Certo e Errado
“Esse nosso imediatismo só nos faz querer começar. Não damos tempo de melhorar o que não tem dado o resultado esperado, e com isso, deixamos de lado para iniciar uma nova ideia.
É desafiador, mas importante, termos em mente que é o processo que traz o resultado que queremos.
Se é o que você quer, melhore o que está dando errado até que ele dê certo.”
Não se envergonhe de discordar do erro e sim de concordar com ele, mas tenha sempre em mente, que o errado pode ser você.
Os cínicos costumam se esconder por trás da maldade do mundo para
dar asas a própria perversão. No entanto, os atos alheios nunca
justificam os nossos. As dificuldades da vida podem nos endurecer e
nos transformar em pessoas cruéis, ainda que , no final, essa seja uma
opção pessoal
Gastamos muita energia tentando provar quem está certo ou errado, esquecendo considerar os pontos de vista de cada lado.
O Essencial É Perguntar
Vivemos em tempos de respostas prontas. Uma busca rápida na internet, e lá estão elas: as “certas”, as “melhores”, as “mais procuradas”. Somos inundados por soluções, manuais e caminhos já traçados. Mas será que, ao focarmos tanto em responder, não esquecemos a importância de perguntar?
Mário Quintana, com sua sagacidade poética, nos lembra que a essência não está na resposta perfeita, mas na pergunta bem-feita. E, cá entre nós, isso não muda tudo?
As perguntas certas têm uma magia própria. Elas abrem portas que nem sabíamos que estavam lá, revelam paisagens ocultas dentro de nós e nos fazem crescer de uma forma que as respostas nunca poderiam. Perguntar é um ato de coragem. É admitir que não sabemos tudo, que somos aprendizes eternos.
Pense naquele momento em que a vida te desafiou. Não foi uma resposta que te moveu, mas a pergunta que te inquietou: “E se eu tentar de outro jeito?” “O que realmente importa para mim?” “Qual o próximo passo?” As perguntas são faróis em meio à névoa. São elas que iluminam os caminhos incertos e nos fazem andar, mesmo quando não vemos o destino final.
Respostas são estáticas. Perguntas, dinâmicas. Uma resposta encerra, um ponto final. Uma pergunta, ao contrário, é uma vírgula, um sopro de continuidade. Por isso, é perigoso contentar-se com respostas demais. Elas confortam, mas podem nos acomodar.
Então, ao invés de buscar tanto pelo que é “certo”, que tal olhar para dentro e perguntar: “Estou perguntando as coisas certas?” Porque, no fundo, como bem dizia Quintana, o essencial é isso. O mundo pode nos dar muitas respostas, mas somente as perguntas certas nos levam para onde precisamos estar.
✍🏼Sibéle Cristina Garcia
Tem ideias que não assustam por serem erradas, mas porque desafiam o que te fizeram acreditar como certo.
Se for errado vez ou outra desejar seu melhor amigo, não quero estar certa.
Todas as vezes que deixamos de repelir algo de errado, compramos a prazo e com juros altos, na conta da humanidade.
Sem responsabilidade e preparo, ingenuamente, nos colocaremos mais vezes no lugar errado e na hora errada.
Um numero 6 que eu vejo desenhado no chão,para você pode ser um 9 se você está de frente para mim. Quem de nós está certo?.
Quando a contrapartida dos seus esforços numa causa for insatisfatória, certifique-se de não estar fazendo o certo num lugar errado.
Na administração, em qualquer área, pública ou privada, quando uma pessoa de bem lidera e escolhe pessoas certas e pelos motivos certos, as coisas tendem a dar certo. Quando o líder não é uma pessoa de bem, geralmente não escolhe pessoas de bem e os motivos pelos quais escolhe seus auxiliares imediatos são os mais vis. Consequentemente, as coisas tendem a não dar certo!
Refletindo sobre a vida penso, se realmente vale a pena fazer o certo, se os que estão fazendo o errado estão vivendo muito bem financeiramente.
