Frases sobre Educação Escolar

"Os professores são o início de tudo. A falta de valorização na educação leva a um caminho único: da ignorância extrema."

Inserida por Domith

NEUROCIÊNCIA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO
Por Nilo Deyson

Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Você aqui vai saber um pouco sobre a neurociência, e isso poderá lhe ajudar em seu dia a dia, portanto, com muita atenção no texto, venha com Nilo Deyson.
Por muito tempo o foco da educação esteve voltado para ensino mecânico e direcionado a um grupo homogêneo de alunos, sem dar a devida atenção à especificidade, a individualidade e a forma com que cada um aprende.

As informações eram “transmitidas” pelo docente e os alunos as recebiam e aceitavam sem questionamento. O problema é que essas informações eram perdidas, sem ser assimiladas, uma vez que os alunos não conseguiam relacioná-las as vivências ou conhecimentos anteriores.

Além disso, o processo de aprendizagem não se dá da mesma forma em cada indivíduo, cada um tem seu ritmo, cada um tem sua habilidade, sua modalidade de aprendizagem; além das influências externas que podem ser decisivas nesse processo.

A escola tem a função de ensinar, mas não pode, nunca, ser confundida com produção em massa. Afinal o “produto da escola” é o mais valioso de todos: o ser humano, com ideias, opiniões e sentimentos. Neste caso o termo ensinar acaba tendo uma conotação bem diferente do que antes; pois hoje sabemos que a escola tem um papel que vai além de ensinar conteúdos como: auxiliar o aluno a perceber sua individualidade, tornando-o também responsável pelo ato de aprender, proporcionar a otimização de suas habilidades, facilitar o processo de aprendizagem e criar condições de aprender a aprender. Ensinar a ter autoria de pensamento.

A principal questão a ser analisada é: será que escola está preparada para isso?

Como um professor pode conhecer melhor nossos alunos? Como podem atender as suas necessidades?

O processo de ensino/aprendizagem é bem mais complexo do que se pensava há algumas décadas, e as escolas não podem continuar ensinando as gerações atuais por meio de metodologias arcaicas.

Hoje, temos a disposição uma infinidade de recursos, além de estudos e pesquisas científicas que podem nortear nossa prática.

A Neurociência é um desses valiosos recursos para os educadores. Nada mais justo, se pensarmos que a aprendizagem se dá por processos neurais, onde se concentram os estudos da Neurociência.
Compreendendo o processo de aprendizagem

O primeiro passo é lembrar que cada ser é único e embora haja a necessidade da escola trabalhar conteúdos, estes podem ser aprendidos de forma prazerosa, utilizando recursos e métodos que atendam a todos. O professor precisa conhecer seus alunos.

Eu, Nilo Deyson, penso que, um erro comum é o fato de muitas vezes o professor conhecer o perfil de seus alunos, mas esquecer da importância do próprio aluno se conhecer também. A compreensão de como é possível lidar com certas características pessoais ajudará o aluno a identificar, mobilizar e utilizar suas características criativas e intuitivas, pois cada um aprende no seu próprio ritmo e à sua maneira.

Através de sua prática, o professor deverá oferecer um ambiente que proporcione estímulos do ponto de vista intelectual e emocional. Daí a necessidade do educador, consciente de seu papel, buscar estruturar o ensino de modo que os alunos possam construir adequadamente os conhecimentos a partir de suas habilidades mentais. E para isso, é imprescindível que conheçam os significativos estudos da Neurociência, uma vez que esses, sem dúvida, influenciam na compreensão dos processos de ensino/aprendizagem.

A Neurociência traz para a sala de aula o conhecimento sobre a memória, o esquecimento, o tempo, o sono, a atenção, o medo, o humor, a afetividade, o movimento, os sentidos, a linguagem, as interpretações das imagens que fazemos mentalmente, as imagens que formam o pensamento e o próprio desenvolvimento infantil. Os neurônios espelho, que possibilitam a espécie humana progressos na comunicação, compreensão e no aprendizado. A plasticidade cerebral, ou seja, o conhecimento de que o cérebro continua a desenvolver-se, a aprender e a mudar, até à senilidade ou à morte também altera nossa visão de aprendizagem e educação.

