Cartas sobre a Felicidade Epicuro
(...) Amor estou tão de você com o coração e não importa a nossa distância
Não poderia ser muito mais do coração, eternamente confiando em quem nós somos e nada mais importa nessa vida.
Nunca fui muito de me abrir assim tão facilmente, apesar da nossa vida ser nossa e vivemos o amor da nossa maneira.
Sempre procurei confiança e encontrei em você, sinto que cada dia nosso amor cresce e algo novo de bom acontece entre nós, um amor, uma paixão, uma saudade que aperta o coração.
Já te disse que Deus, destino que fez nossos caminhos se encontrarem, não me importo com o que ninguém fala a não ser o que nosso coração diz a nós.
Você é um presente de Deus que estava aguardando nessa longa vida que passei perdido.
Sabe o que mais quero nessa vida? Ser feliz, te apoiar, te amar, viver ótimos momentos ao seu lado, quero te amar, proteger e apoiar você em todos os momentos da nossa vida.
ELE a encontrou! A mulher que sempre procurou lhe deu a chance de lhe fazer feliz. Não precisa fazer mais buscas descontroladas por alguém que pudesse entregar todo seu sentimento, sem medo e sem pudor. Achou em meio a tantos o seu amor verdadeiro. Criou consciência que nada o que vivera antes se supera ao que ela gera em seu coração. Ele encontrou aquele que pode não ser o seu amor eterno e que dure para sempre, mas que há de viver e se concretizar somente enquanto eles respirarem. Encontrou o amor que lhe surpreende nas manhãs e que lhe domina a noite. Que aproveita junto com ele o calor do dia e que se deslumbra com ele ao observar do luar. Se outrora procurava casos efêmeros... agora acredita que efêmero mesmo, é o tempo que deseja passar longe dela...
Com ELA suas tardes de domingo têm a mesma emoção das noites de sexta, a mesma alegria de véspera de feriado prolongado, a mesma euforia da comemoração de gol em final de campeonato. Por que todo e qualquer momento ao lado DELA, é para ELE, é o que de mais belo existe.
Beliscá-la, mordê-la ou simplesmente beijá-la... Como nunca ninguém fez antes. Como nunca ninguém fará!
ELE a encontrou e hoje seu maior objetivo é fazê-la feliz.
ELA o aceitou! Desmistificou a ideia de poder ser feliz sozinha. Passou a acreditar que o amor existe e que é diferente de tudo o que já vivera. O amor que ele lhe deu a curou de todas as mazelas, dores, finais e recomeços que um dia viveu. Aprende a cada dia o significado do amor. Que tentar ser feliz já é ser feliz. Que partilhar um sentimento é a própria felicidade. Descobre que o amor pode nem ser eterno, que eles podem nem ter filhos ou morar com os pais dele, mas que o amor DELE há de durar enquanto respirar, e que, se em outra vida se respira, ELE há de continuar a lhe amar.
Com o tempo ELA vai aprender a entregar seus segredos a ELE. Vai aprender que ELE é mais que seu homem. Mas ELA já o aceitou, e isso é questão de instantes para acontecer.
ELA não busca nele o estereótipo do homem mais bonito. Reconheceu o que existe de mais belo em alguém. Guarda seu silêncio com as verdades mais belas que ELE ouve sem necessidade de uma palavra se quer. Aprendeu a querê-lo sempre perto, junto, colado.
Quer beijar, cheirar, morder, beliscar e apertar para ter certeza que a felicidade chegou e que está ali mesmo… materializada nele.
ELA sem saber, faz a esse homem um bem que ninguém fez antes.
ELES estão por aí... Juntos, se não em realidade, em pensamento, de cabeça a coração. ELES são essas vidas que se complementam e estão ávidas para amar e fazer o outro feliz.
Ou alguém duvida que o universo traz aquilo que desejamos?
Como entender seu olhar?
Olhar triste e longínquo.
Que por mais que se faça esforço para entender
Excede o entendimento humano.
Homem, não se feche
Às vezes a felicidade sincera está batendo a sua porta
E você com medo de se magoar novamente, não vê.
Não se prive de ser feliz, ou ao menos de recomeçar
E tentar ser feliz.
Ninguém merece ser só, muito menos você.
Se abra para a vida
Se abra para um sentimento novo
Entrega nas mãos de Deus e deixa ele trabalhar.
Não tema
As cicatrizes são as marcas de um guerreiro
Você tem muitas cicatrizes, mais é um guerreiro, como homem algum que eu já conheci.
(Palavras à um homem só)
Você já se sentiu mal, por não ter coragem de pedir desculpas ? Deve ser uma sensação terrível! Principalmente se quem você magoou/humilhou não merecia tais atitudes da sua parte. O arrependimento e a consciência pesada nos adoece e nos torna infeliz!
A Vida Anda e o mundo gira. Tudo que fizermos com palavras, ações, maldade e injustiça, ainda que venhamos esquecê-las, um dia nos retornará de forma mais intensa porque a colheita é sempre maior que o plantio.
Não há nobreza maior do que o reconhecimento do erro praticado. Se desculpar, entretanto, não nos garante o restabelecimento do relacionamento com quem magoamos /humilhamos.
Se você tem certeza que errou, crie coragem e tente se desculpar. Todos tem direito ao PERDÃO. Isto vai lhe fazer um enorme bem!
Não podemos voltar o tempo, mas podemos tentar nos redimir.
O homem ri, chora, canta, desencanta.
O caminho é curto ou longo, como será?
Tremendo é o homem que encanta e canta,
Com o coração sereno a jubilar.
Feliz aquele que faz do limão uma limonada,
Tira forças das entranhas e ri no seu canto,
Tem a vida contagiante sua enamorada,
Tem a família que o protege com seu manto.
Feliz aquele que respeita a vida,
Tem as lágrimas para as horas incertas,
Escuta e promove palavras destemidas,
Que encorajam os seus nas horas certas.
Feliz aquele que doa e envolve com seu braço,
Ao ente, um amigo, palavra que conforta,
Nas horas incertas, mais forte é o laço,
Se a vida é curta ou longa não importa.
Olha ali, o sol já vai embora sem dizer adeus
Mas sei que não demora pra voltar,
Faça o que tem que fazer, sem se arrepender
Mas me dê aquele seu sorriso que tanto me trás paz.
Se eu insistir agora você não vai crer, vai rir de mim,
Vai me deixar sozinho aqui.
Se você sorrir agora eu vou me encher de esperanças
E como uma criança resolver voltar, mas não vou voltar
Não faz sentido esperar que o tempo
Mude o que há tanto tempo sempre foi igual,
E tanto faz, deixe o dia amanhecer
Vamos conhecer o que o sol trouxe de novo pra nós.
Só pra nós!
E eu sei, se eu insistir agora você não vai crer, vai rir de mim,
E me deixar sozinho aqui.
E eu sei, se você sorrir agora eu vou me encher de esperanças,
E resolver voltar mas não vou voltar
Não faz sentido esperar que o tempo
Mude o que há tanto tempo sempre foi igual,
E tanto faz, deixe o dia amanhecer
Vamos conhecer o que o sol trouxe de novo pra nós.
Só pra nós!
A caminho do trabalho, fumando um cigarro
vi um senhor tamborilando em uma grade
Lembrei de mim mesmo quando pequeno
O hábito de dedilhar os portões sempre me acompanhava,
algo que me fazia imensamente alegre.
Hoje batuco um cigarro em quanto caminho,
e a vida me leva para frente e para trás no inspirar e expirar de fumaça e lembranças
Deixei de dedilhar portões mas não deixei de ser feliz afinal
Não preciso de dinheiro pra ser feliz.
Não preciso de status social pra me sentir importante.
Não preciso de uma multidão de amigos pra me sentir amado.
Não preciso ser diferente pra sentir que faço a diferença, apenas não sou e nem aceito ser tratado como "qualquer um".
Não preciso ir para uma igreja pra sentir a presença de Deus.
Não preciso de livros para motivar a minha fé, me contento em contemplar o poder da natureza.
Não preciso gastar o alfabeto inteiro pra convencer alguém de que sou legal, até porque não sou e nem tenho paciência pra isso...
Na verdade, pra ser feliz, eu só preciso de paz de espírito e estar convicto de que fiz a minha parte. Ser sábio no pensar, ousado no imaginar e justo no agir. Pois tenho a absoluta certeza de que não existe castigo ou recompensa, e que a vida me devolve exatamente aquilo que plantei, uma simples conseqüência dos meus atos.
Valores
Todos nós sofremos um pouco, é com o
sofrimento que aprendemos, que é preciso muito pouco para ser feliz.
Basta saber sorrir, basta saber sonhar,
basta a gente encontrar um fundamento para a vida,
não te deixes cair na solidão.
Ser alegre todos os dias e verás que a vida terá outro sentido,
o segredo da vida é sabe-la viver.
Por isso olha em frente, porque não há limites para a Felicidade.
Querido amigo, irmão guerreiro.
Lágrimas são gotas de alivio da alma, hoje elas doem porque pesam muito na alma ter que liberá-las, mas amanhã o sol seca, e tudo se tornará mais claro, eu sei como se sente, e posso animá-lo dizendo que você pode esperar, que os seus voltarão para você, sabendo que você os ama, eles nunca deixarão você, o resto é resto, não estão conosco, apenas nos acompanham, e os mais valentes permanecem.
Queria que a minha vida também fosse uma poesia, mas apenas escrevo o que conheço, e como conheço, se vivi cada sentimento, e minha empatia não deixa ninguém sofrer sozinho, pois cada lágrima sua também é uma flecha no meu peito. Algumas pessoas dizem que sou demais, acho que sou demais só pra quem não me suporta, e como não queria ser insuportável para ninguém tento ao menos me suportar, o que bem mais difícil, mas para você amigo, sou o suporte para o seu descanso, sou o ombro para seu apoio, sou sua coragem que ficou tímida no sofrimento, saibas que toda dor sentida hoje, é um passado de lembranças que ficarão somente na memória amanhã, e quando estivermos sentados proseando nossa árdua batalha sangrenta, lembraremos que essa foi apenas uma do nosso passado, que lutamos juntos, e juntos sofremos as percas vividas, mas a guerra continuou, e como soldados irmãos e guerreiros, continuamos pelos mesmos propósitos, alcançar a felicidade, mesmo que seja a fio de espada, estarei com você, como sempre estive.
De um amigo e irmão
Queria saber qual efeito existe em nós.
Que nos faz amarmos tanto,
Que nos faz querermos tanto,
Sem se quer ter amado.
Queria saber, qual mistério existe em nós.
Que nos faz estar ligados,
Que nos faz sorrir sem intenção,
Que nos faz agir com o coração.
Queria saber qual feitiço existe em nós.
Que nos faz ofegar um pelo outro,
Que nos faz querer mais e mais,
Que nos faz virarmos loucos.
Que nos levanta pela manhã alegre,
Que nos faz sermos tão um só.
Todos os dias o sentimento é diferente,
Um dia quero te matar,
Um dia, te cubro de beijos,
Um dia digo que chegou ao fim,
Um dia, te peço em casamento.
Um dia eu pergunto se está bem,
Um dia eu desejo que esteja mal,
Mas ora, só para cuidar de você no dia seguinte.
E um dia eu só quero esquecer que tu existes.
No domingo, estou louca pra te ver,
Na segunda quero te bater,
Na terça me fazes chorar,
Na quarta digo que sou só tua.
Na quinta, a gente nem se vê,
Mas na sexta, esquecemos o orgulho e viramos um só.
No sábado, me entristeço por não te ter por perto.
E domingo começa tudo outra vez.
Eu te amei, em cada dia da minha vida.
Te amei de janeiro a dezembro,
Eu te amei em cada entrada da primavera,
Te amei em cada partida do verão.
Eu te amei todas as horas possíveis,
Eu te amei nas impossíveis também.
Te amei nas horas de carícias,
Te amei nas horas de solidão.
Eu te amei sozinha, a cada final de semana,
A cada entrada silenciosa de cada mês
Eu te amei sem poder te amar,
Amei sem saber, o que estava por vir.
Eu te amei sem querer saber do amanhã,
Te amei em cada parte escrita seu nome em mim.
Eu te amei nos feriados, nas férias,
Amei no natal, ano novo e aniversário.
Te amei no calor e no frio,
Amei em segredo.
Amei sabendo que não ganharia nada em troca.
Mas te amei.
A cada bom dia em mensagem,
A cada sorriso em alguma atitude,
A cada beijo quente,
A cada momento único.
Amei nos dias que nem se quer me amava,
E também nos dias em que te odiava,
Te amei nos dias de raiva,
Te amei com tanto amor.
Mas amei, amo e amarei,
E não será esta tempestade que me fará mudar o rumo.
Por que eu amo cada erro,
Cada acerto,
Cada nervosismo nosso quando em presença.
E será que tem como não te amar?
Te amarei a cada mil anos,
E se ainda restar te dúvidas,
Te amarei de novo.
Deixe ir tudo aquilo que te prende na zona de conforto...
Deixe ir ressentimentos, mágoas, sentimentos negativos...
Deixe ir pessoas que já lhe ensinaram o que você tinha que aprender....
Deixe ir o apego, o ego, a necessidade de sempre ter razão...
Simplesmente deixe ir ....
A felicidade é um estado de leveza, presença e desapego....
Um estado de "deixe ir"....
O Senhor diz agora que é Ex-ateu. Meu brother, ex-ateu não existe. Em todos os seus livros de psicologia só vi você falar bem de cristo, e que o admirava. Naquele momento eu já sabia o que pairava em sua mente. Não seja hipócrita. Você sempre acreditou. É uma neurose de criança e quero ver qual ser humano está disposto a sair de seu mundo imaginário, onde tudo é possível e onde todos os sonhos se realizam. A realidade é dolorosa. E como sei que todos que estão ao meu redor não estão dispostos a suporta-la irei revelando por meio de misticismo, parábolas e simbologias.
J. R. P. T
Cada um sabe bem o que lhe faz feliz. Se não sabe, deveria urgentemente tentar descobrir. Não há fórmula para felicidade, da mesma maneira que não existem regras ou padrões para tal. Ela não está ligada à questão financeira, ao estado civil ou número do manequim. Ela acontece de dentro para fora e, incrível como é, está ligada a capacidade de ser feliz, apesar dos tropeços ou dificuldades da vida. Está, ainda, atrelada a capacidade de cada um de se escutar e ir além do que é considerado normal.
Felicidade é ser quem você é, como você acha melhor ser, da maneira que lhe convêm. É ser livre para fazer o que acha que irá lhe trazer prazer. É insistir naquilo que para alguns pode parecer maluco, ou que, para outros, é errado. Para mim, é gargalhar, ou, suspirar com o impensado.
Ser feliz, para mim, é não perder aquela mania de brincar quando quer brincar, sem medo de parecer ridículo; comer a sobremesa antes do prato principal; cantar no carro, caminhar na chuva, parar para observar algo. É ter uma opinião, mesmo que ela não seja a opinião da grande maioria, é ser otimista, saber admirar um belo pôr do sol e, se emocionar com cena de filme. Se permitir chorar, chorar tanto de borrar a maquiagem, é abraçar as pessoas que ama, não ter vários bens materiais, mas se considerar riquíssima, é deixar de comprar a tendência da vez para fazer algo que tem vontade e escolher o próximo destino da viagem.
É ser fiel às suas origens, ao que sente ser certo. A felicidade é para qualquer um, cabe em todo orçamento e deve ser um objetivo de vida. Basta escutar o que você, em sua essência, precisa para ser feliz e, não o que dizem por ai.
Afinal
Do que sinto saudades, se dos tempos de criança
Onde mal havia tempo, pra pensar nos pensamentos, que no hoje me invadem
Mal sabia dos momentos, em que eu estava feliz ou vendo a felicidade
Sempre andava sorridente, curtia com os meus amigos
Sonhava por longo tempo, fugia da realidade
Tinha sonhos tão profundos, penetrava em outros mundos, nem me via nessa idade
Sofrendo o quanto eu sofro, em momentos de saudade.
Se eu quero não me lembro
Se eu vejo, não é verdade
Só me sinto em lamentos
Vejo assim minha eternidade
Se poetas são assim, mal sabia que eu era.
Tento expressar momentos,
Fujo a dor que me invade e a saudade que me espera.
Quanto tempo não me lembro, nem sei se faz mais sentido
Vivia só por viver e brincava com o perigo
Por palavras a dizer
Por momentos distraído, me via a te bater, como se eu fosse um bandido.
Só tenho a pedir perdão, são meus gestos mais singelos
Mesmo não estando aqui, é só isto que eu espero
Sei que não me esqueceria, como nunca te esqueci
Gravo em peito e na memória, o que me restou de ti.
Você, minha mãe amada, sempre esteve ao meu lado
Mesmo nas horas erradas, por você fui perdoado
Se alguém sabia mais, amar como tu soube
Só a Deus pertence isso, não penso em provar hoje
Ainda quero te dar, o orgulho que nunca dei
Só vivia por brincar, basquete e jogar bola
Nunca fui bom na escola, me arrependo quando lembro
Do que não aproveitei
Você sempre em voz tão mansa, que eu nunca entendia
Reclamava e ainda dizia, quando eu for ficará só
Não reclame pois um dia, isto vai acontecer
Chegado o tal momento, madrugada e sofrimento
Aos meus braços falecer.
Se eu pudesse dizer hoje, o quanto sinto por tudo
Você era o meu mundo e continuará a ser
Te amo minha mãe amada, nos veremos pela vida
Pela estrada percorrida, sempre estará comigo
E eu estarei com você!
Querida Compulsão,
Escrevo-te neste momento, após muitas reflexões misturadas pelo escorrer de minhas lágrimas, para manifestar meu desejo de romper com o nosso relacionamento. Durante boa parte da minha vida me fizestes muito bem, adormeceu minhas dores mais profundas, acalmou os fantasmas do meu passado, deixou guardado no meu inconsciente memórias que eu não suportava e rejeitava no consciente, acalentou-me na solidão escura e sombria. Não obstante, as dores adormecidas estão despertando, os fantasmas do meu passado estão retornando, as memórias estão se tornando vivas e conscientes, e a solidão cada vez maior e mais assustadora.
Querida, me ajudastes a fugir de todas essas tormentas, no entanto, estou cansada de fugir, de temer, de me esconder. Quero começar minha caminhada de encontro a felicidade plena, aprender a lidar com minha dor e sofrimento que juntas nos esforçamos tanto para escondê-las. Agora quero recebê-las de bom grado, deixar que percorram por todo meu corpo, fortes e latentes, parar de resistir, finalmente me render. Por fim, preciso fazer isto sem ti. Agradeço-te de coração por todos os nossos momentos juntas, mas agora irei navegar por águas desconhecidas, me aventurar em um novo relacionamento, eu e minha dor.
Obrigada, querida.
Adeus.
Entender meu querer, não foi uma das tarefas mais fáceis. Depois de um tempo em que finalmente amadurecemos, podemos compreender o que é verdadeiramente essencial para uma vida estável e na maior parte do tempo feliz. Claro que não da para ser feliz o tempo todo, não da para viver de ilusões, aquela felicidade constante que assistimos nos filmes e lemos nos finais dos livros.
Todos nós, até mesmo nas melhores fases da vida, temos nossos dias de confusão mental, aquele dia da cobrança interna, o dia em que indagamos nós mesmo e questionamos como podemos ser mais felizes.
É uma busca constante, às vezes encontramos a felicidade em coisas, lugares e muitas vezes em pessoas. Eu busco encontrar nas coisas simples. Me pego com o pensamento longe imaginando como seria se…
“Tivesse engrenado meu noivado aos 20 anos de idade, talvez hoje estaria casada finalmente, com 2 filhos e um bom marido para amar e me dedicar.
Talvez entrado naquele curso dos sonhos, que não tinha condições para pagar, apertado minhas finanças e me dedicado 100%. Hoje poderia estar em um escritório rodeada de pessoas ambiciosas e talvez programando uma viagem pra fora a trabalho ou qualquer coisas do tipo.
Talvez também tivesse seguido a ideia da minha amiga de ir morar fora do País, poderia estar descobrindo a Europa seus castelos e bares, desfrutando do melhor vinho e me aquecendo do frio.”
A verdade é que eu estou aqui pensando em como seria qualquer escolha que não fiz, tomando meu chocolate quente em meio as cobertas refletindo sobre os se’s da vida.
Engraçado como as coisas mudam, como crescemos em meio ao caos, como uma dor nos fortalece, como nossa fé pode ser multiplicada. Hoje tenho fé em Deus, tenho fé na vida, fé em mim mesma e nas minhas escolhas, por mais que nem sempre eu saiba o melhor a se fazer, o que eu escolher vou procurar fazer o meu melhor.
Sei pouco da vida, sei pouco das coisas, sei o que eu quero e principalmente o que não quero mais. Sei que seguir não é fácil, amadurecendo descobri que não existe um mundo perfeito de felicidade constante e colorido como imaginava. Mas sei que posso viver a minha maneira, pintar com as minhas cores e valorizar cada momento de felicidade do meu dia a dia.
A chamada da matéria anuncia: "CELEBRIDADE FULANA DE TAL CONTA SEUS SEGREDOS DE BELEZA".
Ao ler a entrevista, me deparo com a resposta: "Meu segredo de beleza é ser feliz e não me entregar aos problemas. Ah, eu também bebo muita água". Logo, concluo que eu - 'cidadã comum - sou triste, me entrego aos problemas e não bebo água. Ah vá. Conta outra.
Não estou dizendo que ser feliz, despreocupada e beber água não ajudam na beleza, sei que faz parte. Mas resumir seus 'segredos' a isso é o fim da picada. É no mínimo subestimar minha inteligência. Essas mulheres tem acesso a tratamentos estéticos caríssimos, selecionados (e alguns que nem imaginamos que existam), possuem personal pra tudo (roupa, cabelo, pele, alimentação, exercícios, etc) e com dinheiro no bolso conseguem comprar produtos milagrosos e quase exclusivos.
Enquanto isso vou 'pelejando' aqui, com meus cremes de farmácia, minhas 'personal blogueiras' (sempre com dicas bacanas) e de vez em quando uma limpezinha de pele básica, pra tirar os cravos que insistem em achar que meu nariz é um jardim.
Sou feliz. Enfrento os problemas. Bebo água.
Só me falta o glamour.
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber