Chico Xavier - sobre Disciplina
DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO E SABEDORIA QUANTO À LOCALIZAÇÃO NO ORGANISMO HUMANO
O Conhecimento é inerente à Mente e intrínseco ao Cérebro do Corpo do Organismo do Sujeito-Homem!
A Sabedoria é inerente à Consciência e intrínseca ao próprio Sujeito-Homem!
AUTODOMÍNIO: QUAL É A COISA QUE NUM ROBÔ PODE TER AUTODOMÍNIO?
Afinal,
O que é Autodomínio e como se chama a coisa que num Robô pode ter Autodomínio?
Autodomínio é a capacidade de perceber e resistir aos efeitos da actividade dos Circuitos Lógicos do Corpo do Organismo!
Num Organismo Máquina, como um Robô, não existe a coisa que pode ter Autodomínio.
Mas,
Num Organismo Humano a coisa que pode ter Autodomínio chama-se Psique, não como a consideram os Psicólogos Científicos, mas, como um Sujeito Consciente-Inteligente Influenciável e Gestor do seu Organismo!
E é a Psique que produz e programa os Organismos Máquinas para melhorar a qualidade da sua existência física!
Porém,
Pela Ignorância de si próprio ou por não conhecer-se a si mesma, que é o principal factor da falta do Autodomínio, a Psique é arrastada para o sofrimento pelos efeitos da actividade dos Circuitos Lógicos do Corpo do seu Organismo!
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: QUE COISA É SENCIENTE E INTELIGENTE NUM ROBÔ?
1. Como se chama a coisa influenciável que supostamente é senciente e inteligente num Robô?
R/: A coisa influenciável que supostamente é inteligente num Robô chama-se Unidade Lógica Aritmética (ULA). Num Organismo Máquina, como no caso de um Robô, não existe a coisa influenciável que é senciente.
2. Como se chama a coisa influenciável que é Senciente e Inteligente num Organismo Humano?
R/: A coisa influenciável que é Senciente e Inteligente num Organismo Humano chama-se Psique ou Sujeito-Homem.
Somente o Sujeito-Homem pode sentir falta do Sentido da Vida, quando se desapega demais da Vida e se apega demais aos seus empreendimentos.
UM ROBÔ HUMANOIDE PODERÁ SER SENCIENTE?
O mecanismo fundamental do funcionamento de um Organismo Máquina, como no caso de um Robô Humanoide, é a ativação dos Circuitos Lógicos que contém Algoritmos!
Enquanto,
O mecanismo fundamental do funcionamento do Organismo Humano é a ação da Vida e do Sujeito-Homem ou Psique-Homem! A Vida e o Sujeito-Homem não existem num Organismo Máquina, não fazem parte da composição de um Organismo Máquina!
A Vida age na construção ou manutenção do Corpo e na orientação intuitiva do Sujeito-Homem, desde a fase em que o Organismo Humano se chama Zigoto! É a orientação intuitiva que possibilita o Sujeito-Homem melhor a qualidade da sua Consciência e criar algo novo para a humanidade!
O Sujeito-Homem age na gestão do Organismo, podendo gerir bem ou mal conforme a qualidade boa ou má da sua Consciência ou visão de Mundo e de Vida!
Um Organismo Máquina nunca será senciente, porque a senciência é uma das propriedades exclusivas de uma Psique, apesar de melhorar na sua estrutura e funcionamento ao longo dos anos!
A evolução de um Organismo Humano parte da melhoria da qualidade da Consciência do seu Sujeito-Homem!
Portanto,
Um Robô Humanoide nunca poderá ser senciente, porque a senciência é propriedade exclusiva de uma Psique inexistente na composição de um Robô!
TEMA:
PESSOA versus ROBÔ HUMANOIDE: Uma análise comparativa estrutural e funcional
QUESTÃO DE ANÁLISE:
Quais são as diferenças e semelhanças na estrutura e no funcionamento entre uma Pessoa e um Robô humanoide?
SÍNTESE:
Pessoa é um Organismo Humano. Uma Pessoa é composta por cinco elementos, nomeadamente, Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo; numa Pessoa ocorrem Processos Vitais como Circulação sanguínea e Respiração; numa Pessoa ocorrem Fenômenos Sencientes como Sensações e Emoções.
A Vida constrói e mantém o Corpo vivo desde a fase em que a Pessoa se chama Zigoto, o Sujeito gere o Corpo, a Consciência define as atitudes do Sujeito, a Mente define os comportamentos diários do Sujeito, o Corpo define o físico e as habilidades do Sujeito.
