Chico Xavier - sobre Disciplina

Cerca de 35731 frases e pensamentos: Chico Xavier - sobre Disciplina

⁠Por vezes me pego pensando sobre a vida, sobre cada luta que a gente enfrenta desde o primeiro respirar. Sobre o que cada um carrega em si... E quem poderia imaginar quais dores e trajetos que constroem esse ser mais forte, mais seguro e capaz?
Lembro bem de, ainda pequenininha, carregar um desejo latente: "um dia quero ser assim, um dia quero viver tal coisa". E, "de repente" - depois de muitos trancos e barrancos, essa frase saiu de um futuro lúdico e veio parar no presente da forma mais bela possível: a forma vivenciada.
Oh céus, como me sinto grata por tudo! Por cada caminho, cada escolha, cada passo descalço, obrigada.
E este momento, tão querido e esperado, intitulo Realização.

Inserida por MichelleRamos

⁠"Antes, eu escrevia sobre relacionamentos. Hoje, escrevo também sobre as dores da vida. Te garanto: não é a mesma coisa."

Inserida por RenataPereira

⁠Todo mundo fala sobre as dores da vida, de todos os tipos de dores mas ninguém nunca falou sobre a dor de ter que conviver com um tipo de pessoa que só sabe sugar sua energia e bem estar. Ninguém fala sobre ver pessoas que você mais ama serem contra sua própria felicidade... E eu me pergunto, vale mesmo a pena⁠ viver desse jeito? Sinceramente, eu prefiro sumir do mundo se for pra viver assim... porque ignorar, insistir, lutar, se esforçar como se aquilo fosse mudar não irá adiantar, pois você só vai se desgastar🥀

Inserida por Ilusion_of_life

⁠Sobre o ter e o ser

A busca incessante pelo "ter" versus a realização plena do "ser" é um dilema existencial que acompanha a humanidade desde os primórdios. Vivemos em uma sociedade que, muitas vezes, nos condiciona a valorizar a aquisição material acima de tudo. Anunciantes, influenciadores digitais e a própria estrutura capitalista nos bombardeiam com a mensagem de que a felicidade se encontra na posse de bens, na busca constante por mais e mais. Mas será que essa equação se sustenta?

A verdade é que a felicidade, a realização pessoal, não reside na quantidade de objetos que possuímos, mas na qualidade de nossas experiências, em nossos relacionamentos e, acima de tudo, em nossa essência. O "ter" pode nos proporcionar conforto, segurança material, até mesmo um certo status social, mas raramente preenche o vazio existencial que muitos de nós carregamos. A busca desenfreada pelo ter pode nos levar a um ciclo vicioso de insatisfação, onde cada nova aquisição gera um novo desejo, uma nova carência.

O "ser", por outro lado, é uma jornada de autodescoberta, de aceitação e de conexão com o mundo ao nosso redor. É sobre cultivar valores autênticos, construir relacionamentos significativos, perseguir nossos sonhos e encontrar propósito em nossas vidas. É sobre reconhecer nossa individualidade, nossas forças e fraquezas, e abraçar nossa vulnerabilidade. É sobre contribuir para algo maior do que nós mesmos, deixando nossa marca no mundo de forma positiva.

O equilíbrio entre "ter" e "ser" é crucial para uma vida plena e significativa. Não se trata de renunciar completamente ao "ter", mas de colocá-lo em sua devida perspectiva. Os bens materiais podem ser úteis e até mesmo prazerosos, mas não devem se tornar o centro de nossas vidas, o único critério de sucesso ou felicidade. Devemos buscar um equilíbrio, onde o "ter" nos sirva como ferramenta para alcançar o "ser", para realizar nossos sonhos e contribuir para o bem comum.

A verdadeira riqueza reside naquilo que não pode ser comprado ou vendido: a saúde, os relacionamentos, a paz interior, o propósito de vida. Cultivar essas riquezas internas é o caminho para uma vida verdadeiramente plena, uma vida onde o "ser" transcende o "ter" e nos conduz a uma existência autêntica e significativa. A pergunta que devemos nos fazer não é "quanto eu tenho?", mas "quem eu sou?" e "qual o meu propósito?". As respostas a essas perguntas nos levarão a uma jornada de autoconhecimento e realização pessoal, muito mais valiosa do que qualquer bem material.

