que Ele lhe deu. —HVL
Refletir e orar
Se fomos abençoados com riquezas,
devemos ser ricos em obras;
Deus quer que sejamos generosos ao
atender às necessidades dos outros. —Sper
A riqueza é uma bênção dupla quando usada para a benção de outras pessoas. Herbert Vander Lugt
Entrando em forma
O exercício corporal lucra um pouco, mas a piedade é lucrativa para todas as coisas. - 1 Timóteo 4: 8
Escritura de hoje : 1 Timóteo 4: 4-16
Entrar em forma pode ser perigoso. Segundo um relatório, os dois métodos mais perigosos que os americanos de meia-idade usam para se manter em boas condições são andar de bicicleta e jogar basquete. Em um ano, 201.000 pessoas ficaram feridas em suas bicicletas e outras 164.000 foram deixadas de lado com uma lesão sofrida em uma quadra de basquete.
Por que as pessoas correm o risco de ferimentos para ficar ou ficar em forma? Porque eles vêem algum benefício, como se sentir melhor, mantendo a estrutura corporal que desejam ou vivendo mais. Eles estão dispostos a suportar o suor e as lágrimas que podem levar para que o coração bombeie e os músculos fracos funcionem.
A Bíblia diz que o exercício corporal nos beneficia um pouco, mas também diz que nossa maior responsabilidade é exercitar espiritualmente (1 Timóteo 4: 8). Temos a mesma determinação que aqueles motociclistas e aros que estão arriscando dor e ferimentos para entrar em forma?
O verdadeiro perigo surge quando não entramos em forma espiritual. A menos que tenhamos algum ganho em nosso relacionamento com o Senhor, conheceremos a dor da comunhão quebrada e a falta de eficácia espiritual.
O bom do exercício espiritual é que ele nos ajuda nesta vida e na vida futura (v.8). —JDB
Refletir e orar
Pensando bem
Que medidas você pode tomar para entrar em forma espiritual?
Que alimento contribui para uma dieta espiritual saudável?
Como você pode exercitar sua fé hoje?
Aptidão espiritual vem de "exercitar" sua fé. Dave Branon
Assuntos do coração
O que quer que você faça, faça com sinceridade, quanto ao Senhor e não aos homens. - Colossenses 3:23
Escritura de hoje : Colossenses 3: 18-25
Em um livro chamado The Second Shift , Arlie Hochschild descreve como os casais que trabalham compartilham responsabilidades domésticas. Maridos e esposas que ambos têm carreiras geralmente concordam que é justo que eles dividam as tarefas domésticas. No entanto, estudos mostram que os homens tendem a fazer menos do que sua parte.
Por quê? Uma razão possível é que um marido hoje compara seus esforços com o quanto seu pai fazia em casa. Mas uma esposa que trabalha hoje está procurando mais do que isso. Como resultado, os papéis se tornam uma fonte de conflito. Hochschild, no entanto, nos leva a uma questão mais profunda. Ela escreve: “Quando famílias de duas carreiras lutam, raramente é sobre quem faz o quê. Muito mais frequentemente, é dar e receber gratidão. . . . Nas minhas entrevistas, um número surpreendente de mulheres falou de seus pais ajudando suas mães a "desamor" ou consideração. . . . Mas não um homem. . . estabeleceu esse vínculo entre ajuda em casa e amor. "
Há uma visão importante aqui. Bons relacionamentos são construídos não apenas sobre o que é feito, mas por quê . Isso vale para o casamento, mas é ainda mais importante em nosso relacionamento com Deus. O amor cresce não apenas pelo que fazemos, mas também por nossa razão de fazê-lo (Colossenses 3:23). O Senhor quer que façamos o que é certo e por amor a Ele. —RMD II
Refletir e orar
Senhor, conceda-me um coração amoroso,
Uma vontade de dar e compartilhar,
Uma oração sussurrada em meus lábios
Para mostrar que realmente me importo. —Brandt
Podemos dar sem amar, mas não podemos amar sem dar. Mart DeHaan