O Corpo de uma Pessoa é de Células vivas, organizadas em Órgãos e Sistemas de Órgãos, e Matéria Orgânica.
O funcionamento de uma Pessoa é através das ações da Vida e do Sujeito, dos Processos Vitais e dos Fenômenos Sencientes; as ações de gestão do Corpo pelo Sujeito se baseiam no perfil da sua Consciência e da sua Mente; o Sujeito recebe estímulos e reage ou age em função dos estímulos através do seu Corpo com base sobretudo na sua Mente que são Informações ou Instruções adquiridas nas suas interações sociais gravadas e fluentes em impulsos elétricos na rede de neurónios do Corpo habilitando o Corpo; o Corpo do Sujeito também pode reagir em Atos Reflexos sem participação consciente e voluntária do Sujeito.
Robô Humanoide é um Organismo Máquina. Um Robô Humanoide não tem Vida nem Sujeito nem Processos Vitais nem Fenômenos Sencientes; mas tem Softwares Operativos que correspondem à Consciência, tem Softwares Aplicativos que correspondem à Mente, tem Corpo de Matéria Inorgânica sobretudo de natureza metálica, siliciosa e plástica.
Assim, um Robô Humanoide é essencialmente um Corpo ou Dispositivo composto por Estrutura ou Chassi que é a base física correspondente ao Esqueleto, Atuadores responsáveis pelo movimento e correspondentes aos Músculos, Sensores que percebem o ambiente recebendo informações e correspondem aos Órgãos dos Sentidos, Controladores que processam informações e enviam comandos e correspondem ao Sistema Nervoso em Atos Reflexos ou ao Sujeito em ações conscientes voluntárias, Fonte de Energia que fornece a eletricidade e corresponde aos Impulsos Elétricos e ao ATP ou Adenosina Trifosfato, Softwares responsáveis pelas ações do Robô e correspondem à Consciência e à Mente; num Robô Humanoide ocorrem fenômenos electrónicos através dos circuitos eletrônicos.
O funcionamento de um Robô Humanoide é através das atividades dos Circuitos Lógicos Programados com Softwares ou Algoritmos ou sistemas de inteligência artificial, os circuitos eletrônicos correspondem às redes de neurónios onde fluem impulsos elétricos contendo informações ou instruções ou Algoritmos que garantem os Atos Reflexos do Corpo Robótico.
Deus é o Ser que produz e tem dentro de si mesmo todos os Sóis!
Portanto,
Nenhum Sol pode queimar Deus!
Deve haver uma Grande Razão para que um Grande Sábio, como Sócrates e Jesus Cristo, prefira morrer em defesa da Sabedoria e Virtude!
Quiçá, a Grande Razão seja a certeza absoluta da existência de Sociedades Humanas Sábias e Virtuosas em outros Planetas habitáveis das várias Galáxias existentes!
EDUCAÇÃO ÁLMICA EM TEMPOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A Educação Álmica possibilita a evolução rápida da Consciência do Homem e a interação salutar do Homem com a Inteligência Artificial!
O propósito essencial da Educação Álmica é compreender a Alma e exercitar a Mente e alcançar a Serenidade!
OS TRÊS SABERES OU SEGREDOS DOS GRANDES SÁBIOS
1. A existência do Sujeito é eterna!
2. As condições de manifestação da existência do Sujeito é que são temporárias!
3. As atitudes do presente determinam as condições do futuro!
O HOMEM NÃO É O SEU CORPO E UM ROBÔ HUMANOIDE NUNCA SERÁ HOMEM!
Alguns dos Místicos, Religiosos, Filósofos e Cientistas que apontam para o fato de que o Homem não é o seu Corpo e que um Robô Humanoide nunca será Homem são:
Epimênides de Creta (Místico);
Lao Tsé (Místico);
Paulo de Tarso (Religioso);
Maomé (Religioso);
Platão (Filósofo);
Kant (Filósofo);
Max Planck (Cientista);
Federico Faggin (Cientista).
O QUE É O HOMEM NO CONTEXTO DA FÍSICA QUÂNTICA?
No contexto da Física Quântica:
O Homem é um subcampo quântico que emerge de um outro Subcampo Quântico emanado do Campo Quântico Geral!
O Campo Quântico Geral é do Cosmo, tem Consciência e Inteligência Total, constrói e mantém o Cosmo Vivo, dele emanam todos os Subcampos Quânticos Específicos!
