Citações sobre professor que reconhecem a importância da profissão

PROFESSOR

Extintos não foram todos!
Restam poucos.
Ainda heroicos,
Ainda desbravadores.
Com raça rompem o silêncio,
superam as intempéries,
produzem matéria-prima
de boa qualidade.
Rompem com o tradicional sistema,
subvertem-no.
Aprendem, ensinam, superam...
Adversidades.
Mestres sem pleito ou coroa,
ofício sem holofotes ou fama.
Glórias, injúrias, infâmias...
Perfeito contexto de infinitas possibilidades.
E vitórias e derrotas contínuas
no ato diário de moldar diamantes brutos
para o exercício da cidadania
no seio da sociedade.

A maior glória de um professor é sentir que os seus alunos tornaram-se grandes homens.

Hoje é o dia do professor
Hoje é o dia do mestre do saber
Quem ensina jamais deixa de aprender
Ensinando com coragem e com amor
Esses mestres que demonstram seu valor
Ensinando todo mundo a toda hora
Todo mundo guarda o mestre na memória
Nunca esquece quando estuda ou quando lê
Recordando o conceito de aprender
Parabéns pelo dia desse mestre
Que alcancem o respeito que merecem
Parabéns para os mestres do saber.

Ser professor não é simplesmente dizer sou professor. Tem que dizer com orgulho: sou professor! É uma dádiva abençoada por Deus. Tudo na vida depende do professor.

O grande professor indiano Nisargadatta Maharaj disse uma vez: “A sabedoria me diz que não sou nada. O amor me diz que sou tudo. Entre os dois, minha vida flui”. “Não sou nada” não significa que há uma árida terra de ninguém interior. Mas sim que, com estado desperto, estamos abertos para um espaço limpo, desimpedido, sem centro ou periferia — em nada separado.
Se somos nada, não há realmente nada para servir como barreira para nossa ilimitada expressão do amor. Sendo nada, assim, também somos, inevitavelmente, tudo. “Tudo” não significa auto-engrandecimento, mas um reconhecimento decisivo de interconexão; não somos separados.
Tanto o espaço limpo e aberto do “nada” quando a interdependência de “tudo” nos desperta para nossa verdadeira natureza. Essa é a verdade que tocamos quando meditamos, um sentido de unidade além do sofrimento. Está sempre presente; precisamos, meramente, ser capazes de acessá-lo.

Ser professor é a arte de aprender todos os dias com quem você achou que iria ensinar. É dedicar-se a outro para o ver brilhando mais do que você. É sentir ansiedade a cada dia, pensando "Qual será a diversão de amanhã? Como será que vai ser o fim de semana deles sem mim?".
Enfim ser professor é a arte de fazer arte.

O magistério, por si só, é uma profissão altruísta. Professor é aquele que, todos os dias, quando vai ao trabalho, pensa: O que posso fazer para propiciar ao meu aluno a possibilidade de um futuro melhor?

O professor e os alunos são como o ar que respiramos: sem eles não haverá desdobramento da sabedoria.

O que o professor faz é tão divino que não carece de inteligência, e sim o dom de aperfeiçoar os seus alunos.

O que um professor estressado não entende mesmo é que é necessário educar com educação.

Bom dia!

O professor é um ser humano que se divide com o passar dos tempos! É como se fosse ele formado por milhares de outros seres, neste sentido, se diferencia de outros humanos, pois cada aluno seu leva um pedacinho destes mestres e o carrega por toda a vida. Assim, o professor se eterniza por entre seus alunos...

"Por que falar romanticamente de educação no dia do professor se o dia a dia em sala de aula não é nada romântico, até mesmo para um apaixonado pela profissão?"

⁠Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe.

A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.

Como aluno, tinha meus professores como pessoas comuns, hoje no papel de professor, vejo que não somos comuns, somos especiais, pois lembro daqueles seres iluminados que me deram diretrizes à vida!

Sr. Aluado apresenta seus cumprimentos ao Professor Snape e pede que ele não meta seu nariz anormalmente grande onde não for chamado.

O professor sempre se impacienta, quando tem de explicar qualquer coisa mais de uma vez; o livro não, o livro exige apenas a boa vontade de quem estuda.

Aluísio Azevedo
AZEVEDO, A., O Coruja, 1890

O caminho de menor resistência é um péssimo professor.

Professor... Lembro-me do seu carinho, da sua paciência sem limites, do seu amor colocado em doação, das palavras que se transformavam em luz. Do fascínio das descobertas guiadas por sua voz serena, suas mãos gentis.
Hoje agradeço - e como! - pelas sementes plantadas, pelo amor compartilhado, pelo tempo doado, pelo caminho indicado.
Foste a base sólida dos passos que hoje sigo, da paixão pelas letras, pela descoberta, pelo conhecimento.
Deixaste-me um tesouro de incalculável valor!
Grata, imensamente grata por essa herança sem preço!

No mundo das tecnologias, o papel do professor será mais valorizado, como formador na ética e na cidadania, o que nenhuma máquina pode fazer.