Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
Receber uma visita pela porta da cozinha, não deve ser considerado falta de educação, mas liberdade, pra ela se sentir em casa.
“Quer-se aprender a falar adequadamente com gente as convencendo de alguma coisa, não fique sentado na cadeira de uma universidade, vá para a esteira das ruas, é lá que está o movimento das pessoas.”
A virtude da fé significa que o homem, uma vez tendo aprendido pela razão e pela evidência uma verdade, permanecerá fiel a ela, mesmo quando sua imaginação, seus sentimentos ou sua vontade – para não falar de fatores coercitivos meramente externos, como a opinião grupal ou a pressão das circunstâncias – o inclinarem em sentido oposto. Dentro do campo cristão, a concepção não é diferente, desde que a teologia escolástica, com Santo Tomás de Aquino à frente, declara que a fé não é uma atitude de sentimentos – e muito menos de algum impulso obscuro, inexplicável e ‘subconsciente’ – porém uma decisão do intelecto e da Vontade.
Quando conselhos não são abraçados, a vida é uma escola rigorosa. Dando primeiro as provas e depois as lições.
“Amor que se aprende no verbo ser e quando chega, completa!
Completa nossos objetivos para a vida.
Completa a agenda com apresentações e reuniões na escolinha, com consultas médicas e passeios.
Completa a estante com livros pedagógicos para fazermos o melhor a cada dia.
Completa a geladeira com tudo aquilo que a nossa mãe sempre quis que comêssemos.
Completa a cama com crianças, a sala de brinquedos, a casa de música, o carro de farelo e Pipoca.
Completa a alma com leveza, a vida de alegria, e a casa de amor.”
Aprendi muita coisa na vida, mas só depois de fazer errado umas três vezes seguidas.
Diário de um Vegetal
Vejam só: a galerinha limpinha da grande mídia está aprendendo a falar palavrões por causa do Olavo. Mais um pouco, quem sabe, essa gente chique e diplomada aprende a ser sincera e a falar com o coração na mão com o professor Olavo.
Quando aprendemos a lidar com as decepções, enfermidades, perdas e outros infortúnios a cautela começa a entrar em nós. Começamos a enxergar o mundo de outro modo e as pessoas de vários ângulos.
A ineficácia
Educação que busca apenas certificar pessoas é, no mínimo, um ato de desonestidade para com a vida alheia. A essência da educação é fomentar o indivíduo para se autodescobrir.
Recompensa é o valor que se recebe por aquilo que não preço. Em educação, isso fica explícito quando, depois de um tempo, um aluno te diz que valeu a pena o que vivenciou em sala de aula.
LIÇÃO
A luz da lamparina dançava
frente ao ícone da Santíssima Trindade.
Paciente, a avó ensinava
a prostrar-se em reverência,
persignar-se com três dedos
e rezar em língua eslava.
De mãos postas, a menina
fielmente repetia
palavras que ela ignorava,
mas Deus entendia.
Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer. A vida e cheia de surpresas, uma hora ela sorrir pra você e em outra hora você chora por ela!
O ser humano nasce sem saber andar, e se esforça até os limites para aprender. Quando chega no objetivo, ele ignora todo o milagre da ação, toda engenhosidade existente naquilo. Até que envelhece e novamente não consegue andar. Damos mais valor às coisas quando não as temos. Ao conquistar, elas perdem o valor, até perdermos novamente.
- Relacionados
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- Frases para formandos do Ensino Médio que celebram o fim do ciclo
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 47 mensagens de boas-vindas para alunos começarem bem o período letivo
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