O Subcampo Quântico Específico Humano é do Corpo Humano, tem Consciência e Inteligência Humana e Plena, constrói e mantém o Corpo Humano vivo e orienta intuitivamente o Homem, dele emerge o Homem no momento do acordar e nele descansa o Homem durante o sono profundo ou durante a meditação profunda!
O subcampo quântico que emerge do Subcampo Quântico Específico Humano é o Homem, tem Consciência e Inteligência Humana e Plena quando forma uma Unidade com o Subcampo Quântico Específico Humano mas tem Consciência e Inteligência Desumana e Limitada quando está desapegado do Subcampo Quântico Específico Humano, tem a função de ajudar o Subcampo Quântico Específico Humano gerindo o Corpo Humano e pelo seu livre-arbítrio pode ser um bom gestor do Corpo quando estar apegado ao Subcampo Quântico Específico Humano ou pode ser um mau gestor do Corpo quando estar desapegado do Subcampo Quântico Específico Humano.
Portanto, no contexto da Física Quântica,
O Homem é um subcampo quântico que emerge do Subcampo Quântico Específico Humano emanado do Campo Quântico Cósmico.
ESPIRITUALIDADE É DIMENSÃO AFETIVA!
A Espiritualidade é essencialmente a Dimensão Afetiva do Homem!
Visto que,
O Homem Não-Espiritual é aquele que manifesta atitudes de valores inferiores como Ódio, Competição, Conflito e Destruição; enquanto, o Homem Espiritual é aquele que manifesta atitudes de valores superiores como Amor, Cooperação, Paz e Cocriação!
Por isso,
A Espiritualidade deve ser desenvolvida sobretudo na Educação Escolar através da operacionalização correcta dos Objetivos do Domínio Afetivo em cada Aula de um Professor!
O Ministério da Educação e Cultura deve assumir a responsabilidade de desenvolver a Espiritualidade dos Cidadãos do País!
Cabe ao Ministério da Educação e Cultura formar Cidadãos que manifestam atitudes de valores superiores!
TEMA:
EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: Desenvolvimento da espiritualidade dos alunos através da operacionalização dos objetivos do domínio afetivo nas aulas das escolas estatais
QUESTÃO DE ANÁLISE:
Em que medida a operacionalização dos objetivos do domínio afetivo nas aulas das escolas estatais afeta o desenvolvimento da espiritualidade dos alunos?
SÍNTESE:
A Espiritualidade é a Dimensão Afetiva do Homem, porque trata de valores de um Homem, e cabe ao Ministério da Educação e Cultura desenvolver nos alunos valores superiores como Amor, Cooperação, Serenidade e Criatividade através da Educação Escolar.
A operacionalização correcta dos objetivos do domínio afetivo nas aulas das escolas estatais pelos professores possibilita o desenvolvimento da espiritualidade dos alunos.
A ESPIRITUALIDADE É ASSUNTO DE QUE MINISTÉRIO?
A Educação é dever do Estado através do Ministério da Educação e Cultura!
A Educação deve desenvolver não só a Dimensão Cognitiva e Motora dos Alunos, mas também a Dimensão Afetiva que é a Espiritualidade!
Assim,
A Espiritualidade é um assunto do Ministério da Educação e Cultura!
Porque
A Espiritualidade é a Dimensão Afetiva do Homem!
E
Cabe ao Ministério da Educação e Cultura desenvolver a Dimensão Afetiva dos Alunos através da operacionalização correcta dos Objetivos do Domínio Afetivo pelos Professores nas Aulas!
EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: Para uma espiritualidade baseada na operacionalização dos objetivos do domínio afetivo nas aulas das escolas estatais
Se os professores operacionalizarem correctamente os objetivos do domínio afetivo nas suas aulas, então haverá desenvolvimento da espiritualidade nos seus alunos.
Promover o Bem-Estar e Sociedade Pacífica através do Pro-MSA ou do Programa Melhoria da Serenidade pela Atenção!
OS PENSAMENTOS SÃO COMO VÍRUS!
Os pensamentos não se originam dentro de cada um, mas utilizam as pessoas para se perpetuarem.
Eles são como vírus, que se incorporam no ser humano para continuarem a existir!
Fora da mente humana, os pensamentos não tem vida, mas dentro da mente humana eles se multiplicam, se exteriorizam e destroem o ser humano.
Os pensamentos são como vírus!
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Chico Xavier
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
