Cartas para Consolar uma Amiga

Cerca de 1442 cartas para Consolar uma Amiga

Muitas vezes o amor chega perto da dor e diz : Amiga você já fez a sua parte se afaste, pois cheguei para fazer a minha !. Assim é a vida.A dor chega para nós refletirmos o que não vai bem na nossa vida, não adianta querer fugir, e o amor chega para nos ensinar a compreender a seguir o caminho certo.

Eu sou a minha melhor amiga, choro quando estou triste, importo-me com o meu estado, eu ouço os meus problemas, sei os meus segredos, não desvalorizo os meus amigos, amo quem está a minha volta, mas quando estou sozinha, não me abandono... Assim eu conseguirei ser melhor, vencer os meus desafios. Sigo em frente cada dia melhor! Não dou a responsabilidade a alguém de saber a minha vida... Aprendi isso da forma mais dura que podem imaginar, mas valeu a pena!

Erika Carvalho

Nota: Autoria não confirmada.

Não me arrependo de ter deixado de ser sua amiga, mas me arrependo de todas as aventuras que não iremos mais viver. Não sinto falta de ser sua amiga, mas sinto falta de seu abraço que sempre me amparou.Não desejo voltar a ser sua amiga, mas desejo todas os verdadeiros risos de alegria. Não rezo pela volta da nossa amizade, mas agradeço por ter encontrado alguem como você.Não quero voltar a ser sua amiga, mas não quero mais ser conhecida como sua inimiga.

Eu sempre fui sua melhor amiga, sempre torci pelas suas vitórias... E então, você iria morar longe. Quando me contou isso me deu uma vontade louca de, de... Sei lá sair correndo chorando e dizer: "Meu amor, me leva junto? Sonho todas as noites em poder te chamar de meu, te amo calada, repasso cada palavra, cada gesto, cada olhar teu todos os dias a noite no meu cobertor frio. Meus pensamentos só vão em direção a você e eu mal consigo dormir, me dá uma chance pra te mostrar que eu posso te fazer a pessoa mais feliz do mundo?" Mas eu escolhi o silêncio, e uma lágrima rolou e em meio a tantas palavras que eu queria dizer eu apenas disse: "Boa sorte." Eu não tentei, eu não arrisquei, eu deixei na mão do tempo e o tempo te levou e a gente se perdeu no tempo… E eu… Eu ainda te amo tanto!

Gosto, admiro, sou fã de gente sincera, autêntica, amiga, que quando estamos errados nos chama e nos alerta delicadamente, sem nos julgar, sem criticar, apenas pelo desejo sincero de nos ajudar. São esses amigos "anjos", bem raros hoje em dia, que faço absoluta questão de preservá-los junto a mim. Abomino gente falsa, interesseira, que bajula os outros pelos valores quantitativos, gente que se aproxima enquanto pode usufruir de algo que temos, mas que se afastam quando sentem que não podem mais tirar vantagens da nossa amizade. Pessoas assim, não faço a menor questão em te-las por perto, quanto mais distantes melhor. Afinal ninguém precisa de amizades desse tipo! Não quero quantidade e sim qualidade, poucos amigos, porém leias, verdadeiros! Um bom amigo vale ouro!

Tudo que fiz foi como amiga. Tudo que venho fazendo até agora é pela amizade. Uma relação, independente do nível de intimidade, continua sendo uma relação e, não tem como isso ser uma via de mão única. Eu não quero brigar, já cansei de ser assim. Agora, faço questão do silêncio e, não pelo fato de ser orgulhosa ou egocêntrica, é só pelo simples fato de me sentir desgastada. Eu me sinto devastada, mas ninguém vê, não tem uma pessoa que perceba que quanto mais eu tento aparentar força, mais eu desmorono de fraqueza. Eu só queria conversar, eu só queria colocar tudo em pratos limpos, esclarecer as coisas, mas parece que não é tão fácil assim. Tenho a mania de ser dramática, de ser manhosa, de complicar as coisas, só que dessa vez eu queria que fosse simples! Eu tentei, eu juro que tentei todos os jeitos possíveis que minha mente achava, porque eu queria contornar a situação, eu não queria ver... Eu quis fingir, eu quis fugir, eu quis me iludir, eu quis mentir, mas acontece que eu não posso mais mascarar a vida desse jeito. Sei, que amizades verdadeiras não viram pó da noite pro dia, sei que amigos não são orgulhosos quando a falta do outro é gritante ao coração e, sei também, que tudo se resolve na base da conversa, na base do perdão, na base do amor. Então, mais uma vez não vou acabar com nada que já tenho (para sempre), porque para sempre é um termo muito forte, mas para o bem do meu coração, para o bem da minha alma, eu não quero mais isso pra mim, não no momento, não enquanto tento gritar com uma melancia no pescoço e um mega fone na mão na tentativa desesperada de ser vista, por alguém que está na minha frente e parece que não consegue me ver.