Essas informações são imprescindíveis para a ação do educador, e nos faz rever o “fracasso” e as dificuldades de aprendizagem; uma vez que existem inúmeras possibilidades de aprendizagem para o ser humano, do nascimento até a morte.
Enfim, sei que não sou dono de nenhuma verdade, porém, como eu lido todos os dias com pessoas que não desenvolveram a inteligência emocional, logo pensei em escrever esse texto afim de deixar registrado o desejo de ver um dia, os educadores, professores, dialogando sobre os altos, uma vez que isso ajudaria muitos alunos.
Quero deixar claro que, eu, Nilo Deyson, não sou professor, no entanto, me considero um educador no sentido de melhorar o condicionamento do sistema emocional das pessoas através de palestras e diálogos.
Por fim, que a educação deixe portas abertas para neurociência.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Ele não foi contigo, para ensinar-te a andar sozinha. Ele mentiu-te, para aprenderes o valor da verdade. As coisas demoraram muito, para aprenderes o que vale a paciência. O medo só veio para ensinar-te a ser corajosa. Tu só o odeias, porque percebeste a forma mais incondicional que o amor pode ter.

Inserida por rosdet

Quem ensina aprende de modo amplo!

Inserida por _Chris_

Quanto mais se dominar um assunto mais ele se tornará fácil para ensinar como para aprender!

Inserida por ProfessorMarcos

Muitas coisas podemos ensinar, muitas coisas podemos aprender, mas a honestidade é um fato. a certeza é que, ou você é honesto ou você não é..

Inserida por EnoqueDias

O arrependimento sincero e verdadeiro é professor, ele dar provas e você aprende com ele!

Inserida por MaViTri

O ensino que a escola concede, muitas vezes limita a sua vida, ao invés de libertá-la ensinando o que realmente importa!

Inserida por MaViTri

Coisas que aprendi...
Que decepção não mata mas ensina;
Que arrancam nossos sorrisos mas não a nossa capacidade de sorrir;
Que mesmo apareçam espinhos em nosso caminho também haverão flores para se colher;
Que mesmo ajam choros e rios de lágrimas,não perdemos a vontade de vencer,e com fé em Deus venceremos sempre.

Inserida por IvaniaDFarias

A escola é fundamental, mas não te ensina o que realmente importa na vida!

Inserida por MaViTri

Viver é aprender.
Aprender é humildade.
Humildade é amar.
Amar é ensinar.
Ensinar é viver!

Inserida por MaViTri

Se ser professor
não fosse um projeto de amor
já tinha pedido
o divórcio ao ensino.

Inserida por JoseAzevedo

Ah! O aprendizado! Só pulei o muro da escola uma vez. Meu joelho passou em um vergalhão cortou minha calça preferida e tive um corte profundo no joelho.
Não sei bem o porque, porém, nunca mais senti vontade de pular o muro da escola.

Inserida por RoneiPortodaRocha

No veículo chamado educação, o professor é o guia que mostra o caminho, mas os condutores deverão ser sempre os pais.

Inserida por Bargado

“Difícil não é ensinar, difícil é fazer com que as pessoas queiram aprender... A zona de conforto restringe o intelecto.”

Inserida por Tunes

A aula que vale a pena é aula que há aprendizado dos envolvidos, professor aluno e vice versa. Pode ser uma visão utópica demais para os dias atuais de nossa educação. Vejo nos meus alunos, quando o assunto é despertado pelo professor o tema é bem desenvolvido, as visões, opiniões e a teoria complementam e refletem o conhecimento sendo aplicável ou não. O importante são as relações construídas. A educação precisa humanizar pra encontrarmos os melhores caminhos. Bj amiga espero ter ajudado mas é o que penso pois é o momento que vivo hoje...

Inserida por JAugustoMaiaBaptista

ENSINO RELIGIOSO E A ESCOLA
(09.02.2019).

