Citações

Cerca de 169607 citacoes Citações

Só conhecemos bem aquilo de que somos despojados.

aceita
o vôo é o leito
da borboleta

Alguém a quem prestamos pequenos favores, esperando receber em troca favores maiores.

O mar, sempre desperto,
na verde espera
da barca mensageira.

O saber é a parte mais considerável da felicidade.

Aceitar é mais difícil do que entusiamar-se.

E por esta arte de conhecer os homens, digo-vos, meu filho, que se pode aprender, mas que não se pode ensinar.

A multidão: esse enorme pedaço de monstruosidade que, considerada a partir dos seus elementos, parece feita de homens e das criaturas sensatas de Deus; mas, considerada como um todo, forma uma enorme besta e uma monstruosidade mais horrível do que Hidra.

O pavão parado
no parque sozinho
espera o chamado

Minha mão vazia
Esperando a sua
Encontro que cria.

Nenhum vício se pode combater pelos malefícios que traz, mas sim, por não ser aceitável para a opinião que dele têm os outros. Se queres combater o tabaco, não digas que faz mal. Diz apenas que parece mal.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, Bertrand, 1992

Não conheço nenhuma excepção a esta regra: custa menos comprar o leite do que ter uma vaca.

Pode misturar-se a esperança e o desespero até já não se distinguirem um do outro.

Uma nação forte nada tem a temer da antipatia dos estrangeiros; uma nação fraca nada deve esperar da simpatia deles.

Julga-se um homem tanto por seus inimigos quanto por seus amigos.

Inovadores e criadores são pessoas que conseguem aceitar a condição de isolamento em um grau mais alto do que a média. Eles estão mais dispostos a seguir sua própria visão, mesmo quando isso os leva longe do continente da comunidade humana. Lugares inexplorados não os amedrontam - ou não tanto quanto amedrontam aqueles a seu redor. Este é um dos segredos do seu poder. Aquilo que chamamos de 'genialidade' tem muito a ver com a coragem e ousadia, muito a ver com audácia.

O TEMPO A VIDA

Não coincide o tempo com a vida
tão tarde o aprendemos

Fora dele vivida conhecemos
antes de nela entrarmos a saída

Num retrocesso intemporal vivemos
intemporal decerto é a nossa vida

(O vocábulo tempo, Rua de Portugal, Assírio & Alvim, 2002)

É difícil aceitar que o mesmo executivo que hoje demite milhares de pessoas receba amanhã milhões de dólares de remuneração.

Quantos homens consideramos felizes apenas porque os vemos passar.

A palavra consegue fazer murchar a esperança.