Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender

⁠Um dos melhores professores
para lhe ensinar a escrever é o
hábito da leitura.

Livro: 365 Frases Inéditas Reflexivas & Motivacionais

Inserida por carlos_aguiar

⁠A vida é boa e bela, é uma grande
escola, mas tem que querer ser
um bom aluno para aprender
e ensinar.

Livro: 365 Frases Inéditas Reflexivas & Motivacionais

Inserida por carlos_aguiar

⁠Investir em inclusão escolar é o que vai educar nossa sociedade para quebrar essa roda da exclusão e incluir as pessoas com deficiência em todos os lugares.

Inserida por pensador

Precisamos ressignificar o papel da escola com professores, pais e comunidades interessadas e instalar, no seu cotidiano, formas mais solidárias e plurais de convivência.

Maria Teresa Eglér Mantoan
Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015
Inserida por pensador

⁠"Me ensinaram a respeitar. O medo, eu aprendi a ignorar."

Inserida por macjhogo

"⁠Os grandes pedagogos educam para a generosidade, que na alma dos discípulos serve como precondição psicológica para a contemplação e posterior partilha da verdade — numa escala de conhecimentos que vai do menos abstrato ao mais. Em breves palavras: ser generoso é a nota essencial do verdadeiro mestre, e para percebê-la convém olhar os seus discípulos. Se sabem muito e amam pouco, o mestre fracassou porque sabem mal. Se amam muito e sabem pouco, o mestre fracassou porque amam mal.

O amor é o motivo, é o instrumento e é o fim do saber. Se o amor permear o conhecimento do princípio ao fim, é porque o mestre ensinou tudo na ordem ("ordo"), na forma ("species") e no modo ("modus") devidos. Mas não se chega a tais resultados sem doses de preciosa generosidade.

Amor e saber ou estão juntos ou são malogrados. Sua perfeição é literalmente co-incidirem.

A verdadeira erudição sabe a amor, e o amor é a mais sublime devoção ao bem apetecido pela vontade iluminada pela inteligência. Por isso, o bom mestre gera almas devotas do saber; o mau mestre gera almas devotas do próprio umbigo. Esta última devoção chama-se soberba, o anti-amor em ato.

Se alguém chega a esse triste ponto, é quase impossível que reordene os saberes e os hierarquize. O contato de sua inteligência com a realidade estará decisivamente depravado".

Inserida por CarlaGP

A reunião pedagógica é o elo essencial que une a visão educacional à prática em sala de aula, promovendo a colaboração, o planejamento estratégico e o aprimoramento contínuo para garantir uma educação de qualidade

Inserida por LeonardoPortal

⁠A vida é uma eterna escola, pois ela nos proporciona a aprender algo de novo todos os dias.

[Fortaleza, Ceará 28/09/2024]

Inserida por joao_carlos_vozao

⁠O comandante mais louco que possa haver ensina o cão a aprender a morder e dorme tranquilo, a maior riqueza que possa haver em seu latido é deixado de lado, que se chama liberdade/natureza.

⁠Quem educa um Pedro e uma Giovanna (e quer ensinar o caminho das pedras), sabe que levará pedradas e terá muitas pedras no caminho. Previne-se dos tombos e tem escudo forte.

Inserida por JAugustoMaiaBaptista

⁠O processo de ensinar, que implica o de educar e vice-versa, envolve a “paixão de conhecer” que nos insere numa busca prazerosa, ainda que nada fácil.

Paulo Freire
Professora sim, tia não. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
Inserida por pensador

⁠Amor-próprio não se herda geneticamente, não se aceita como imposição, nem se aprende na escola. É um caminho que ninguém pode percorrer por nós. Amor-próprio é sabedoria, descoberta, uma forma de enxergar a nós mesmos.

Inserida por ednafrigato

⁠Quando ensinando, nada aprende., quando falando. nada ouve., quando mostrando nada veem.
Geração incredula e perversa são miseraveis em suas proprias glorias, amargas em seus proprios ventres e crueis em suas proprias mão.
Vendem seus filhos a prostituição, destroção os pequeninos em ventres maternos.
Comprar para morte, vivendo para destruição e torturam-se em mentiras.

Inserida por ruisdaelmaia

⁠FILHA DE UMA DÉCADA
Não foi teu pai que te ensinou tudo que aprendeu, mas te dei condições pra isso.
Não fui eu que te ensinei a comer, mas te dei condições pra isso.
Não fui eu que te ensinei a andar, mas te dei condições pra isso.
Não fui eu que te ensinei a falar, mas te dei condições pra isso.
Não fui eu que te ensinei a ler e escrever, mas te dei condições pra isso.
Não fui eu que te ensinei a ser como você é, mas te dei condições pra isso e tu moldou, aperfeiçoou, colocou um pouco de charme, inteligência e reciclou as partes ruins.
Quando teu velho pai aqui não estiver mais em condições....POR FAVOR, ME ENSINE.

Inserida por Alexandrepoeta

⁠Eu aprendo muito sobre a vida em cima da canoa. Cada remada me ensina sobre confiança e entrega, especialmente quando as ondas vêm, uma após a outra, numa sequência que parece não ter fim. Ondas enormes que me lembram da fragilidade de tudo, da nossa pequena existência diante da imensidão. Mas ali, naquele momento, confio na natureza, e mais ainda em mim mesma.

Eu me permito ir no fluxo, ser levada pelo movimento. Subo, desço, e aprendo a não temer. Porque sei que minha força conta — mas ela só é plena quando somada à força das outras cinco pessoas comigo. Não sou só eu enfrentando as ondas, somos nós. Faço o meu melhor, mantenho o equilíbrio, e de repente, a série de ondas passa.

Estamos na calmaria. E é aí que a vida se revela: nos altos e baixos, nos momentos de caos e serenidade. Tudo flui, tudo se transforma, e no fim, o que resta é a harmonia que encontramos em meio aomovimento....

Inserida por vivilinares

⁠"Um professor é mais que um educador; é um arquiteto de futuros, moldando mentes e corações com conhecimento, empatia e inspiração."

⁠Não venha testar meus conhecimentos; se você me ensinar, eu aprendo rapidinho.
Benê

Inserida por BeneditoMorais

⁠Há um ponto em comum entre uma professora de educação infantil e um psicanalista: ambos tratam de crianças e buscam o desenvolvimento delas.

S.A.

Inserida por sam75

⁠Aprendi nesta experiência humana que ser professor não se resume apenas em sala de aula. Todos nós, independente do lugar que estamos, temos algo a ensinar e aprender todos os dias. (CLARIANO DA SILVA, 2016).

Inserida por djalma_clariano

⁠Parabéns pra você e para todos os educadores neste dia tão especial.

Ser professor (a) é carregar a beleza que a criança procura misturada a inocência que somente o que o/a professor (a) ensina se transforma em maturidade.

Ser professor (a) é falar, gritar, fazer de tudo para que os alunos e alunas se tornem pessoas do bem.

Ser professor (a) é acordar cedo e dormir tarde com um dia cheio de pensamentos e ações que melhore os alunos.


Ser professor (a) é receber um muito obrigado por ter escolhido esta vocação que inspira, crianças a se tornar adultos conhecedores dos seus direitos e deveres.

Por tudo isso e muito mais, eu desejo a você Professor (a ) um feliz dia dos professores.

Inserida por valdinei_arruda