Cecilia Meireles Criancas
São as crianças, que sem falar,
nos ensinam as razões para viver.
Elas não têm saberes a transmitir.
No entanto, elas sabem o essencial da vida.
O maior recurso natural que temos são as mentes de nossas crianças.
“Não há um modelo a ser seguido para alcançar a felicidade. Existe a felicidade das crianças, que brincam esquecidas de si mesmas, ou dos apaixonados. Tudo isso é muito bonito. Mas, nesse sentido, realização não é felicidade. É estar em harmonia com a grandeza, mas também com o sofrimento e com a morte. Isso possibilita um reconhecimento profundo, dá peso e serenidade. É algo bem tranqüilo. É a felicidade como conquista. E não tem a ver com ficar esquecido. Tem a ver com a força interior.
Crianças amam simplesmente por amar, e ponto. É triste saber que os adultos não amam de forma pura ou quando não há algo para receber em troca.
A mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me.
Acredita-se que pensar positivo leva a uma vida mais feliz e saudável. Quando crianças, nos dizem para sorrirmos. Sermos alegres e mostrar um rosto feliz. Quando adultos, nos dizem para olhar pelo lado bom. Para fazermos limonada e vermos os copos como quase cheios. Às vezes, realidade pode tentar nos impedir de ficarmos alegres. Maridos falham. Namorados podem trair. Amigos podem te deixar na mão. É nesses momentos. Quando quer torná-los reais, largar os joguinhos e ser verdadeiro...
[...]
Pergunte às pessoas o que querem da vida, a resposta é simples... Ser Feliz. Talvez seja essa expectativa. Querer ser feliz que nos impede de sermos felizes. Talvez quanto mais tentamos ficar em estado de alegria mais confusos ficamos até não nos reconhecermos mais. Ao invés disso, continuamos sorrindo, tentando ser as pessoas felizes que queríamos ser. Até que cai a ficha, sempre esteve lá... Não em nossos sonhos e esperanças, mas no conhecido, o confortável, o familiar.
Há algo de infantil na idéia de que outra pessoa (pais no caso de crianças, Deus no caso de adultos) tem a responsabilidade de dar sentido e objetivo a sua vida.
As crianças devem ser autorizadas a quebrar coisas mais vezes. Isso é uma conseqüência da exploração. Exploração é o que você faz quando você não sabe o que está fazendo. É o que os cientistas fazem todo dia.
Crianças adoráveis são consideradas propriedade da raça humana. Crianças malcriadas pertencem a suas mães.
A diversidade garante que crianças possam sonhar, sem colocar fronteiras ou barreiras para o futuro e os sonhos delas.
AS CRIANÇAS
As crianças nos ensinam
A vivermos dentro da magia
dos sonhos
da imaginação
Assim, enxergamos felicidade em cada pingo de chuva
Sentimos alegria em cada raio de sol
Choramos nas belas cenas
Rimos até quando nos assustamos
Pois é, as crianças nos ensinam
A sermos heróis no dia a dia
A brincarmos na adversidade
Pensando como criança
Descobri como superar os altos e baixos da vida
Quando estiver no alto, nos céus
Agarro-me nas patas de um passarinho
E assim não caio mais
Apenas voo...
Não se iluda com crianças, elas não mudam e vão fingir amar você, tem atitudes que consequentemente vão te iludir e te fazer sofrer. Rosto bonito não prova caráter, gostar não é amar. Desapegue de tudo que lhe faz mal.
