Chega de Mentiras
Tá vendo? minha intuição nunca apita a toa. Não gosto de mentiras! Porque sou de verdade! Não gosto de ilusões, de falsas palavras e atitudes mentirosas.
Cansado
Cansado da falsidade humana, das nossas mentiras, das nossas falácias.
Cansado do amor falso, do amor egoísta, que só pensa nele próprio, em si mesmo, e não no outro (isso é amor?).
Cansado da amizade por interesses outros que não a de ter apenas um bom amigo.
Cansado da hipocrisia, do falso moralismo, daqueles que condenam o pecado alheio, fazendo ou desejando o mesmo pecado, veladamente, escondido de todos.
Cansado da covardia dos que falam pelas costas, que, incapazes de ter a mesma "ousadia", minam sonhos e esperanças alheias.
Cansado deste mundo de aparências, no qual a "postura" vale mais do que o resultado, em que a imagem vale mais do que o conteúdo.
Cansado da choradeira, inclusive a minha, que nada produz, só atrapalha.
Cansado do mi-mi-mi, da conversa pra boi dormir, do falatório vazio.
Cansado dos que apenas oram, frases decoradas e decorativas, sem mover um único dedo pelo próximo.
Cansado das "regras da sociedade" e das "leis" (lies?), desenhadas para manter o privilégio e a alegria de poucos em detrimento da maioria.
Cansado de pagar impostos, juros, multas, de pagar o pato, e não receber quase nada em troca, exceto mais taxas e taxas.
Cansado de viver num mundo confuso, violento, tolo, superficial e vazio.
Cansado de ver crucificados todos aqueles que tentam mudar este mundo.
Cansado de ser estúpido, idiota, bobo, palhaço, escravo, zumbi, inocente útil, de ser apenas mais um tijolo na construção da sociedade, esquecendo que todos somos apenas areia.
Cansado do umbigo, do seu, do meu, do nosso, que nos impede de ver o universo infinito que nos rodeia e do qual fazemos parte como minúsculos grãos e não como os gigantes que achamos que somos.
Cansado de estar cansado, mas ainda cansado, muito cansado.
Deus, me explique, por favor, que mundo é este, que vida é esta?
Não é a felicidade que incomoda. É a falsa felicidade. As máscaras e as mentiras ou a falta de caráter mesmo.
A vida é feita de várias perguntas, de dúvidas, de medos, de mentiras, de tristezas, de tudo! Mas como íamos saber o que é resposta se não houvesse pergunta, e certezas se não houvessem dúvidas, coragem se não houvessem medo, verdades se não houvessem mentiras, de felicidade se não houvesse a tristeza? A vida é feita de seus lados opostos, assim como o bem e o mal. Se não houver um lado por mais que ele venha a ser ruim, como vamos saber o que é bom? Se você ficar se perguntando sobre tudo, você vai enlouquecer, quanto mais nós procuramos repostas pra todas as nossas curiosidades, mais nós vamos achar perguntas ! Há coisas no mundo que jamais vamos descobrir, você pode acreditar numa teoria e em outra, mas você nunca vai ter certeza disso, só se tem certeza quando vemos, quando passamos por aquilo! Podemos dizer hoje pra uma pessoa que amamos muito, que nós vamos amar para sempre, e que isso independente do que aconteça nunca vai mudar! , mas não sabemos o que vem pela frente, não sabemos o futuro, tudo muda, tudo passa, e as palavras somem nesses momentos, pois tudo o que você falou um dia que era pra sempre, acaba, porque o pra sempre, sempre acaba . Podemos dizer que uma pessoa é seu melhor amigo, ou sua melhor amiga, mas da mesma forma erramos de novo no falar , porque apesar de querermos que isso dure, não podemos! E novamente as palavras somem . Não temos controle dos nossos sentimentos, e pensamentos, e ações, tanto é que erramos várias vezes, não conseguimos controlar um sentimento, e na maioria das vezes falamos e pensamos o que não deveria nem passar pela nossa cabeça, quanto mais ser dita! E o pior de tudo é pensar que não podemos voltar atrás. O que você fez, ou o que alguém ja te fez, vai ficar marcado pra sempre na sua vida, você pode até perdoar, mas não vai ser mas a mesma coisa! Porque perdoar é nobre, mais esquecer é impossível! Temos que pensar mais antes de falar, para não agirmos de uma forma que possa não ter volta! Por causa de uma palavra as vezes se perde um amor, uma amizade, por causa de uma palavra se perde a coragem, a esperança, por causa de uma palavra pode se perder uma vida! Preste mais atenção nas suas atitudes, e esqueça a do seu proximo. Só nos incomodamos com o erro dos outros quando possuimos o mesmo, o que não há em nós, não nos incomoda!
Fui Burro,
Acreditei em todas as suas mentiras,
você me abandonou,
e agora você vem dizendo que me ama,
por que você acha que eu devo acreditar?
A Descepção fez eu amadurecer,
e agora não quero mais perder
meu tempo com você.
Pelo peso de mil mentiras, contadas para o bem, pois mentiras contadas pelo bem, eram mentiras ainda assim.
Às vezes as mentiras também ajudam a viver...
Talvez para meu filho eu também tenha que mentir para enfeitar os caminhos que ele um dia vai seguir...
São demais os perigos desta vida
Para quem tem paixão principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida
E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher...
Nota: Trecho do soneto de Corifeu, que faz parte da peça "Orfeu da Conceição"
Os homens apreciarão as mentiras até o fim do mundo, e relatarão anedotas como nunca jamais ouvistes vós e vossos pais.
Dizem que, não importa qual seja a verdade, as pessoas vêem o que querem ver. Algumas pessoas podem dar um passo para trás e descobrirem que estavam olhando a mesma cena por todo o tempo. Algumas pessoas podem ver que suas mentiras quase acabaram com elas. Algumas pessoas podem ver o que estava na sua frente o tempo todo. E ainda há aquelas pessoas que correm o máximo que podem para não terem que olhar para si mesmas.
As amoras
O meu país sabe às amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.
Arrependemo-nos raramente de falar pouco, e muito frequentemente de falar demais: máxima usada e trivial, que todo o mundo sabe e que ninguém pratica.