A verdadeira riqueza não se encontra no que possuímos, mas no que somos.

Inserida por barbaramelosiqueira

⁠Bom dia!

Hoje, quero refletir com você sobre o poder de uma boa conversa. Às vezes, uma simples palavra de atenção pode transformar o dia de alguém. Ouvir com o coração, dar tempo e cuidado ao outro, são gestos que fortalecem laços, aliviam fardos e aquecem a alma.

Ser um amigo de verdade vai além de estar presente; é se importar, é respeitar, é ser um reflexo do amor de Deus. Quando oferecemos esse cuidado, somos abençoados também, porque cada palavra dita e ouvida com sinceridade renova nossa própria essência.

Que sejamos amigos que edificam, que carregam a luz de Deus em cada conversa e espalham esperança, paz e amor onde quer que estivermos.

Desejo que o seu dia seja repleto de amizades verdadeiras, momentos de reflexão e o cuidado divino em cada detalhe.

Um grande abraço e um ótimo dia!

Inserida por MDP007

E depois de muito tempo aprendi que... ⁠Amor próprio não é sobre estar sozinha(o), mas saber escolher estar junto das pessoas certas, que te fazem reconhecer o seu valor, querem o seu bem de verdade e te incentivam genuinamente a crescer.

Inserida por nayzash

Não sei se me atrevo a dizer que te amava, depois do que você me revelou sobre o amor.
Devo mentir, fingir que suas palavras me encantam, rir de suas piadas sem graça, enquanto meu coração se parte ao ouvir o som do seu riso, que já é resposta suficiente para a dor que me consome?
Ou devo te humilhar, te moldar aos meus desejos, exigir que você seja o que eu almejo, ignorando quem você realmente é?

Talvez o amor, afinal, seja isso: uma mentira que se veste de verdade, um egoísmo que se disfarça de entrega.
Será que, de fato, eu te amo?
Ou amo apenas o que eu quis que você fosse, e não o que você, com todas as suas falhas e beleza, realmente é?

Inserida por Joycenoites

⁠Lua cheia.
Por volta das 15h30.
Há nuvens cinzentas no alto do céu agora, e sobre essas folhas que escrevo, a garoa pinga… Tão fina que me permite contemplar a cidade, sentir o sopro da vida enchendo e esvaziando os meus pulmões.

Os pássaros voam em direção ao Norte. Se abrigam em algum lugar que me foge das vistas. Há poucos que ficam pousados aos fios de luz, ou no topo de uma caixa d’água da cidade. Cantam initerruptamente o seu chilrear.

Anunciam o sol ou a chuva?

“Não voem, óh meus amigos passarinhos” – pressuponho a linguagem das aves. – “Vejo aqui do alto da caixa d’água o calor no horizonte“.

A chuva dificulta o alçar das asas, pesa o corpo.
Aprendo eu agora, algo com os pássaros?

Há dias que olhar para o céu é parecido como hoje. E mesmo com todo o azul mais vívido que minhas córneas possam admirar, as nuvens acumularão as cinzas do Riacho Fundo. Vagarão até se encontrarem, mais cedo ou mais tarde, para serem uma só. Imponentes quando desaguarem, às vezes incontrolavelmente furiosas.

Há dias como hoje, que sinto-me como a chuva cinza, fina, pingando na folha, pingando nos pássaros. Soprando ao alto o cantar das aves para longe. Acumuladora de tudo dessa cidade até que o que lateja, ebula, cuspa palavras num caderno qualquer, ou na fronte do que estiver pela frente.

A chuva pode desabar montanhas com a sua força destemida.

Há dias, como ontem, como hoje que sinto-me como uma chuva cinza, fina, pingando na pedra. Insistente até banhá-la inteiramente. Às vezes furiosa até parti-la ao meio. É tanto acúmulo como parte integrante do que se é, ou melhor, do que se tenta ser que a nuvem se personifica cinza sobre a minha cabeça agora.

Aprendo… Eu… Algo com os pássaros que voam para o Norte, ou com aqueles que ficam toda as vezes que eu, chuva, ei de cair?

Quem são os pássaros que sempre voam quando sou garoa fina?
Quem são os pássaros quem ficam quando sou céu azul?
Quem são os pássaros que cantam para que os outros não temam, ou se afastem?
Posso eu realmente ser sol mais do que chuva cinza, fina, pingando na folha?

Haverá pássaros cantando confiança de que o sol haverá de surgir no horizonte mais cedo, ou mais tarde?
Quem são os pássaros que farão ninho agora que estou nuvem e
[acinzentada?

Inserida por tinlbsb

⁠Escrevi tanto sobre você nesse tempo que agora que você pode ler não sei mais o que dizer.
Por dois anos fingi te esquecer, e fingi tão tão bem que até eu acreditei
Mas afinal, algumas arvores sempre voltam a crescer no mesmo lugar após serem cortadas.
E juro, eu acreditava que tinha conseguido
Que, logo eu, tinha vencido
Que eu tinha te esquecido
Eu achei, mesmo
Até te olhar nos olhos outra vez
Até sentir seu respirar e perceber que você continua sendo meu ar
O caminho que eu tanto buscava encontrar
A ultima palavra certa das minhas poesias

Inserida por mekau

⁠É imoral o tanto que já escrevi sobre você, sobre nós, eu escrevi tanto, até que parei de ouvir sua voz, eu não te reconhecia mais, não lembrava mais quem, era você, quem erámos nós. Você não me amava mais e eu devia não te amar mais também, e eu o fiz.
Te bloqueei da minha vida fisica e dos meus pensamentos, eu estava proibida de pensar em você, não havia mais chance alguma e eu devia seguir em frente. Eu fiz isso, segui em frente te esqueci, não pensava mais, não escrevia mais, não chorava mais, não falava mais, você não existia mais. Na teoria, nos meus sonhos você aparecia, frequentemente, nas músicas que eu ouvia sem querer você aparecia, um cara aleatório de costas parecido com você me fazia perder o ar, e em todo esse tempo eu jurava ter deixado de te amar.

Inserida por mekau

⁠Não É Sobre Calçados
Ela partiu no ritmo de um tropeço,
achando que o amor era algo no calçar.
Mas eu, que nasci com o pé na estrada,
sabia que amar é muito mais que andar.
All Star, companheiro das minhas jornadas,
marcou meus passos, minha identidade.
E quem não se esforçou além do tecido,
perdeu o compasso da eternidade.
Agora a vejo, sentada à frente,
um quadro de silêncios e ironia.
Não é sobre calçados, nunca foi,
é sobre quem somos, dia após dia.
Aquela despedida, que então me doeu,
foi só um laço que o tempo desfez.
Hoje, com certeza, celebro a escolha:
amar quem sou, do jeito que fez.
O amor verdadeiro não julga sapatos,
nem se apega ao que é superficial.
Ele dança descalço na alma da vida,
e nunca se perde no que é banal.
Então sorrio, tão plena e serena,
com o coração leve, sem precisar mudar.
A desalmada não era meu destino,
meu par perfeito sempre foi meu All Star.

Inserida por BarbaraSwthel

⁠Sobre viver a arte: pensar é o mesmo que viver, e a vida encontra na arte seu modo de subsistir.

Inserida por RenanJAraujo

Não é sobre lembrar de alguém quando você está sozinho no quarto sem ter com quem falar, sabe? É se lembrar daquela pessoa no meio da bagunça do trânsito, com todo barulho de buzinas, calor e gente falando alto, e ainda assim sorrir.

Inserida por ricardo_ferraz_1

Eu pensava que sabia tudo sobre todo mundo, mas acho que às vezes eu nem me conhecia de verdade.

Michelle Quach
Não nasci para agradar. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022.
Inserida por pensador

⁠É sobre ela, figura linda, a mais bela.
Sentada nos escombros do que sonhará ser um lar,
Trançando cabelos viu seu tempo passar.
Passou depressa, temporal, vendaval, vida que segue.
Seus olhos altivos e doces me mostravam a direção.
Sem máculas, sem peso, leve brisa, gota de orvalho.
Mãe do sol, mãe da gente, do amor em nós manisfesto.

Sandra Lima
Para Iovani Lima

Inserida por sl44

⁠A morte é a maior reflexão que temos sobre a vida.

Inserida por WilliamBRCS

Passo meu tempo escrevendo sobre teus olhos tão frios, teus lábios tão quentes, teus risos ⁠tão bonitos, fica e não sai da minha mente, mesmo que hoje eu não ligue você vem e atende, isso me surpreende, me prende em teus climas, me leva numa constante viagem de polo a polo, me faz sentir seguro em teu colo

Inserida por LucasVianna

⁠Queria te dizer que em tudo que vejo, seu amor é uma das mais belas paisagens.

Sobre Rebeca F Braga

Inserida por jader_s_guimaraes

o que é ser inseguro(a)?
A inseguranca nasce sobre algo que....
Eu preciso saber e não sei!
O aprendizado te conduz a segurança.

Inserida por verahaddadmattos

⁠SOBRE MUDANÇAS

Ontem percebi algo que não me fez bem.
Descobri que eu estava cansada da rotina.
E isso, acabou por me abrir um horizonte que a muito eu não notava.
Sabe quando o cotidiano, as obrigações, as contas do mês, as preocupações, tiram parte da beleza do que é simples?
Ontem me senti assim.
E descobri que essa é uma chance para mudar.
No auge do meus trinta anos, acredito que devo ir devagar, porque a direção é mais importante do que a velocidade.
Hoje iniciei meu dia de mudança. Tentei ser o mais sincera possível desde a hora que eu acordei.
Comecei minha mudança ao sentar em outra cadeira, no outro lado da mesa. E como aqui em casa tem duas mesas, amanhã eu vou mudar de mesa.
Depois do café, escolhi um amigo querido, que me ensinou que ter carinho, é tocar com afeto o mundo do outro, para dar o mais sincero Bom Dia pelo WhatsApp.
Amanhã vou dar um Bom Dia sincero a pelo menos três amigos queridos.
Quando saí de casa pra trabalhar, procurei andar pelo outro lado da rua. Depois, mudei de caminho. Andei por outra rua, calmamente, observando com atenção os lugares por onde passei.
Peguei outro ônibus. Mudei o percurso. E pela primeira vez, depois de uns vinte anos, de propósito, eu ousei andar descalço na rua. Sentir a força que emana da terra.
Passei algum tempo no parque da jaqueira ( quantos séculos fazia que eu não ía até lá... ) para ouvir o canto dos passarinhos.
Hoje eu consegui ver o mundo de outras perspectivas.
Quando cheguei no trabalho, abri e Fechei as gavetas e portas com a mão esquerda, pois sempre o fazia com a direita.
Assisti a programas de TV! Séculos que eu não fazia isso! Comprei outro jornal. E comecei a reler Alice no País das Maravilhas.
Amei essas novidades.
Hoje vou dormir mais tarde. Amanhã, mais cedo.
Minha meta para amanhã é aprender e aplicar uma palavra nova e começar a corrigir a minha postura.
Amanhã vou comer um pouco menos. Escolher comidas diferentes. Novos temperos, novas cores, novos sabores.
A partir de agora quero tentar o novo todo dia. O novo lado. O novo método. O novo sabor. O novo jeito.
Escolher outro mercado. Outra marca de sabonete. Outro creme dental. Tomar banho em novos horários.
Usar canetas de outras cores. Passear em outros lugares.
Trocar de bolsa, de carteira, de roupas, de sorrisos. Escrever outras poesias. Buscar novas inspirações.
Hoje descobri que eu quero e preciso mudar. Se eu não encontrar razões para ser livre, vou inventar os mais belos motivos possíveis.
E agora, repito pra mim, como em uma oração:
Não se esqueça de amar e amar muito! Amar as pessoas, o seu trabalho, a sua vida.
Esta vida que é única, que não se repetirá jamais, e ninguém a tem na forma e do jeito que eu a tenho.
Deus não se repete. Por isso, seus filhos são todos criaturas únicas e cada dia é totalmente diferente do anterior.
O sol nasce todos os dias, mas o sol me alcança de forma diversa. As águas que rolam não são as mesmas.
Um dia venta. O outro não há vento.
Um dia chove, no outro brilha o sol.
A natureza leciona, todos os dias, que é a mudança incessante que a torna tão especial.
Quero aprender com ela.

Inserida por lumatematica

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp