Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender

Uma educação de verdade não necessita reprovar o aluno independentemente se o mesmo se deu bem ou não nas avaliações, pois avaliações não visa o conhecimento ou potencial do aluno, assim como a cor da pele não visa o carater de tal pessoa.

Inserida por WeltonBarbosa

A educação trataigualmente os iguais edesigualmenteosdesiguais, na exatamedidade suasdicotomias

Inserida por AdrianoMoitinho

Sim eu errei...
Eu erro...
Mas qual a graça de ser perfeito?
Nascemos para aprender e depois ensinar.

Inserida por valdirventuri

O medo, assim como uma doença, nos ensina muito. Não podem ser ignorados ou gerar reatividade, mas compreendidos e tratados na sua causa até não fazerem mais parte do aprendizado e seguirem.

Inserida por acvomotta

Falta alguma coisa para o "defunto" ficar em pé, e a sociedade clama por uma educação pública boa:permita o professor ensinar.

Inserida por Kllawdessy

Agora eu pergunto sinceridade por favor
Você acha justo o salário de um professor?
Eles ganham pouco pra educar vagabundo
Enquanto os governantes só ligam pra copa do mundo

Inserida por mcpros

Diante da classe vazia, o professor sente a mesma sensação de estar diante da folha branca.

Ali, começará a ser escrita uma nova história. Muitos personagens. Muito aprendizado. Mais um dia.

A grande responsabilidade é criar um enredo com final feliz.

Inserida por JAugustoMaiaBaptista

Através dos argumentos de um debate, pode-se também distinguir o grau de civilidade escolar de uma região, ou de um país.

Inserida por reconceituando

Aprender não devia ter “prender” no nome... a gente aprende pra soltar, pra colocar pra fora o que absorveu, para dar ao outro, pra ensinar; e com isso aprender de novo. Acho que este movimento deveria se chamar “assoltar”... :)

Inserida por CDPSICANALISE2019

Uma escola boa para os alunos é resmungado pelos pais,
Uma escola boa para os pais é resmungado pelos alunos.

Inserida por Gabrielsantoscosta

Na vida, passamos por fases, boas, algumas nem tanto e outras só de aprendizagem, teremos amigos da hora outros para vida toda, amores básicos e outros pra sempre, trabalhos temporários e muitos se tornaram profissionais naquilo que amarem, muitos passaram a vida sem entender muita coisa e outros só pra ensinar, mas algo deverá ser empregnado na nossa mente e coração: Deus, onde sempre será minha fonte, minha inspiração, meu colo, minha caverna, meu tudo, onde será a minha eternidade e salvação, bom dia a todos.

Inserida por valdirventuri

O educador exemplar tem sede de conhecimento, sabedoria para ouvir e responder as indagações e humildade para reconhecer as próprias deficiências. Sobretudo, possui uma vontade obstinada de autossuperação perante os desafios de promover um ensino de qualidade.

Inserida por LazaroGomes

Aprender é resolver problemas e apropriar-se das respostas

Inserida por muriloamati

Prece de professor
Por Maria Socorro Alencar
Senhor, todas as noites eu falo contigo.Peço, agradeço e tenho certeza de que me ouves.Mas hoje preciso falar-te bem ao pé do ouvido;conversa de pai para filho.Talvez esse não seja o momento mais adequado para isso; sei que nessa época do ano estás muito ocupado e a minha presença pode até ser inconveniente, mesmo assim insisto um pouquinho da tua atenção.Se eu falar demais ,desde já peço perdão.
Sabe senhor, neste fim de ano muitos ganharam o presente que gostariam; agradeceram,vibraram de felicidade; outros tiveram a decepção de serem esquecidos, de não terem seus desejos saciados.Eu não desejei um presente apenas para satisfazer o meu ego.O meu desejo seria nesse final de ano comemorar a superação de todos os problemas que afetam a educação e, que muito me afligem como educadora e como cidadã. Gostaria de ver os belíssimos discursos saírem do papel , a escola se tornar,de fato, um lugar acessível a todos e o ensino ser, realmente, de qualidade.
Olhando para o histórico da educação e os discursos de mudança percebo que são longos caminhos que não chegaram muito longe (ou a lugar nenhum),mas o ponto de partida,acredito,é um pouco de vontade política. Muito se fala em desenvolvimento e isso não será possível se não tiver a educação como ponto de partida pois é esse o meio mais eficiente para transformar a sociedade.
Ah,senhor, como estou triste! Minha missão é preparar para a vida; ajudar a formar cidadãos,mostrar ao educando o seu lugar no mundo...Como fazer isso se não tenho certeza do meu lugar, do meu futuro? Sim, porque a minha classe é desvalorizada, desacreditada...
Mas ainda resta-me uma arma valiosa, talvez a mais necessária em qualquer luta: o sonho.Sonhar mobiliza a razão e o coração frente ao novo que nos desafia a fazer parte, a construir...Talvez isso explique a razão de ser “professor.”
Sei que a falta de um projeto de vida pode levar a perda da identidade e das perspectivas de futuro.Um país em que as crianças não têm sonhos é um pais sem futuro.Não podemos abrir mão dessa luta,precisamos educar, cuidar de nossas crianças,preservar o nosso sonho de uma nação melhor no futuro.
Perdoa-me,pai! Talvez já tenha falado demais,eu precisava desabafar...E se não for pedir muito quero que essa conversa fique apenas entre nós,por que algumas pessoas poderão achar que estou querendo demais. É verdade,acham que tudo está as mil maravilhas.
Ah! Antes que eu esqueça , quero agradecer-te por tudo o que vivi neste ano... E pelo dom de poder sonhar que é o que me dá forças para continuar.
Obrigada!!!!!!!!

Inserida por msa041261

E se você abrir o coração e desarmar a mente vai ver que todos tem muito a ensinar mas muito também a aprender.

Inserida por PattyRezende

Apesar de todos os discursos e de todos os comícios, os professores continuam os mesmos: especialistas na arte de fazer as crianças odiarem a leitura.

Inserida por matteo16

⁠Esse problema tem dois jeitos de resolver. Tem o jeito certo e o errado. Eu vou ensinar apenas o certo, o errado é por conta de vocês.

Inserida por parizotto

⁠A excelência na educação não se manifesta em números,
mas em ações que acontecem dentro da escola
e repercute no dia a dia social, após o período escolar.

Inserida por joseni_caminha

⁠A excelência educacional pautada em números,
em resultados de avaliações externas,
não significa, necessariamente, evolução de aprendizagem,
pois o que chamam de excelência,
são frutos de ações orientadas por objetivos,
cujo foco não o corpo discente,
mas o resultado que este pode aferir para à escola.

Inserida por joseni_caminha

História infantl: A fada da Educação
Autoria: Lidiane Gama
⁠Numa noite de estrelas brilhantes e lua cheia, a professora Clara adormeceu com o coração apertado. Ela havia tentado de tudo para ajudar seus alunos, mas parecia que nada dava certo. Naquela noite, seus sonhos se transformaram em um mundo encantado, onde tudo podia acontecer.

Clara se viu em um reino mágico, vestida com um vestido de fada e uma varinha reluzente na mão. Ela percebeu que tinha se transformado na Fada da Educação, com poderes especiais para ajudar seus alunos a aprenderem de maneira única e especial.

No seu primeiro dia como Fada da Educação, Clara voou até sua escola, que agora parecia um castelo luminoso e acolhedor. Ao entrar na sala de aula, encontrou seus alunos transformados em criaturas mágicas: havia um dragão que precisava aprender matemática, uma fada que queria melhorar sua leitura e um elfo curioso que desejava entender ciências.

Clara usou sua varinha mágica para criar atividades divertidas e envolventes. Transformou os números em estrelas brilhantes que o dragão adorava contar. Fez com que as histórias ganhassem vida, levando a fada a voar pelas páginas dos livros com entusiasmo. E criou experimentos científicos que fascinaram o elfo, mostrando-lhe como a magia da natureza funciona.

À medida que os dias passavam no reino dos sonhos, os alunos de Clara começaram a se transformar. O dragão se tornou um mestre em matemática, a fada descobriu o amor pela leitura e o elfo se tornou um cientista curioso e astuto.

Na vida real, a transformação também aconteceu. Clara trouxe sua magia para a sala de aula, usando métodos inovadores e personalizados para cada um de seus alunos. Ela trouxe histórias e sorrisos, paciência e compreensão.

Os pais, que antes estavam preocupados, agora viam seus filhos florescerem. O bairro difícil começou a se encher de esperança e otimismo. A professora, que antes ia para casa chorando, agora sorria ao ver o progresso de seus alunos.

No fim do ano, Clara reuniu seus alunos no jardim da escola para uma celebração. Ela sabia que sua jornada como Fada da Educação tinha feito a diferença. Os alunos olhavam para ela com olhos cheios de admiração e gratidão.

E assim, a professora Clara aprendeu que, mesmo sem varinha mágica, ela podia transformar vidas com amor, dedicação e uma dose extra de criatividade.

Inserida por lidiane_gama