Eu sou o tipo de amiga que poucos merecem. Sim, por que eu amo poucos, mas os poucos que amo, amo muito. Sou capaz de fazer coisas inacreditáveis, inconcebíveis tudo para ver sorrindo aqueles que quero bem. Posso bancar de palhaça, de esperta, de ridícula, somente pra ver tirar lágrimas dos olhos de um amigo. Posso esconder minha tristeza, meu coração doente e cansado só para cuidar do coração de um coração que vale imensamente mais. E faço isso na certeza de que eles fariam a mesma coisa por mim. E quer saber? Eu luto por uma amizade até o fim e não desisto dela tão fácil quando sei que é verdadeira, que me faz ser alguém melhor. No entanto, quando algo chamado “falsidade” cruza o meu caminho, eu traço uma rota diferente, nem mesmo que chegue a doer, nem mesmo que chegue a me machucar profundamente. Por que se tem algo que eu não suporto é hipocrisia. É como uma grande mentira que não deixa de crescer, e envenena o coração. O mundo parece está contaminado. Mas, ainda existem pessoas que se salvam dessa contaminação, e essas pessoas eu tenho o orgulho de poder compartilhar os melhores momentos, que podiam ser momentos comuns, mas que somente por eu estar ao lado delas, passam a ser momentos inesquecíveis. É como dizem, pra ser feliz, basta estar ao lado das pessoas certas, é como se elas dessem um tempero diferente e todo especial a vida. É como se amizades certas, alimentassem, nutrissem, e completassem o sentido de uma existência, transformando-a no melhor que ela pode ser. Não importa se existem gostos diferentes, se alguns pensamentos são contrários, se o gosto musical é totalmente diferente, o que importa na realidade, é o quanto aquela pessoa consegue me fazer vibrar, me sentir viva, diante dos problemas, me fazer esquecer o que me aflige. Algumas pessoas trocam amizades de uma vida inteira por um amor passageiro, algumas pessoas trocam boas companhias, por outras instáveis e indecisas. Algumas pessoas simplesmente não conseguem reconhecer quantos seres maravilhosos existem bem do lado delas. E outras, já não sabem valorizar. É tão fácil olhar para o lado e ver aquela que não está sozinho, é tão fácil pisar naquele que nunca te abandona, dificil mesmo é superar quando a pessoa cansa de ser idiota e vai embora. Com o tempo, aprendi a ver quem realmente estar do meu lado, não aqueles que fingem,e na primeira oportunidade vão embora, digo, aqueles que ficam mesmo, que me aguentam, que me suportam mesmo com o meu gênio dificil a ainda assim são capazes de dizer que me amam. Para eles, eu vou tentar sempre ser o melhor de mim ou melhor, vou tentar ser quem eu sou, por que sei que eles me aceitam assim.

Ele é meu melhor amigo. Nunca imaginei conhecê-lo, aí ele resolve namorar com minha melhor amiga, nos conhecemos, eles acabaram e a nossa amizade foi se fortificando cada dia mais. Com ele converso as maiores leseiras, implicamos um com o outro [coisas de irmão], conto como está minha vida e ele conta a dele, que não é nada mole. Hoje ele me falou uma coisa engraçada: “Quem falar mal dela eu arranco a alma dessa pessoa.” E ele sabe que eu faria o mesmo por ele. Haha. E quando estou com frio. Quem é que me abraça? Por mais que a gente se veja de séculos em séculos, eu estarei sempre contigo. E qualquer coisa que você precisar, eu vou sempre te ajudar, te alegrar, te escutar, vou assistir esses vídeos chatos que você me manda, vou te mostrar a realidade e dizer que você é importante pra mim. Porque eu sou sua melhor amiga.

Sempre foi assim, você uma linda garota, legal, sincera, amiga, especial, sempre rodeada de amigos por perto, e eu, um tímido garoto estanho sem amigos, sentado no meu canto todos os dias na escola. Eu tento puxar assunto, falar oi, ganhar aquele abraço, mas não dá, a timidez não deixa. Quando eu te vejo, eu fico pensando, como você é assim, uma amiga tão especial, e tem muitos aí que não te dão valor.

Um dia espero encontrar a mulher da minha vida. Minha melhor amiga, alma gêmea, aquela que eu possa contar meus sonhos. Que sejamos cheios de dengos e mimos. Defeitos que se completam, que eu possa enviar flores quando ela menos esperar. Quero ficar admirando ela enquanto dorme, durante os filmes, mesmo que ela fique sem graça. Quero ligar para dizer boa noite, só porque sinto sua falta. Quero que ela olhe no fundo dos meus olhos para que assim eu possa dizer: ‘’Você é a garota mais bonita do mundo.’’ E espero que ela acredite. Pois nesse momento estarei entregando meu coração a ela.

Eu sei viver. Não sou qualquer amiga de todos, não concorro à miss simpatia, nem sou adorada por unanimidade. As pessoas têm o direito de não gostar do meu jeito, mas às vezes gostam tanto que levam um pouco dele com elas. O meu amor eu guardo para os mais especiais. Não sigo todas as regras da sociedade e às vezes ajo por impulso.. Erro; admito. Aprendo; ensino.. Todos erram um dia: por descuido, inocência ou maldade. As pessoas julgam, eu julgo. Não conheço ninguém tão bem a ponto de saber o que se passa em sua cabeça. Não sou qualquer uma, tenho meus limites e respeito meus sentimentos. Não preciso de pessoas insignificantes para preencher um suposto espaço vazio. Não sou qualquer ditadora, abro exceções, perdôo aos outros e a mim. Todos merecem uma segunda chance, mas nunca uma terceira. Mudo de opinião, mas não de princípios. Não sou qualquer imbecil, sei distinguir o certo do errado. Embora às vezes a tentação fale mais alto.

Estou oficialmete divorciada! É isso mesmo. Hoje conversei com uma amiga (cuja identidade não pedi autorização para revelar) e ela me disse que um dos dias mais felizes de sua vida foi o dia do seu divórcio. Ela acordou animada, colocou seu vestido predileto e lindo, arrasou na maquiagem e foi... rumo a si própria! Papéis assinados e pronto! Só restou dormir atravessada na cama para saber que nem precisava ter ninguém a mais... Ela estava na melhor companhia que poderia ter! Sim... E o que isso tem haver com meu divórcio?!! A final, nunca me casei... mas, não falo de homem algum, falo de casamentos que fazemos com coisas que só dormem conosco porque queremos... Quantas vezes nos pegamos casados com o emprego errado, namorado errado, amigos errados, escolhas erradas... sabendo que está tudo errado e mesmo assim ficamos! Ficamos agarrados em histórias que já não dão certo e jamais darão! Por isso, hoje peguei meu vestido predileto, arrasei na maquiagem e no sorriso e to partindo para os restos dos meus dias... Divorciada de tudo que não me faz bem! Quero dormir ao meu lado hoje e sempre... Amém

⁠Amiga, tem pouco tempo que a gente se conheceu, mas sinto que já nos conhecemos há anos. Nesse pouco tempo, já passamos por tantas coisas difíceis nas nossas vidas, mas acho que elas só serviram para fortalecer nossa amizade. Obrigada por ser minha rocha e meu colo quando precisei e por gargalhar comigo nos momentos felizes. É muito cedo pra dizer que eu te amo?

⁠A verdade é que eu sinto que a minha melhor amiga me abandonou no momento em que eu mais precisava dela... Porque ser amiga não é apenas um título, é uma prática. Amiga é aquela que fica do seu lado, te escuta e seca as suas lágrimas, a que horas for. É aquela que arruma sempre um tempinho para te alegrar ou te dar um abraço apertado. Já para quem não quer a sua amizade, nunca vão faltar desculpas...

⁠Amiga, hoje é seu dia! Parabéns, meu amor! Obrigada por ser uma pessoa tão especial e um ser humano incrível. Você está sempre pronta para me socorrer, para sorrir e chorar do meu lado, para brigar quando preciso e me elogiar quando acho que não mereço. Obrigada por tudo, amiga! Não sei o que seria da minha vida sem você. Que venham muitos outros aniversários e que eu possa sempre estar ao seu lado neste e em muitos outros momentos importantes da sua vida. Te amo!

“Tenho uma amiga que quando percebe que eu estou triste costuma me perguntar quem roubou a minha caixa de lápis de cor. Tem vez que nem pergunta, apenas comenta: “poxa, dessa vez levaram as cores que você mais gosta!” A tristeza afrouxa um pouco, por mais que eu esteja chateada. Primeiro, porque é muito bom a gente se sentir olhado com carinho. Depois, porque essa expressão tem uma inocência capaz de fazer gente grande tocar em coisas sérias sem ficar com medo de queimar a mão. De vez em quando, ao ouvir a pergunta, acontece de uma lágrima ou outra escapulir, afeitos que alguns sentimentos são a desaguar no rosto quando o coração fica apertado. Mas, algumas vezes, quando eu choro diante dessa indagação não é pelas cores que não encontro na caixa nem por lembrar de quem supostamente as roubou. Choro por perceber que ainda dou aos outros o poder de roubá-las. Por notar que, no fim das contas, quem rouba os meus lápis de cor preferidos sou eu.”

Não escrevo só o que sinto. Escrevo o que a minha melhor amiga sente, o que o meu cachorro viu, o que a minha mãe me contou de manhã. Escrevo o que absorvo. Escrevo o que leio, escrevo para alguém, escrevo para mim mesma. Escrevo pra quem lê e para quem não gosta. Não escrevo para que alguém se identifique, escrevo porque eu me identifiquei com alguém. Com o sentimento de alguém. Acho que escrever os sentimentos dos outros faz com que sejam meus também, não é? Então que seja, escrevo o que sinto.

⁠No começo achei que seria apenas mas uma amiga, mas com o passar dos dias você foi se tornando cada vez mais especial, com esse seu jeito de menina mulher foi me fazendo me apaixonar por você, eu me encanto com você a cada dia, hoje mesmo distante mesmo estando perto sinto saudades de algo que não vivi, sinto seu cheiro em mim como se tivesse te abraço, sinto o gosto da sua boca como se tivesse acabado de te beijar, sinto por você algo tão intenso, tão grande, tão gostoso, que com certeza... alias com toda a certeza, você já faz parte da minha vida.

Melhor amiga. Você nunca me deixou quando eu precisei. Em você eu sei que posso confiar. Você sempre esteve ao meu lado. Você é minha parceira. As suas lágrimas são as minhas, os seus sorrisos são os meus, suas tristezas são as minhas, suas felicidades são as minhas… Você é parte de mim, entende, garota? E nem quilômetros de distância podem nos separar, porque o que é verdadeiro nada pode separar, não importa o que aconteça. Sabe aquela pessoa que é insubstituível? Então, a minha é você.

Ao longo de nossas vidas procuramos fazer amizades com o propósito de compartilhar alegrias, superações, tristezas, mágoas e todos os tipos de sentimentos. Mas nessa procura também se decepcionamos com aqueles que preferem amigos de copo, amigos de momento, companhias para baladas. Se você tem amigos com o mesmo propósito que o seu, não se deixe perder, não se deixe levar por "amizades" instantâneas que aparecem nos seus 15 minutos e somem. Quem se preocupa, pergunta. Quem sente falta, demonstra. Quem precisa, pede. Não se acanhe se é AMIGO existe afinidade.