Ó mundo que vivemos!
Doce respeito a qual devemos,
Para com toda a humanidade,
Independente de cultura e credo.

Somos um só!
Movidos pelo amor.
Este é a razão do nosso ser,
A luz emanada do amanhecer.

Construímos sapiência,
Em todos os ambientes da vida.
Mas a escola nos proporciona,
Versos de muita paz e alegria.

E vem o Ensino Religioso,
Traçar seus objetivos!
Abrindo espaços pedagógicos,
Quando de mãos dadas vemos o caminho...

Inserida por ricardo_oliveira_1

Aprendemos desde cedo na escola sobre a vida. Com uma simples conta de subtração quando tiramos o que não é importante. E somente sobra o que realmente vale a pena.

Inserida por Eduard0Dantas

Assistindo e Aprendendo

Pais,. . . educá-los no treinamento e admoestação do Senhor. - Efésios 6: 4

Eu estava navegando em uma livraria usada quando um cliente irado invadiu e exigiu um reembolso alto. Quando o homem não conseguiu o que queria, começou a xingar o recepcionista. Ele continuou o discurso por vários minutos, quando uma menina de 7 ou 8 anos ficou passivamente ao seu lado. Eventualmente, ele saiu da loja, xingando enquanto andava, com a garotinha seguindo logo atrás.

Eu me perguntei se a garota era filha dele. Se sim, o que ela aprendeu com o pai naquela tarde? Mais importante, o evento me fez perguntar: “O que minha filha aprende comigo em casa e em todos os lugares em que vamos juntos?” Ela aprende muito mais observando meu comportamento do que em todas as minhas pequenas conversas sobre vida e Deus.

“Pais”, diz a Bíblia, “não provoquem a ira de seus filhos, mas os educem no treinamento e na advertência do Senhor” (Ef. 6: 4). Isso me fala do meu próprio relacionamento com Cristo e do exemplo que vivo antes dos meus filhos. Somente quando me submeto ao treinamento e instrução de Deus posso educar meus filhos em Seu caminho.

Há crianças nos assistindo hoje, decidindo no que acreditar sobre a vida e Deus. O que eles estão aprendendo de nós?

Nenhuma palavra escrita ou apelo falado
Pode ensinar aos corações jovens o que deveriam ser,
nem todos os livros nas prateleiras,
mas o que os professores são eles mesmos. —Bennett

Ações falam mais alto que palavras. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

Uma parede de palavras

O coração dos sábios ensina sua boca e acrescenta aprendizado aos lábios. - Provérbios 16:23

As pessoas costumam esconder seus sentimentos atrás de um muro de palavras. Eles usam um tipo de conversa dupla em que palavras e sentimentos não concordam. Um consultor de comunicação que realiza workshops sobre esse assunto diz que muitas pessoas têm medo de que a honestidade na fala lhes custe amizades, amor ou respeito. Então, eles mantêm os lábios fechados ou dizem algo diferente do que eles querem dizer.

Outros fatores que podem impedir a conversa franca são: timidez, falta de confiança, medo de mostrar ignorância, tentar evitar críticas e não querer magoar os sentimentos de alguém.

Os crentes em Cristo não estão isentos deste problema. Tentar ser amoroso e verdadeiro pode ser difícil, mas a Bíblia nos diz como lidar com esse dilema. O livro de Tiago nos ensina que precisamos da sabedoria que vem de Deus acima. O Senhor nos permitirá, por Seu Espírito Santo, falar de maneira eficaz e honesta. Sua sabedoria é “primeiro pura, depois pacífica, gentil, disposta a produzir, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).

Vamos governar nosso discurso com essas qualidades da Palavra de Deus. Então não teremos que nos esconder atrás de um muro de palavras.

Quão fácil é usar muitas palavras
E, ainda assim, ser imprudente nas coisas que você diz;
Então, voluntariamente, entregue seu discurso ao Senhor,
e os corações serão abençoados por você todos os dias. —DJD

Sabedoria é saber quando falar o que pensa e quando pensar o seu discurso. Mart DeHaan

Inserida por 2019paodiario

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp